Bolsa de Lisboa pode ser vendida à norte-americana ICE

O Governo e a CMVM deram autorização à compra da bolsa de Lisboa pela norte-americana ICE, segundo informação publicada em Diário da República, formalizando assim, a nível nacional, a transação que criou o gigante dos mercados financeiros mundiais.

A norte-americana Intercontinental Exchange (ICE) concluiu, na quarta-feira, a aquisição da NYSE Euronext por cerca de 8,2 mil milhões de euros, criando um gigante global nos mercados financeiros, numa operação que teve de ser aprovada também pelas autoridades dos países em que a Nyse Euronext está presente.

Segundo a informação hoje publicada em Diário da República, a Ministra das Finanças autorizou a aquisição da Euronext Lisbon pela ICE, depois de ter tido um parecer positivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Autorizo a aquisição pelas requerentes de uma participação social indireta superior a 50% do capital social e dos direitos de voto da Euronext Lisbon, nos termos do requerimento datado de 5 de junho de 2013 e no pressuposto do cumprimento dos compromissos assumidos pelas requerentes”, lê-se no despacho assinado por Maria Luís Albuquerque.

Com esta aquisição, a bolsa portuguesa volta a mudar de dono no espaço de poucos anos, depois de ter sido gerida pela Euronext e, mais tarde, pela NYSE Euronext.

A NYSE Euronext geria a New York Exchange, as bolsas de Amesterdão, Bruxelas, Lisboa e Paris, além do mercado de derivados da Europa, o Liffe, tendo resultado da fusão entre a gestora da praça norte-americana e o grupo pan-europeu Euronext.

Já a norte-americana ICE geria o mercado de contratos futuros de energia e matérias-primas que serve mais de 70 países, comprometendo-se a manter a marca NYSE Euronext caso a sua oferta avance e receba a necessária luz verde das autoridades regulatórias.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Deputada em protesto mostra cuecas de renda no Parlamento irlandês

Num julgamento por violação, na Irlanda, a advogada de defesa do réu usou a roupa interior da queixosa para alegar que a relação sexual tinha sido consentida. Os argumento da advogada levaram uma deputada a …

Presença de militares na fronteira com o México é “bom treino” para guerra

O secretário da Defesa norte-americano defendeu esta quarta-feira o uso ativo de forças militares de plantão na fronteira dos Estados Unidos da América com o México, considerando que de certa forma é um bom treino …

Propostas de lei sobre videovigilância não respeitam RGPD

A Comissão de Proteção de Dados (CNPD) diz que as novas regras de videovigilância em locais públicos pecam por "indefinição e imprevisibilidade". Segundo avança o jornal Público esta quinta-feira, os pareceres da Comissão de Proteção de …

Descoberta super-Terra gelada e sombria muito perto do Sistema Solar

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou o Observatório Europeu do Sul …

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Carvalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …