/

“Rei dos frangos” já tem 15% da Benfica SAD (e Vieira também é sócio da mulher dele)

2

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

José António dos Santos, mais conhecido como o “Rei dos frangos”, aumentou a sua participação na Benfica SAD, adquirindo 2,7% das acções que estavam na posse de Joaquim Oliveira da Olivedesportos. Aquele que já era o maior accionista individual da SAD encarnada aumenta para mais de 15% a sua participação, numa altura em que persistem dúvidas por causa das suas ligações a Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.

O empresário e presidente da Valouro, o maior grupo do sector agro-alimentar português, investiu cerca de 3 milhões de euros para ficar com as acções da Olivedesportos. A venda foi efectuada ao preço oferecido pelo clube na OPA lançada em Novembro de 2019, sobre 28,06% do capital da SAD que está disperso em bolsa, ou seja, 5 euros por acção.

A OPA ainda não avançou porque aguarda a aprovação da Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM). O Correio da Manhã e o Jornal de Notícias noticiaram que a entidade reguladora tem dúvidas quanto ao preço das acções e quanto a eventuais conflitos de interesses. Terá, por isso, enviado diversas questões ao Benfica e a Luís Filipe Vieira, para esclarecer a situação.

Vieira justificou a OPA com a intenção de defender o clube da eventual cobiça de potenciais investidores, mantendo o controlo das decisões nas mãos dos sócios. Assim, o Benfica pretende gastar 32,3 milhões de euros para comprar 6,4 milhões de acções da Benfica SAD, pagando 5 euros por acção, um valor que é 81% superior relativamente à última cotação de mercado antes do anúncio da OPA.

José António dos Santos pode ser um dos grandes beneficiados com a OPA, caso decida vender as suas participações na Benfica SAD. Ele já garantiu que não o pretende fazer enquanto Vieira estiver na direcção do clube, alegando que confia na sua liderança.

Em Fevereiro passado, o Expresso anunciou que Vieira e José António dos Santos são sócios num projecto imobiliário em Lisboa.

Entretanto, o Record refere que Vieira também é sócio da mulher do “Rei dos Frangos”, Maria Isabel Gomes dos Santos, na sociedade Sul Crescente, detendo 33,33% por cento cada das acções.

Além disso, a filha do presidente do Benfica, Sara Vieira, deterá 33,3% por cento das acções da empresa Palpites&Teorias, Lda., onde o “Rei dos Frangos” deterá a mesma quantidade de acções.

Recentemente, foi também notícia que José António dos Santos assumiu uma dívida ao Novo Banco que tinha Vieira como avalista, no âmbito da insolvência de uma empresa de pneus.

O “Rei dos frangos” terá, actualmente, pelo menos 15,4% da SAD, depois da aquisição das acções da Olivedesportos. A última informação oficial, antes desta aquisição, apontava que ele detinha 12,7% do capital. Mas em declarações ao Público, a 19 de Fevereiro passado, o empresário garantiu que, dois dias antes, tinha investido “largas centenas de milhares de euros” em acções. Pode, assim, deter mais do 15,4% do capital.

Na mesma entrevista ao Público, o “Rei dos frangos” lamentava que o potencial lucro de 11 milhões de euros com a venda das suas acções na OPA era um “mau negócio”.

Em 2017, o presidente da Valouro investiu cerca de três milhões de euros na compra de acções à Somague e ao Novo Banco.

ZAP //

2 Comments

  1. “A venda foi efectuada ao preço oferecido pelo clube na OPA lançada em Novembro de 2019”

    Sinceramente, se algum financeiro me explicar onde esta o potencial problema aqui, eu agradeço.
    Um problema a investigar seria se ele tivesse comprado mais baixo dos 5 EUR, ai teria um lucro imediato quando a OPA for lançada e levaria a questões de o porque da venda a baixo do valor, mas ao valor da OPA é apenas um investimento … normal e corrente.

    Esta noticia parece tendenciosa e de alguma forma a dar intender de algo ilegal, mas o único que leio é que estes senhores tem negócios e investimentos em conjunto!!!
    Onde raio esta o problema ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.