Bolsonaro escolhe “musa do veneno” para ministra da Agricultura

Antonio Cruz / Agência Brasil

Tereza Cristina será a ministra da Agricultura

O Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, escolheu a deputada Tereza Cristina para ministra da Agricultura, após ouvir a sugestão dos dirigentes da influente “bancada do boi”, que reúne os parlamentares apoiados pelo agro-negócio.

A futura ministra da Agricultura era deputada pelo partido Democratas (DEM), eleita pelo Mato Grosso do Sul, e liderava a Frente Parlamentar Agro-Pecuária (FPA) do Congresso, como é conhecida oficialmente a “bancada do boi”, um dos grupos parlamentares temáticos mais influentes. Há mais de 200 parlamentares de partidos diferentes unidos pelo apoio a uma agenda favorável aos interesses da indústria agrícola.

Tereza Cristina era, até agora, a líder desse grupo e foi a principal responsável pelo avanço de uma lei que liberaliza a utilização de pesticidas na agricultura.

Bolsonaro anunciou o nome da nova ministra através do Twitter depois de um encontro com membros da bancada ruralista, de acordo com o portal de notícias G1, em que Tereza Cristina foi sugerida para ocupar o cargo.

Tereza Cristina ficou conhecida como a “musa do veneno” por causa dos seus esforços para que a utilização de pesticidas fosse liberalizada. A deputada presidiu a comissão que em Junho deu luz-verde ao diploma legislativo, que terá ainda de passar pelas duas câmaras do Congresso.

Há 12 anos que a proposta estava bloqueada no Congresso. A campanha de recandidatura da deputada recebeu 82.117 euros de doações de empresas ligadas ao sector agrícola, de acordo com o Repórter Brasil.

Entre outras alterações ao atual regime de aprovação de pesticidas, o diploma vai permitir que a regularização destes produtos seja mais rápida. Atualmente, há três órgãos que controlam o processo de aprovação dos pesticidas, mas a nova lei irá unificar o procedimento que passa a ficar totalmente sob tutela do Ministério da Agricultura.

Não é a primeira vez que uma líder da “bancada do boi” passa pelo Ministério da Agricultura. No final de 2014, recorda o Público, Dilma Rousseff nomeou a então deputada e líder da FPA Kátia Abreu como ministra. Abreu foi candidata a vice de Ciro Gomes nas últimas eleições presidenciais.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ok, vamos parar de importar o que quer que seja comestível do Brasil. Na próxima colheita, o pesticida mais “suave” que vão usar será o DDT.

  2. Sinceramente gostava era de saber se depois de ser aPOIAnte destas tais leis e usos de venenos, se a dita “senhora” COME esses produtos ou se, porque pode pagar, vai para os produtos naturais e biológicos e por aí fora… porque como tão bem expressa um ditado que penso até ser do Brasil: “pimenta no c.u. dos outros é refresco para mim” – enfim….

  3. Só comentário inútil! Sem conhecimento de causa! As pragas da lavoura evoluem bem mais rápido que os novos pesticidas são liberados! Forçando o agricultor a usar um tipo de agrotóxico fazendo mais aplicações e com doses maiores para poder controlar as pragas! Com o agrotóxico correto para aquela praga as aplicações diminuíram e consequentemente as doses. Esses produtos são caros , vcs acham que usamos porque gostamos de gastar e correr risco de intoxicação?
    https://youtu.be/pwxi15JdIkoda uma olhada neste link também pra não falarem besteira sobre o agronegócio.

    • Será mesmo besteira?
      Então porque razão os paises mais preocupados com a saúde pública estão a restringir os agrotóxicos e os paises subdesenvolvidos estão a utilizar cada vez mais?

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …