BES Angola transferiu milhões para a SAD do Sporting

Joanjo Aguar Matoses / Flickr

-

O BES Angola estava em descontrole total, quando foi nacionalizado em 2014, de acordo com dados apurados pela revista Sábado que reporta alegados “esquemas de Ricardo Salgado e Álvaro Sobrinho” que terão enviado milhões de euros para a SAD do Sporting, o governo de Angola e para offshores.

A revista nota que teve acesso a e-mails confidenciais que atestam como funcionava o BES Angola (BESA), antes de ter sido nacionalizado pelo presidente do país, José Eduardo dos Santos, em 2014.

Além disso, revela ainda as conclusões da auditoria especial feita pela Deloitte ao BESA, cruzando esses dados com o despacho de acusação do Banco de Portugal contra Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, e outros ex-altos responsáveis do Banco.

Todas estas informações dão conta de um “cenário de descontrolo total no BESA”, refere a Sábado, frisando que “podem levar Ricardo Salgado e outros administradores do BES a responder por gestão danosa, infidelidade e branqueamento de capitais“.

Também Álvaro Sobrinho, o accionista maioritário da Sporting SAD que esteve à frente do BESA durante 10 anos, poderá ser alvo das mesmas acusações, de acordo com a publicação.

Transferências suspeitas de 13,7 milhões de euros

No seu tema de capa, na edição desta semana, a Sábado fala do BESA como “o Banco Sujo do BES” e nota que Ricardo Salgado e Álvaro Sobrinho “enviaram milhões para as suas offshores, para o Sporting e para o governo de Angola”.

Em concreto, são citadas transferências de 13,7 milhões de euros do BESA para a Sporting SAD, com cinco movimentos feitos em 2011 e em 2012.

A auditoria da Deloitte “nota a ausência de mecanismos de controlo do BES” quanto a estas movimentações financeiras, segundo a Sábado que refere ainda que o Banco de Portugal solicitou esclarecimentos, no âmbito das “dúvidas quanto a irregularidades no preenchimento das operações“, mas que não obteve qualquer resposta do BESA.

Quando questionado pelos responsáveis do BES, “Álvaro Sobrinho dizia que os colegas de Lisboa eram ignorantes e que tratava tudo com Ricardo Salgado”, escreve a Sábado.

A revista acrescenta que os e-mails trocados, durante anos, entre dirigentes do BES e do BESA evidenciam uma “guerra contínua e em que ninguém se entendia”.

No fim de contas, o “descontrolo total” no BESA terá levado o BES a perder “cerca de 5 mil milhões de dólares”.

Ricardo Salgado lamenta violação do segredo de justiça

Em nota enviada à Sábado, em resposta a estes dados, Ricardo Salgado “repudia a violação grosseira e selectiva do segredo de justiça“, acusando a revista de publicar “de forma descontextualizada partes da acusação do Banco de Portugal sobre o BESA, com o intuito de realizar na praça pública o habitual julgamento mediático sumário com absoluto desrespeito pelos princípios básicos do Estado de Direito”.

O ex-presidente do BES também critica o facto de não ter sido publicado “nenhum dos argumentos da defesa” que contestou “totalmente, com factos e provas, a acusação que lhe foi imputada”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Para quando a prisão de Álvaro Sobrinho e seus acólitos por roubo e branqueamento de capitais no BESA? Vejam para onde foram os milhões que esse tipo desvio. Vejam os governantes angolanos que beneficiaram com o BES, tenham tomates.

  2. Eu acho graça a tudo isto. Até o juiz Rangel quer branquear a situação de Álvaro Sobrinho devolvendo-lhe aos bens que tinham sido arrestados para pagamento de indemnizações a que o estado tivesse direito, bens esses que passaram a ser dos filhos, passados poucos dias. E ninguém vai preso por isso? São uma cambada de gatunos que roubam os depositantes e os nossos impostos. Uma vergonha.

  3. Toda esta gente se veste de bons fatos ,gravata e carros topo de gama,e são todos
    oriundos da mesma Família a chamada MÁFIA que explora quem HONRADAMENTE
    trabalha e paga os seus IMPOSTOS ao estado Português.

  4. Mais uma vez o fdp, que gamou o BES anda por ai a pavonear-.se. Em relação ao Sporting, e ir la buscar o dinheiro que e de todos os portugueses. Foi roubado.
    Portuga l= pais de corruptos e gatunos. Justiça é para fazer rir.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …