BES anuncia piores resultados de sempre, há indícios de ilegalidades

d.r. Fundação Francisco Manuel dos Santos

Vítor Bento, presidente do BES

Vítor Bento, presidente do BES

O novo presidente do BES, Vítor Bento, que substituiu o líder histórico Ricardo Salgado, admitiu a existência de indícios de eventuais violações de normas legais, que serão investigados e denunciados às autoridades.

“Na medida em que a descrição de alguns dos contributos para esses resultados [relativos ao primeiro semestre] parece indiciar a existência de eventuais violações de normas legais, tais indícios irão ser devidamente investigados e, se for o caso, comunicados às autoridades competentes para os fins legalmente previstos”, lê-se num comunicado enviado esta quarta-feira ao mercado.

Banco anunciou 3.6 mil milhões de prejuízo

O BES apresentou esta quarta-feira os piores resultados semestrais de sempre de um banco nacional, assumindo um prejuízo de 3,577 mil milhões de euros entre janeiro e junho.

Os resultados anunciados ultrapassaram em muito as piores expectativas dos analistas.

Num documento estruturado em diversos pontos, o gestor sublinhou que os prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros se ficam a dever a “eventos extraordinários não recorrentes”, já que, no que toca à atividade corrente, o BES teria registado um resultado líquido negativo de 255,4 milhões de euros.

“A extensão destes números não pode ser ignorada e requer ações decisivas para construir um futuro de longo prazo”, afirmou o gestor.

Daí, além de anunciar que vai avançar imediatamente com um aumento de capital, Vítor Bento revelou também que a nova equipa de gestão “já iniciou a preparação de um Plano Estratégico de Restruturação do banco visando a sua adequação à nova realidade do negócio bancário, nomeadamente em Portugal”.

Vítor Bento vai vender

Este plano prevê ainda “uma avaliação exaustiva dos ativos que seja possível alienar, nomeadamente, mas não só, associados a algumas presenças internacionais que não sejam estratégicas”, informou.

O responsável assegurou que “as potenciais alienações serão feitas tendo também em conta a maximização do valor do banco para os seus ‘stakeholders'”, realçando que “será sempre salvaguardada a eficácia e a qualidade do serviço a que o BES acostumou os seus clientes e que o destaca como um prestador de serviços bancários de elevada qualidade”.

E concluiu: “Em suma, apesar de serem tempos difíceis para os ‘stakeholders’, estamos totalmente focados em empreender os passos necessários para obter a viabilidade e rentabilidade do BES reafirmando-o como uma referência no futuro”.

Banco de Portugal inibe direitos de voto

O Banco de Portugal inibiu os direitos de voto inerentes à participação da Espírito Santo Financial Group (ESFG) no BES, segundo um comunicado divulgado na quarta-feira após terem sido conhecidos os prejuízos históricos do BES no primeiro semestre.

Num dos pontos, o Banco de Portugal determinou “inibir os direitos de voto inerentes à participação qualificada que a Espírito Santo Financial Group, S.A. e a Espírito Santo Financial (Portugal) – SGPS, S.A. detêm no BES”.

ZAP/Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma empresa que dá prejuizo deve fechar imediatamente, para mais com estes valores astronómicos, mas não convem claro, há politicos envolvidos e lá se vai a mama. Se fosse uma fábrica de rolhas essa sim e os trabalhadores iam para o desemprego.

RESPONDER

Numa verdadeira cena à James Bond, homem foge do FBI numa scooter subaquática

Um americano que estava a ser procurado por um suposto envolvimento num esquema de fraude, foi preso na passada segunda-feira, dia 16, após usar uma "scooter marítima" subaquática para tentar fugir do FBI. Quem assistiu ao …

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …