Bill Gates: As escolas podem até abrir no outono, mas a economia dos EUA não vai retomar magicamente

Michael Buholzer / World Economic Forum

O cofundador da Microsoft disse esta semana que a economia dos Estados Unidos não vai regressar ao seu estado pré-pandemia de forma mágica, mesmo quando o Governo decidir que é seguro voltar ao trabalho.

“Ninguém deve achar que o Governo pode acenar com um varinha e, de repente, a economia voltará [para os níveis] de pré-pandemia”, disse o milionário à CNBC.

Bill Gates estima que os Estados Unidos possam começar a voltar à normalidade lá para o fim de maio, frisando que, até que uma vacina contra a covid-19 seja descoberta, os países terão que decidir que setores é que são essenciais.

O filantropo sugere que a atividade fabril e a construção civil pode retomar à sua atividade, assim como as escolas, mas não muitos mais setores.

“Como definimos a linha para esse período de tempo que será mais longo do que queremos?”, questionou. “O Governo terá de aceitar sugestões completas de especialistas e criar um novo regime para o que está a acontecer, que é extremamente sensível ao desempenho dos testes prioritários de resposta rápida”, considerou.

Quanto às escolas, Bill Gates sugeriu que retornem às suas atividades após o verão. “Acho que as escolas poderão abrir no outono. Mas não acho que vá haver uma participação significativa no próximo ano letivo”, disse, voltando a frisar que a economia norte-americano não voltará aos níveis pré-pandemia de forma mágica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …