Bombas e granadas encontradas nas antigas minas de S. Pedro da Cova

Reis Quarteu / Wikimedia

Cavalete do Poço de São Vicente, em São Pedro da Cova.

Foi encontrado material de guerra, como bombas e granadas, enterrado nas antigas minas de S. Pedro da Cova, em Gondomar.

A descoberta foi feita durante a remoção dos resíduos tóxicos depositados nas escombreiras. Segundo o JN, chegaram mesmo a acontecer alguns rebentamentos.

“Foi detetada a presença de alguns antigos engenhos explosivos, o que motivou a adoção de medidas de segurança tendo em vista salvaguardar as pessoas que trabalham na operação”, confirmou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte.



Foram ainda acionadas as medidas de segurança consideradas adequadas e os trabalhos nas antigas minas foram suspensos. A CCDR “espera retomar a operação de remoção dos resíduos tão brevemente quanto possível”.

Até então, a retirada dos resíduos perigosos tem sido feita com a ajuda de retroescavadoras, mas após esta descoberta, este método pode ter de ser repensado. O uso de retroescavadoras pode levar a mais rebentamentos perigosos.

Não é sabido há quanto tempo este material de guerra foi ali depositado e qual terá sido a sua proveniência. Apenas uma investigação vai permitir perceber a sua origem.

A empreitada de remoção dos resíduos tóxicos nas escombreiras está a avançar a bom ritmo, prevendo-se que termine até ao final do ano, sublinha o JN. A operação seria para remover 137 mil toneladas, mas foram encontradas mais 28 mil toneladas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …