Bob Dylan está a fugir do Nobel

Pete Souza / White House

Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016

Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016

A Academia Sueca ainda “não conseguiu falar” com o compositor norte-americano Bob Dylan, distinguido na quinta-feira com o Prémio Nobel da Literatura, no dia em que atuou num concerto nos Estados Unidos.

“A Academia falou com o agente de Dylan e com o responsável pela digressão”, disse à France Presse Odd Zschiedrich, chanceler da Academia Sueca, que ainda “não conseguiu” falar com o premiado.

Bob Dylan atuou num concerto, na quinta-feira à noite, em Las Vegas no qual, segundo constataram os jornalistas presentes, cantou mas não se dirigiu ao público nem fez, de forma alguma, qualquer menção ao Prémio Nobel da Literatura.

O jornal Washington Post – que cita amigos e fontes próximas do cantor -, “Dylan manteve-se, todo o dia, em silêncio sobre o prémio”.

Bob Neuwirth, amigo de Bob Dylan, disse ao jornal norte-americano que o compositor “pode mesmo nunca fazer qualquer tipo de agradecimento“.

Todos os anos, os premiados com o Nobel são convidados a receberem o galardão no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, pelas mãos do rei da Suécia.

De acordo com a France Presse, a Academia sueca desconhece ainda se Bob Dylan tenciona estar presente.

No ano passado, ao aceitar o prémio MusiCares de Personalidade do Ano, o músico explicou que nunca viu a sua música como algo significativamente diferente ou único na tradição já estabelecida da música folk norte-americana.

Apenas abri uma porta diferente de uma forma diferente“, descreveu, fazendo uma retrospectiva da sua carreira. “É diferente, mas a dizer a mesma coisa. Não pensei nisso como algo fora do comum. Apenas pensava que estava a fazer algo natural, mas desde o início as minhas músicas foram divisivas por alguma razão”, afirmou.

Em 2004, numa entrevista ao programa 60 Minutes, Dylan rejeitou rótulos como “profeta” ou “voz de uma geração”, afirmando que se sentia um impostor “quando as pessoas pensam que és uma coisa que não és”.

Nunca quis ser um profeta ou um salvador“, afirmou ao jornalista Ed Bradley.

Em 1964, o filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre recusou o Prémio Nobel da Literatura no mesmo dia em que foi comunicada a decisão, não tendo recebido as 273 mil coroas suecas, o valor do prémio na altura.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …