/

Bob Dylan quebra o silêncio: vai aceitar o Nobel da Literatura

Bob Dylan quebrou o silêncio e anunciou em entrevista hoje divulgada pelo jornal britânico Daily Telegraph que vai viajar para Estocolmo para receber o prémio Nobel da Literatura, que lhe foi atribuído a 13 de outubro.

O cantor Bob Dylan falou finalmente, depois do silêncio absoluto que reinou estes dias, sobre o facto de ser o Nobel da Literatura por “ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção americana”.

“Incrível. É difícil de acreditar”, disse o autor-compositor norte-americano, de 75 anos, ao jornal britânico ‘The Telegraph’, acrescentando que “ficou sem palavras”.

Quem sonharia com algo sim?”, indagou Bob Dylan, em entrevista divulgada esta sexta-feira.

Quanto às declarações da secretária-permanente da Academia, Sara Danius, que comparou a sua obra à de Homero ou Safo, o norte-americano respondeu “suponho que sim, de certa forma. Algumas das minhas canções – “Blind Willie”, “The Ballad of Hollis Brown”, “Joey”, “A Hard Rain”, “Hurricane”, e algumas outras – são definitivamente homéricas em valor”.

O músico garantiu também que vai estar presente na cerimónia de entrega de prémios, que decorre em Estocolmo, capital da Suécia, a 10 de dezembro. “Absolutamente. Se for de todo possível”, revelou.

Esta entrevista deverá vir a pôr termo à polémica em que Bob Dylan se envolveu desde que no passado dia 13 de outubro o Prémio Nobel da Literatura foi anunciado.

Houve quem estranhasse a decisão da Academia Sueca, e quem tivesse criticado fortemente o cantor por não ter reagido ao Nobel, levando o escritor sueco Par Per Wastberg, membro da Academia – a chamar “indelicado e arrogante” a Dylan.

ZAP / Lusa / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.