//

Polícia da Bolsa investiga ligações entre Vieira e o “Rei dos Frangos”

2

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a investigar as relações entre o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o empresário José António dos Santos, conhecido como “Rei dos Frangos” e principal accionista individual da SAD da Luz.

O Correio da Manhã (CM) apurou que a relação entre os dois empresários é uma das “11 operações suspeitas” citadas no Relatório de Actividades de 2020 da CMVM que foi divulgado nesta segunda-feira.

A informação surge cerca de um ano depois do chumbo da OPA sobre a SAD encarnada. O chumbo deveu-se a irregularidades no financiamento das contrapartidas, mas a investigação que agora decorre não terá a ver com esse processo.

O CM nota que a “polícia da Bolsa” pretende “apurar porque é que a ligação” entre Vieira e José António dos Santos “não foi publicamente revelada no prospecto que anunciava o negócio em 2019″.

Contudo, frisa que as suspeitas se devem a dados revelados por Vieira na audição da Comissão Parlamentar que investiga os grande devedores do Novo Banco.

Perante os deputados, Vieira confirmou que José António dos Santos comprou os créditos da sua empresa Imosteps por 8 milhões de euros.

A Imosteps que terminou 2019 com capitais próprios negativos de 44,5 milhões de euros, deixou avultadas dívidas ao Novo Banco. Esses créditos tóxicos da empresa foram adquiridos ao Novo Banco pelo fundo-abutre Davidson Kempner por 4 milhões de euros. Mas o “Rei dos Frangos” acabaria a comprá-los por 8 milhões de euros.

Vieira disse aos deputados que José António dos Santos, que é seu sócio em vários negócios imobiliários, “fez um óptimo negócio”.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.