Bloco vai avançar com uma nova proposta para a legalização da canábis

João Relvas / Lusa

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda

Depois do chumbo no ano passado, o Bloco de Esquerda vai avançar, em breve, com uma nova proposta para a legalização da canábis para fins recreativos.

Esta terça-feira, numa publicação na sua conta de Instagram, o Bloco de Esquerda assegurou não ter desistido da “luta” para legalizar a canábis para fins recreativos e, por isso, revela que “em breve” vai apresentar “uma nova proposta”.

“Será desta?”, questionou ainda o partido de esquerda, relembrando que, no ano passado, tentou avançar com um projeto de lei no Parlamento, mas que o PCP, o PSD e o CDS votaram contra (a bancada do PS ficou dividida).

Em declarações ao semanário Expresso, o deputado bloquista Moisés Ferreira confirmou que o partido quer “iniciar um novo debate” sobre esta questão, tendo começado já, esta terça-feira, com uma sessão que contou com a presença do sociólogo Julio Calzada, responsável pelo arranque da legalização no Uruguai.

O deputado considera que, atualmente, existem “mais condições” para aprovar a proposta e lembra que o Bloco está disponível para “chegar a consensos” com outros partidos. Uma das questões que determinou o chumbo, em 2019, sobretudo pelo lado do PSD, foi a possibilidade de auto-cultivo, recorda o jornal.

Segundo o Expresso, um dos sinais que leva o BE a pensar que, desta vez, haverá mais abertura para aprovar a nova proposta é o facto de, em fevereiro deste ano, 911 militantes da JSD terem votado a favor, em referendo interno, a despenalização e regulamentação da venda de canábis a partir dos 21 anos (597 votaram contra).

Recorde-se que, no ano passado, entrou em vigor a lei da utilização da canábis para fins medicinais, aprovada no Parlamento em junho de 2018.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.