Boris aconselhou os britânicos a perder peso (mas a estratégia do Governo pode não funcionar para todos)

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

A estratégia do Governo britânico promete realizar uma série de iniciativas que há muito são propostas, testadas e avaliadas por profissionais de saúde e investigadores. Mas há vários estudos que mostram que é necessário combater os fatores sociais que favorecem a obesidade, além de dar apoio individual.

Um documento do Governo britânico, publicado na segunda-feira, avançou que existem agora “evidências consistentes” de que as pessoas acima do peso têm maior risco de hospitalização, maior probabilidade de entrar nos cuidados intensivos ou de morrer após contrair a covid-19.

De acordo com o documento, cerca de dois terços dos adultos no Reino Unido estão acima do peso e metade desse grupo é considerado obeso.

“Quando entrei na UCI [Unidade de Cuidados Intensivos], quando estava muito doente, estava com excesso de peso”, disse Boris Johnson, num vídeo divulgado no Twitter para lançar uma campanha para reduzir as taxas de obesidade no país como parte da sua resposta à pandemia.

Num artigo publicado no The Conversation, Lucie Nield e Jenny Paxman, da Sheffield Hallam University, no Reino Unido, explicam que as medidas anunciadas como parte de uma estratégia para combater a obesidade na Grã-Bretanha podem não ser suficientes para acabar com a obesidade, e muitos podem, até, não ser eficazes.

Em primeiro lugar, as investigadoras apontam que as medidas não têm como alvo todos os fatores de obesidade. Um dos maiores objetivos do Governo é promover o aumento da atividade física, uma medida que inclui investimentos em infraestruturas e incentivos para os médicos prescreverem exercício físico ou outras atividades sociais.

Apesar de alguns estudos mostrarem que a atividade física é mais alta em bairros com mais parques e transportes públicos, os artigos não reconhecem completamente a complexidade da obesidade, uma vez que nem toda a gente vau querer ou escolher ser ativo.

O Governo britânico também anunciou a promoção de uma alimentação mais saudável, através da proibição da publicidade de junk food na televisão antes das 21h, por exemplo. Mas este tipo de estratégias pode não funcionar – melhorar o acesso a alimentos mais saudáveis e acessíveis pode ser muito importante para trazer mudanças mais amplas.

Do mesmo modo, incluir as calorias nos rótulos pode não trazer mudanças assim tão significativas. Nield e Paxman salientam que os comportamentos do consumidor são ditados por uma combinação de atitudes, pelo que ter informações nutricionais não substituirá necessariamente todos os outros fatores.

Por último, as investigadoras sublinham que programas gerais de controlo de peso podem não funcionar com toda a gente, já que há várias pesquisas que mostram que programas personalizados são mais eficazes do que serviços de controlo de peso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …