Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

José Sena Goulão / Lusa

A deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata.

O Bloco de Esquerda anunciou esta sexta-feira várias medidas para o setor financeiro, que inclui regras para proibir os bancos – assim como empresas – de distribuir lucros este ano ou de cobrar comissões sobre os créditos criados no combate ao surto da covid-19. Assim, o partido quer impedir os bancos de distribuírem dividendos pelos acionistas e de atribuírem bónus aos administradores.

Tem todas as condições para ser aprovado. A suspensão dos dividendos já foi recomendada pelo Banco Central Europeu e pelo Banco de Portugal. Mas houve bancos que não acataram a recomendação. Temos largas somas de capital a sair do país, com descapitalização de bancos que deviam estar a financiar a economia”, anunciou a deputada Mariana Mortágua.

De acordo com a TSF, esta medida tem como objetivo “proteger a estrutura de capital de todas as empresas, promovendo a manutenção da atividade e dos postos de trabalho com menor recurso possível a dívida” e pode ser “prorrogada em caso de necessidade”.

A deputada do Bloco de Esquerda pediu ajuda ao PSD para ter luz verde com esta iniciativa, lançando um desafio ao líder social-democrata: “Quero dizer ao Rui Rio e ao PSD que contamos com os seus votos, como das restantes bancadas”.

Esta quinta-feira, Rui Rio deixou um aviso aos bancos, dizendo que seria “uma vergonha” e uma “ingratidão para com os portugueses” se tivessem lucros avultados em 2020 e 2021.

Para já, apenas o BPI manteve a proposta de pagar dividendos à casa-mãe CaixaBank, enquanto a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e BCP decidiram suspender o pagamento da remuneração acionista.

O Bloco pretende também que haja uma apreciação parlamentar do decreto-lei do Governo das moratórias de créditos, nomeadamente para alargar as mesmas a todos os cidadãos. Além disso, o partido antecipa um duplo pagamento de juros para quem acede às moratórias.

Considerando “que esta situação não é aceitável”, o Bloco pretende que “penas o capital em divida se junte à restante dívida calculando-se juros sobre ela normalmente mas não havendo lugar ao duplo pagamento de juros”.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É uma proposta que tem tudo para dar certo!!!
    E amanhã vai convidar o Rui Rio para ajudar na nacionalização da Banca toda!
    Estas cabecinhas não param: aguardemos por novas alucinações na semana que vem.

RESPONDER

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …

PSD de Castelo Branco pede demissão da deputada do PS Hortense Martins

O PSD de Castelo Branco pediu esta segunda-feira a demissão da deputada socialista Hortense Martins, alegando que não tem condições para representar o distrito, depois de condenada a pagar o arquivamento de um processo onde …