Advogados garantem “boom” de divórcios depois do confinamento

marco40134 / Flickr

Com as conservatórias a funcionar a meio gás devido às medidas de combate à pandemia de covid-19, abril registou uma descida significativa no número de divórcios e de casamentos.

De acordo com o semanário Expresso, neste mês de abril, 160 casais quiseram divorciar-se, uma descida de 86% comparativamente com o mês homólogo de 2019, em que se registaram 1132 divórcios.

Por outro lado, 102 casais decidiram casar-se este mês, mesmo neste período de confinamento, sendo uma redução de 92% relativamente a abril do ano passado, em que foram celebrados 1423 casamentos.

Em março também já se notava esta descida. Foram registados 744 divórcios, uma redução de 46% quando comparado com o mês homólogo de 2019 (1368), e 956 casamentos, um decréscimo de 23%.

Segundo o jornal, cerca de 80% dos casamentos foram apenas adiados, para o último trimestre do ano ou para o primeiro do próximo, devido a esta crise sanitária. Porém, no caso dos divórcios, este período de quarentena trouxe também um aumento de pedidos de informação junto de advogados.

Em declarações ao Expresso, Ricardo Marques Candeias, advogado especializado em divórcios, explica que estão “com o triplo de contactos”. “As pessoas continuam a ligar para pedirem esclarecimentos, mas depois também aumentou o número de pessoas que realmente querem avançar“, declara.

O advogado acrescenta que esta situação se verifica sobretudo em casais com filhos pequenos, dizendo que, “se for mais do que um”, então é que é “a desgraça total”.

Ângela Vieira, advogada e especialista em direito da família, também corrobora esta situação. O aumento de pedidos de informação originou “imensos processos assinados e preparados para serem submetidos quando a normalidade retomar”.

Estes advogados não têm dúvidas de que, quando as conservatórias voltarem ao ritmo normal de trabalho, se vai verificar um “boom” de processos de divórcio. E a China é a prova disso.

Em Xi’an, cidade com 12 milhões de habitantes, os divórcios aumentaram exponencialmente nas duas semanas seguintes ao fim da quarentena, chegando a números nunca antes vistos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …