Bob Dylan é o vencedor do Nobel da Literatura

Bob Dylan é o surpreendente vencedor do Prémio Nobel da literatura de 2016, “por ter criado novas expressões poéticas no quadro da grande tradição da música norte-americana”. É caso para dizer: “os tempos estão a mudar”.

O prémio máximo da literatura, anunciado esta quinta-feira pela Academia sueca, é atribuído pela primeira vez a um músico. Sara Danius, secretária permanente do júri que atribui o galardão, descreve Dylan como um “poeta maravilhoso“.

Instada a escolher uma canção emblemática do Nobel da Literatura, Sara Darius disse que o álbum Blonde on Blonde, de 1966, “é um exemplo extraordinário da sua forma brilhante de rimar e do seu pensamento pictórico”.

A representante da Academia Sueca lembrou ainda, quando questionada sobre a especificidade da poesia de Dylan, que foi escrita para ser cantada e que também Homero e Safo, há mais de dois mil anos, escreveram poesia para ser ouvida.

Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano nascido a 24 de maio de 1941 no estado de Minnesota.

Neto de imigrantes judeus russos, Dylan escreveu os seus primeiros poemas aos 10 anos e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho.

Começou a cantar em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade do Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, que foi visitar em Nova Iorque em 1961.

Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles.

Uma das suas principais canções, “Like a Rolling Stone“, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.

Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Bob Dylan sucede à bielorussa Svetlana Alexievitch, laureada com o Nobel da Literatura em 2015.

Atribuído pela primeira vez em 1901, ao francês Sully Prudhomme, o Nobel da Literatura, um dos mais mediáticos ao lado do Nobel da Paz, é sempre anunciado a uma quinta-feira, normalmente na primeira semana de outubro, na mesma semana em que os outros quatro prémios criados por Alfred Nobel são anunciados.

Este ano, no entanto, o prémio para a área da Literatura foi o último a ser anunciado, algo que a Academia Sueca atribuiu a questões de calendário, mas que os meios de comunicação suecos suspeitam dever-se à dificuldade dos membros em chegar a um acordo sobre um nome.

Entre os favoritos nas casas de apostas estavam queniano Ngũgĩ wa Thiong’o e o japonês Haruki Murakami.

AF, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Surpreendente, sem dúvida, a decisão do comité Nobel.
    Mas o conceito de literatura tem vindo a mudar nas últimas décadas e deixou de ser um feudo de elites letradas para se tornar um domínio mais democrático, inovador e multifacetado.
    Claro que alguns dirão que isto não é literatura. Mas os tempos estão mudados…

    • Absolutamente de acordo.
      A literatura tem assumido destaque na forma escrita mas, porque não, musical.
      Embora não seja um “fã” das musicas de Bob Dylan, é incontornável reconhecer a profundidade e, em algumas delas infelizmente, a actualidade das letras das suas musicas.

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …