Alice Vieira condena atribuição de Nobel da Literatura a Bob Dylan

Alice Vieira / Facebook

A escritora Alice Vieira

O músico norte-americano Bob Dylan foi esta quinta-feira, 13, agraciado com o Nobel da Literatura e a decisão está a gerar controvérsia um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, a escritora Alice Vieira teceu duras críticas à decisão da Academia Sueca.

Digam-me que é aldrabice. Digam-me que estão a gozar comigo. Digam-me que o Bob Dylan não ganhou o Nobel da Literatura”, escreveu na sua página de Facebook acrescentando que “se fosse aos galardoados anteriores, devolvia o prémio. Juro”.

Estou a preparar a candidatura do Quim Barreiros para o próximo ano”, ironizou ainda.

Estas declarações estão a gerar polémica junto dos fãs do cantor, que inclusivamente piratearam a página Wikipédia da jornalista.

Um novo parágrafo foi acrescentado na última parte do capítulo “Biografia”. Nele pode ler-se que a comparação que a escritora fez entre Dylan e Quim Barreiros “podem apenas ter como base a ignorância de Alice Vieira e toda a inveja que a mesma sente pelo trabalho lírico e poético” do artista norte-americano.

A última frase é particularmente agressiva: “Podemos assim concluir que em 2016 Alice Vieira foi vítima de alguma doença mental degenerativa ou apenas se tornou numa c**** amarga”.

Figura incontornável da música popular norte-americana, Bob Dylan é o primeiro compositor a receber o prestigiado prémio da literatura, com um valor monetário de 822 mil euros.

Recorde-se que Dylan, que atuou pela última vez em Portugal em 2008, recebeu o Nobel da Literatura por ter criado, segundo a Academia Sueca, “novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

Move

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Bem vindos à Twilightzone, onde tudo é possível. Não percebo porque não foi atribuído também o da química, visto ter gerado tanta “química” nas pessoas. Ser escritor, definitivamente passou de moda para essa tal academia.
    Aparentemente o próprio Dylan sabe menos dos que os fans que querem esse prémio (ou qualquer outro) na justificação suprema de … serem fãs. Ele, nem por isso. Até porque não precisa.

  2. por acaso concordo com a sra, por mais fantásticas que sejam as letras de músicas nunca se podem comparar à complexidade de escrever um livro.

    a não ser que seja um premio Nobel para a poesia…
    mas se é assim sinceramente acho que o Leonard Cohen seria a escolha acertada.

    • Cara Ogivia: O Prémio Nobel da Poesia não existe! O Prémio Nobel da Literatura é atribuido a “algúem” da área literatura. A poesia TAMBÉM está incluida! Embora não concorde também com este prémio, desprezar as qualidades de poeta do cantor é, sem dúvida, demonstrar uma grande injustiça e ignorância.
      Embora não aprecie o estilo de Leonard Cohen, tenho a consciência que ele TAMBÉM é um grande poeta.
      Mas… Será que por ser cantor (e compositor) de músicas não se pode ser prémio Nobel? Tem de se escrever um livro? Será?

  3. Não me surpreende o Nobel da Literatura para um cantor, como não me surpreenderá no futuro próximo o Nobel da Química para um cozinheiro que tenha inventado novos sabores.. Na Gastronomia, um primeiro passo nessa direção é que este ano já vai haver uma licenciatura em Gastronomia numa Escola Superior de Coimbra; seguir-se-á por certo um programa de doutoramento nesta área. E então não entra aqui em jogo muita sabedoria de Química?

    Zé-Manel Polido

  4. Essa senhora, com estes comentários e comparações, revela uma enorme ignorância. Talvez não seja mau ela ler as canções escritas por ele e comparar com as do Quim Barreiros. Não vai tardar vai ficar com uma enorme vergonha por ter dito o que disse. Custa-me a crer que alguém com os conhecimentos e cultura que esta senhora deveria ter, diga tamanha “bacorada”! Será que existe o Prémio Nobel da Inveja?…

    • Tive um professor de Estética e Ciências da Arte que não desvalorizou, por completo, as letras de Quim Barreiros. A justificação – e se pensarmos bem, ele tinha razão – é que, Q. Barreiros, tal como outros músicos, usa recursos estilísticos (como metáforas) nas suas canções. As temáticas podem ser… superficiais, para não descrever de outras maneiras, mas facto é que ele faz música como qualquer outro cantor. Agora se é material de Prémio Nobel…
      O trabalho literário de Bob Dylan é extenso e rico – mesmo que seja associado à cultura popular; pessoalmente não vejo mal em ser galardoado com um Nobel. Se há outros escritores igualmente merecedores, certamente serão premiados em anos vindouros.

  5. O que Alice Vieira comentou sobre o Bob Dylan não é opinião, todos têm direito a uma opinião, mas ela nada opinou.
    Apenas foi um insulto violento e deliberado! Confirma o que de longa data o que conhecemos dela a sua pouca inteligência, a sua inveja, em suma uma medíocre escritora frustrada. Basta ver o seu facebook uma coleção de banalidades e lapalissadas medíocres -tias – uma atrás da outra!

    A senhora professora doutora dona Alice Vieira está carenciada e obcecada com o Quim Barreiros, seus brioches, seus tomates e será que também pelas cabrinhas, ou ainda tem a intenção de ter uma garagem perto dele? Francamente na sua idade? Isso que escreveu é lixo e desonestidade intelectual. E ainda mais é beata, rata de sacristia!!! Cruzes que invejosa isso é pecado!!! Quem as faz paga!

  6. A posição desta senhora deve ser alguma piada… Bob Dylan é um grande autor, sua premiação é mais que merecida e acredito que agora abrem-se as portas deste prêmio para os artistas contemporâneos.

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …