/

Bloco quer cancelamento da visita de Bolsonaro a Portugal porque “não é bem-vindo”

22

Marcelo Camargo / ABr

O Bloco de Esquerda considerou inaceitável a visita a Portugal do Presidente do Brasil, defendendo que o Governo português a deve cancelar.

Jair Bolsonaro “não é bem-vindo” ao país e mostra “constante desrespeito” pela democracia. Numa nota do Bloco de Esquerda (BE) a que a Lusa teve acesso, o partido começa por se referir a afirmações de Bolsonaro “a propósito da morte do ativista estudantil e militante político Fernando Santa Cruz, dado como desaparecido em 1974, em plena ditadura militar naquele país”.

“Sabendo-se que está em preparação uma visita oficial do Presidente da República do Brasil a Portugal, prevista para o início de 2020, o Bloco de Esquerda considera que esta, a concretizar-se, sinalizaria ao povo irmão do Brasil que o governo português é conivente com o constante desrespeito à democracia demonstrado pelo atual governo”, critica.

Por isso, os bloquistas consideram “inaceitável a realização desta visita”, deixando claro que “Jair Bolsonaro não é bem-vindo a Portugal e o Ministério dos Negócios Estrangeiros deve cancelar a visita o quanto antes”.

Em 19 de julho, em entrevista à Lusa, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, disse que o Presidente brasileiro deverá visitar Portugal no início de 2020.

No comunicado enviado à Lusa, o BE lembra: “Interpelando diretamente o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, filho de Fernando Santa Cruz, Bolsonaro usou de ironia para dizer que ‘um dia’ contará ao presidente da OAB como o pai desapareceu ‘no período militar’, adiantando que Felipe Santa Cruz ‘não vai querer saber a verdade'”.

Depois, numa rede social, Bolsonaro afirmou que Fernando Santa Cruz não foi morto pelos militares, mas, sim, pela sua própria organização, a Ação Popular.

“As afirmações de Jair Bolsonaro causaram uma onda de indignação generalizada, até partilhada por muitos que o têm defendido e apoiado em outras ocasiões”, apontam os bloquistas.

Perante estes factos, na perspetiva dos bloquistas, “os portugueses e o Governo não podem ficar indiferentes face a um presidente que, como diz nota da OAB, parece ignorar os fundamentos do Estado Democrático de Direito, entre eles ‘a dignidade da pessoa humana, na qual se inclui o direito ao respeito da memória dos mortos'”.

“O Bloco de Esquerda recorda ainda que este é apenas o episódio mais recente envolvendo um governo que tem sido marcado pelo desrespeito às comunidades indígenas, pelo aumento descomunal do desmatamento da Amazónia, pelos ataques à Educação e aos direitos dos trabalhadores”, elenca ainda.

ZAP // Lusa

22 Comments

  1. Partidarita aguda dos BE que confundem Estado com Partidos e sobretudo quando não são da sua cor politica , está bem que o senhor tem muitos defeitos mas. Estado é Estado.

  2. O Bloco de Esquerda revela mais uma vez a sua faceta autoritária e fascista.
    Por mim, Jair Bolsonaro, presidente eleito democraticamente, é muito bem vindo a Portugal.
    Acho que, num país democrático, quem está mal adapta-se ou muda-se.
    As políticas social-fascistas do Bloco não não são bem-vindas em Portugal.
    Certamente que os media, enviesados como são, vão focar-se nas dúzias de manifestantes contra Bolsonaro, ao invés dos milhões que, tranquilamente, louvam a sua visita.
    O Bloco já mete nojo! E deêm-lhes mais poder para verem o que acontece…

  3. Receber Bolsonaro não significa que gostemos dele, apreciemos o estilo ou a política. Nessa visita Bolsonaro não se representa a ele mas ao Brasil, estado soberano, que para o bem ou para o mal, o escolheu como presidente em eleições livres e democráticas. Trata-se de uma relação entre estados soberanos. Não será pior que Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, presidente da Guiné Equatorial desde 1979, que acedeu ao poder através de um golpe de Estado e que tem assento na CPLP.

    • ainda bem que comentou sobre esse presidente da guine… e so foi possivel esse ditador entrar na cplp por causa de lula da silva e da sua quadrilha, a guine foi um dos paises a quem lula atribuiu verbas milionarias e que muitas revertiam em seu proveito. e verdade seja dita os socialistas de ca ate ficaram incomodados com a imposiçao desse ditador, .
      espero que esta atitude do bloco lhes venha a retirar mitos votos nas eleiçoes…. mais vale votar em comnistas leninistas estalinistas do que em comunistoides kaviar!

  4. eu tambem acho que nao devia vir. nao porque um partido trotsquista e subsidiado pela ditadura da venezuela queira , mas porque o brasil nao devia dar seqer confiança a este estado governado por globalistas e sucialistas corruptos . acho que bolsonaro nem devia sequer ter conversas com os governantes portugueses que sempre que podem criticam em publico a politica do brasil sem o minimo respeito e pudor. alem disso os maiores inimigos do brasil encontram se em portugal criando teias de manipulaçao e mentiras…. entre gilmar mendes e outros globalistas agora vivendo a grande e a francesa no nosso pais nao perdendo oportunidade para falar do brasil como se de um estado totalitario se tratasse, esqecendo a venezela cba uruguai equeador nicaragua e paraguai. espero que bolsonaro nem pise na portela e siga logo para roma..ou onde seja respeitado e bem recebido

    • E que tal provar que o que diz é verdade, ou não passa de um trol de Internet?
      Mas provas a sério não de blogues da treta… Porque é mentira e provado 2+2 que são noticias falsas mas pronto.

  5. o eu pelos vistos e um agente da familia scialista instalado nma sala da internet no covil do rato.. nao estranhem a conversa fiada e disfarçada dele…. afinal quem e que andou como o tino e dino e com lla a mistura para ca e para la???? nao foi socrates e costa ? enfim… a triste com o controle de todos os mida, ainda tem o descaramento de colocar na internet.. babosos bajuladores e mentirosos compulsivos vendendo as meias verdades para tentarem enganar ainda mais ……quando eu contratar um hacker ….. toda a verdade sera descoberta e a mascara cairà
    …eheheheheeheheh

    • Gostaria de provas… mas pelos vistos é mesmo um trol.
      Nas próximas eleições o B.E. vai ter o meu voto a não ser que prove o que está a dizer, mas pelos vistos não consegue. Logo está a mentir.

      • Calma… não leves esse pobre coitado a sério!…
        É só mais um brasileiro ignorante (que nem Português sabe escrever!), daqueles alienados/fanáticos religiosos apoiante do Bolsonaro – daí a mixórdia que por aqui debita!…

      • provas? que melhor prova qe a esquerdalha odeia tudo o qe e verdade honestidade e progresso…. dizem se progressistas mas so qerem voltar ao passado do estado ladrao e omnipotente…como o judiciario feito por medida e as leis contra a familia implementadas…. provas? queres melhor prova das mentiras qe dizem contra o bolsonaro do que mesmo antes dele ser eleito lhe deram uma facada para o eliminar? o dito assassino melitava no partido irmao do BE….
        qanto a vinda do bolsonaro …. ele qe sobrevoe a peninsula espanica e aterre algures em roma……pois italia apesar das suas lutas politicas e antagonismos ideologicos sempre se manteve dentro da democracia e conseguiu desfazer o polvo infame que juntava corrptos politicos a bandidos e que apesar da campanha dos blocos chavistas contra as democracias na europa nao ter conseguido destruir a democracia ….como sonham todos os sucialistas marxistas de varias cores mas de uma so interesse…tomar o poder e destruir a sociedade conservadora e crista . qanto ao esse ” eu” que vem postando por aqui… nao devemos desmerecer o se trabalho de agente do governo familiar da geringonça…..mas devemos denunciar e alertar os incatos para a sua conversa fiada e bem paga… ele e o qeiroz se nao sao a mesma pessoa soa do mesmo covil.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.