Alice Vieira condena atribuição de Nobel da Literatura a Bob Dylan

Alice Vieira / Facebook

A escritora Alice Vieira

O músico norte-americano Bob Dylan foi esta quinta-feira, 13, agraciado com o Nobel da Literatura e a decisão está a gerar controvérsia um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, a escritora Alice Vieira teceu duras críticas à decisão da Academia Sueca.

Digam-me que é aldrabice. Digam-me que estão a gozar comigo. Digam-me que o Bob Dylan não ganhou o Nobel da Literatura”, escreveu na sua página de Facebook acrescentando que “se fosse aos galardoados anteriores, devolvia o prémio. Juro”.

Estou a preparar a candidatura do Quim Barreiros para o próximo ano”, ironizou ainda.

Estas declarações estão a gerar polémica junto dos fãs do cantor, que inclusivamente piratearam a página Wikipédia da jornalista.

Um novo parágrafo foi acrescentado na última parte do capítulo “Biografia”. Nele pode ler-se que a comparação que a escritora fez entre Dylan e Quim Barreiros “podem apenas ter como base a ignorância de Alice Vieira e toda a inveja que a mesma sente pelo trabalho lírico e poético” do artista norte-americano.

A última frase é particularmente agressiva: “Podemos assim concluir que em 2016 Alice Vieira foi vítima de alguma doença mental degenerativa ou apenas se tornou numa c**** amarga”.

Figura incontornável da música popular norte-americana, Bob Dylan é o primeiro compositor a receber o prestigiado prémio da literatura, com um valor monetário de 822 mil euros.

Recorde-se que Dylan, que atuou pela última vez em Portugal em 2008, recebeu o Nobel da Literatura por ter criado, segundo a Academia Sueca, “novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

Move

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Bem vindos à Twilightzone, onde tudo é possível. Não percebo porque não foi atribuído também o da química, visto ter gerado tanta “química” nas pessoas. Ser escritor, definitivamente passou de moda para essa tal academia.
    Aparentemente o próprio Dylan sabe menos dos que os fans que querem esse prémio (ou qualquer outro) na justificação suprema de … serem fãs. Ele, nem por isso. Até porque não precisa.

  2. por acaso concordo com a sra, por mais fantásticas que sejam as letras de músicas nunca se podem comparar à complexidade de escrever um livro.

    a não ser que seja um premio Nobel para a poesia…
    mas se é assim sinceramente acho que o Leonard Cohen seria a escolha acertada.

    • Cara Ogivia: O Prémio Nobel da Poesia não existe! O Prémio Nobel da Literatura é atribuido a “algúem” da área literatura. A poesia TAMBÉM está incluida! Embora não concorde também com este prémio, desprezar as qualidades de poeta do cantor é, sem dúvida, demonstrar uma grande injustiça e ignorância.
      Embora não aprecie o estilo de Leonard Cohen, tenho a consciência que ele TAMBÉM é um grande poeta.
      Mas… Será que por ser cantor (e compositor) de músicas não se pode ser prémio Nobel? Tem de se escrever um livro? Será?

  3. Não me surpreende o Nobel da Literatura para um cantor, como não me surpreenderá no futuro próximo o Nobel da Química para um cozinheiro que tenha inventado novos sabores.. Na Gastronomia, um primeiro passo nessa direção é que este ano já vai haver uma licenciatura em Gastronomia numa Escola Superior de Coimbra; seguir-se-á por certo um programa de doutoramento nesta área. E então não entra aqui em jogo muita sabedoria de Química?

    Zé-Manel Polido

  4. Essa senhora, com estes comentários e comparações, revela uma enorme ignorância. Talvez não seja mau ela ler as canções escritas por ele e comparar com as do Quim Barreiros. Não vai tardar vai ficar com uma enorme vergonha por ter dito o que disse. Custa-me a crer que alguém com os conhecimentos e cultura que esta senhora deveria ter, diga tamanha “bacorada”! Será que existe o Prémio Nobel da Inveja?…

    • Tive um professor de Estética e Ciências da Arte que não desvalorizou, por completo, as letras de Quim Barreiros. A justificação – e se pensarmos bem, ele tinha razão – é que, Q. Barreiros, tal como outros músicos, usa recursos estilísticos (como metáforas) nas suas canções. As temáticas podem ser… superficiais, para não descrever de outras maneiras, mas facto é que ele faz música como qualquer outro cantor. Agora se é material de Prémio Nobel…
      O trabalho literário de Bob Dylan é extenso e rico – mesmo que seja associado à cultura popular; pessoalmente não vejo mal em ser galardoado com um Nobel. Se há outros escritores igualmente merecedores, certamente serão premiados em anos vindouros.

  5. O que Alice Vieira comentou sobre o Bob Dylan não é opinião, todos têm direito a uma opinião, mas ela nada opinou.
    Apenas foi um insulto violento e deliberado! Confirma o que de longa data o que conhecemos dela a sua pouca inteligência, a sua inveja, em suma uma medíocre escritora frustrada. Basta ver o seu facebook uma coleção de banalidades e lapalissadas medíocres -tias – uma atrás da outra!

    A senhora professora doutora dona Alice Vieira está carenciada e obcecada com o Quim Barreiros, seus brioches, seus tomates e será que também pelas cabrinhas, ou ainda tem a intenção de ter uma garagem perto dele? Francamente na sua idade? Isso que escreveu é lixo e desonestidade intelectual. E ainda mais é beata, rata de sacristia!!! Cruzes que invejosa isso é pecado!!! Quem as faz paga!

  6. A posição desta senhora deve ser alguma piada… Bob Dylan é um grande autor, sua premiação é mais que merecida e acredito que agora abrem-se as portas deste prêmio para os artistas contemporâneos.

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …