Boris Johnson é o novo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Theresa May

BackBoris2012 / Flickr

O mayor de Londres, Boris Johnson

O mayor de Londres, Boris Johnson

O antigo presidente da câmara de Londres e figura central da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) Boris Johnson foi hoje nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, anunciou o gabinete da nova primeira-ministra, Theresa May.

Para o cargo de ministro responsável pelo Brexit, Theresa May nomeou o deputado David Davis, que deverá negociar a saída do Reino Unido, segundo comunicado de Downing Street: “A rainha aprovou a nomeação de David Davis como ministro encarregado da saída da União Europeia”.

Davis foi um defensor da saída do Reino Unido no referendo. O cargo foi agora criado, na sequência da votação a favor da saída da União Europeia.

Boris Johson foi durante meses um dos principais nomes apontados para substituir David Cameron como líder do Partido Conservador, mas renunciou inesperadamente a concorrer às eleições internas dos “torises”.

O antigo autarca da capital britânica, pela primeira vez membro do Governo, substitui Philip Hammond e será o chefe da diplomacia britânica nas negociações com Bruxelas para abandonar a União Europeia.

Hammond passa para ministro da Economia.

Ao contrário de Theresa May e de Philip Hammond, que defendiam a permanência do país na União Europeia na campanha do referendo de 23 de junho, Johnson rompeu com a postura oficial do executivo de Cameron para promover a rutura com Bruxelas.

O novo Governo britânico deve decidir agora quando ativa o artigo 50 do Tratado de Lisboa para iniciar o processo de saída formal do Reino Unido da União Europeia.

A nova chefe do executivo, antiga ministra do Interior, disse que o país enfrenta uma etapa de “grandes mudanças” e sublinhou que o seu objetivo é encontrar um novo papel no mundo para o Reino Unido.

May herdou a chefia do Governo de James Cameron, que anunciou a demissão pouco depois de se conhecer a vitória dos defensores da saída do Reino Unido da União Europeia, no referendo de dia 23.

A nova primeira-ministra nomeou também para o Interior Amber Rudd, que era até agora ministra da Energia.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …