Alice Vieira condena atribuição de Nobel da Literatura a Bob Dylan

Alice Vieira / Facebook

A escritora Alice Vieira

O músico norte-americano Bob Dylan foi esta quinta-feira, 13, agraciado com o Nobel da Literatura e a decisão está a gerar controvérsia um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, a escritora Alice Vieira teceu duras críticas à decisão da Academia Sueca.

Digam-me que é aldrabice. Digam-me que estão a gozar comigo. Digam-me que o Bob Dylan não ganhou o Nobel da Literatura”, escreveu na sua página de Facebook acrescentando que “se fosse aos galardoados anteriores, devolvia o prémio. Juro”.

Estou a preparar a candidatura do Quim Barreiros para o próximo ano”, ironizou ainda.

Estas declarações estão a gerar polémica junto dos fãs do cantor, que inclusivamente piratearam a página Wikipédia da jornalista.

Um novo parágrafo foi acrescentado na última parte do capítulo “Biografia”. Nele pode ler-se que a comparação que a escritora fez entre Dylan e Quim Barreiros “podem apenas ter como base a ignorância de Alice Vieira e toda a inveja que a mesma sente pelo trabalho lírico e poético” do artista norte-americano.

A última frase é particularmente agressiva: “Podemos assim concluir que em 2016 Alice Vieira foi vítima de alguma doença mental degenerativa ou apenas se tornou numa c**** amarga”.

Figura incontornável da música popular norte-americana, Bob Dylan é o primeiro compositor a receber o prestigiado prémio da literatura, com um valor monetário de 822 mil euros.

Recorde-se que Dylan, que atuou pela última vez em Portugal em 2008, recebeu o Nobel da Literatura por ter criado, segundo a Academia Sueca, “novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

Move

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Bem vindos à Twilightzone, onde tudo é possível. Não percebo porque não foi atribuído também o da química, visto ter gerado tanta “química” nas pessoas. Ser escritor, definitivamente passou de moda para essa tal academia.
    Aparentemente o próprio Dylan sabe menos dos que os fans que querem esse prémio (ou qualquer outro) na justificação suprema de … serem fãs. Ele, nem por isso. Até porque não precisa.

  2. por acaso concordo com a sra, por mais fantásticas que sejam as letras de músicas nunca se podem comparar à complexidade de escrever um livro.

    a não ser que seja um premio Nobel para a poesia…
    mas se é assim sinceramente acho que o Leonard Cohen seria a escolha acertada.

    • Cara Ogivia: O Prémio Nobel da Poesia não existe! O Prémio Nobel da Literatura é atribuido a “algúem” da área literatura. A poesia TAMBÉM está incluida! Embora não concorde também com este prémio, desprezar as qualidades de poeta do cantor é, sem dúvida, demonstrar uma grande injustiça e ignorância.
      Embora não aprecie o estilo de Leonard Cohen, tenho a consciência que ele TAMBÉM é um grande poeta.
      Mas… Será que por ser cantor (e compositor) de músicas não se pode ser prémio Nobel? Tem de se escrever um livro? Será?

  3. Não me surpreende o Nobel da Literatura para um cantor, como não me surpreenderá no futuro próximo o Nobel da Química para um cozinheiro que tenha inventado novos sabores.. Na Gastronomia, um primeiro passo nessa direção é que este ano já vai haver uma licenciatura em Gastronomia numa Escola Superior de Coimbra; seguir-se-á por certo um programa de doutoramento nesta área. E então não entra aqui em jogo muita sabedoria de Química?

    Zé-Manel Polido

  4. Essa senhora, com estes comentários e comparações, revela uma enorme ignorância. Talvez não seja mau ela ler as canções escritas por ele e comparar com as do Quim Barreiros. Não vai tardar vai ficar com uma enorme vergonha por ter dito o que disse. Custa-me a crer que alguém com os conhecimentos e cultura que esta senhora deveria ter, diga tamanha “bacorada”! Será que existe o Prémio Nobel da Inveja?…

    • Tive um professor de Estética e Ciências da Arte que não desvalorizou, por completo, as letras de Quim Barreiros. A justificação – e se pensarmos bem, ele tinha razão – é que, Q. Barreiros, tal como outros músicos, usa recursos estilísticos (como metáforas) nas suas canções. As temáticas podem ser… superficiais, para não descrever de outras maneiras, mas facto é que ele faz música como qualquer outro cantor. Agora se é material de Prémio Nobel…
      O trabalho literário de Bob Dylan é extenso e rico – mesmo que seja associado à cultura popular; pessoalmente não vejo mal em ser galardoado com um Nobel. Se há outros escritores igualmente merecedores, certamente serão premiados em anos vindouros.

  5. O que Alice Vieira comentou sobre o Bob Dylan não é opinião, todos têm direito a uma opinião, mas ela nada opinou.
    Apenas foi um insulto violento e deliberado! Confirma o que de longa data o que conhecemos dela a sua pouca inteligência, a sua inveja, em suma uma medíocre escritora frustrada. Basta ver o seu facebook uma coleção de banalidades e lapalissadas medíocres -tias – uma atrás da outra!

    A senhora professora doutora dona Alice Vieira está carenciada e obcecada com o Quim Barreiros, seus brioches, seus tomates e será que também pelas cabrinhas, ou ainda tem a intenção de ter uma garagem perto dele? Francamente na sua idade? Isso que escreveu é lixo e desonestidade intelectual. E ainda mais é beata, rata de sacristia!!! Cruzes que invejosa isso é pecado!!! Quem as faz paga!

  6. A posição desta senhora deve ser alguma piada… Bob Dylan é um grande autor, sua premiação é mais que merecida e acredito que agora abrem-se as portas deste prêmio para os artistas contemporâneos.

RESPONDER

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …