Bloco não desiste e lança campanha para travar despejos de inquilinos

O Bloco de Esquerda não desiste e lança uma campanha para pressionar alterações à lei para alargar a moratória que impede o despejos dos inquilinos. Em setembro, o projeto voltará a ser apresentado.

O Bloco vai avançar com uma campanha nas ruas contra os despejos. Em setembro, vai voltar a apresentar a iniciativa legislativa que pede o fim de todos os despejos e não apenas para idosos ou deficientes.

O partido entende que “é extremamente urgente dar resposta” às pessoas que estão a ser ameaçadas de despejo, embora o Parlamento tenha aprovado há semanas uma moratória que evita esses despejos, mas com um alcance limitado, sublinha a deputada Maria Manuel Rola.

Ao Diário de Notícias, a deputada bloquista sustenta que esta moratória “só abrange uma pequena parte da população”, notando que os socialistas apenas viabilizaram o projeto do PS – e chumbaram o do BE – que trava o despejo de pessoas idosas ou com deficiência que sejam arrendatários há mais de 15 anos. E “isso não chega“.

Maria Manuel teme ainda que os proprietários acelerem os despejos antes da aprovação dos vários dossiês que estão em discussão no Parlamento. Estes documentos viram a sua discussão adiada para a próxima sessão legislativa, em setembro, quando os deputados voltarem de férias.

O DN avança ainda que, no próximo sábado, a Mesa Nacional do Bloco aprovará o lançamento da campanha nacional contra os despejos.

Segundo o Eco, foi aprovado no Parlamento, esta quarta-feira, um requerimento do PS para que o projeto de lei do Bloco de Esquerda, que reforça o exercício do direito de preferência por arrendatários na transmissão de habitações, seja votado ainda na atual sessão legislativa.

O requerimento de Helena Roseta antecipou para sexta-feira “o prazo de apresentação de propostas de alteração na especialidade ao projeto de lei 848/XIII”. O objetivo passa pela apresentação de propostas que deviam ser entregues até 16 de julho, “com vista a permitir a sua aprovação durante a presente sessão legislativa“, que termina a 18 de julho.

O Parlamento está a apreciar um pacote legislativo sobre habitação, com 27 iniciativas, das quais duas já concluídas. No requerimento salienta-se que a Assembleia não pode deixar de estar atenta “às ameaças ao direito à habitação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …