BES Angola transferiu milhões para a SAD do Sporting

Joanjo Aguar Matoses / Flickr

-

O BES Angola estava em descontrole total, quando foi nacionalizado em 2014, de acordo com dados apurados pela revista Sábado que reporta alegados “esquemas de Ricardo Salgado e Álvaro Sobrinho” que terão enviado milhões de euros para a SAD do Sporting, o governo de Angola e para offshores.

A revista nota que teve acesso a e-mails confidenciais que atestam como funcionava o BES Angola (BESA), antes de ter sido nacionalizado pelo presidente do país, José Eduardo dos Santos, em 2014.

Além disso, revela ainda as conclusões da auditoria especial feita pela Deloitte ao BESA, cruzando esses dados com o despacho de acusação do Banco de Portugal contra Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, e outros ex-altos responsáveis do Banco.

Todas estas informações dão conta de um “cenário de descontrolo total no BESA”, refere a Sábado, frisando que “podem levar Ricardo Salgado e outros administradores do BES a responder por gestão danosa, infidelidade e branqueamento de capitais“.

Também Álvaro Sobrinho, o accionista maioritário da Sporting SAD que esteve à frente do BESA durante 10 anos, poderá ser alvo das mesmas acusações, de acordo com a publicação.

Transferências suspeitas de 13,7 milhões de euros

No seu tema de capa, na edição desta semana, a Sábado fala do BESA como “o Banco Sujo do BES” e nota que Ricardo Salgado e Álvaro Sobrinho “enviaram milhões para as suas offshores, para o Sporting e para o governo de Angola”.

Em concreto, são citadas transferências de 13,7 milhões de euros do BESA para a Sporting SAD, com cinco movimentos feitos em 2011 e em 2012.

A auditoria da Deloitte “nota a ausência de mecanismos de controlo do BES” quanto a estas movimentações financeiras, segundo a Sábado que refere ainda que o Banco de Portugal solicitou esclarecimentos, no âmbito das “dúvidas quanto a irregularidades no preenchimento das operações“, mas que não obteve qualquer resposta do BESA.

Quando questionado pelos responsáveis do BES, “Álvaro Sobrinho dizia que os colegas de Lisboa eram ignorantes e que tratava tudo com Ricardo Salgado”, escreve a Sábado.

A revista acrescenta que os e-mails trocados, durante anos, entre dirigentes do BES e do BESA evidenciam uma “guerra contínua e em que ninguém se entendia”.

No fim de contas, o “descontrolo total” no BESA terá levado o BES a perder “cerca de 5 mil milhões de dólares”.

Ricardo Salgado lamenta violação do segredo de justiça

Em nota enviada à Sábado, em resposta a estes dados, Ricardo Salgado “repudia a violação grosseira e selectiva do segredo de justiça“, acusando a revista de publicar “de forma descontextualizada partes da acusação do Banco de Portugal sobre o BESA, com o intuito de realizar na praça pública o habitual julgamento mediático sumário com absoluto desrespeito pelos princípios básicos do Estado de Direito”.

O ex-presidente do BES também critica o facto de não ter sido publicado “nenhum dos argumentos da defesa” que contestou “totalmente, com factos e provas, a acusação que lhe foi imputada”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Para quando a prisão de Álvaro Sobrinho e seus acólitos por roubo e branqueamento de capitais no BESA? Vejam para onde foram os milhões que esse tipo desvio. Vejam os governantes angolanos que beneficiaram com o BES, tenham tomates.

  2. Eu acho graça a tudo isto. Até o juiz Rangel quer branquear a situação de Álvaro Sobrinho devolvendo-lhe aos bens que tinham sido arrestados para pagamento de indemnizações a que o estado tivesse direito, bens esses que passaram a ser dos filhos, passados poucos dias. E ninguém vai preso por isso? São uma cambada de gatunos que roubam os depositantes e os nossos impostos. Uma vergonha.

  3. Toda esta gente se veste de bons fatos ,gravata e carros topo de gama,e são todos
    oriundos da mesma Família a chamada MÁFIA que explora quem HONRADAMENTE
    trabalha e paga os seus IMPOSTOS ao estado Português.

  4. Mais uma vez o fdp, que gamou o BES anda por ai a pavonear-.se. Em relação ao Sporting, e ir la buscar o dinheiro que e de todos os portugueses. Foi roubado.
    Portuga l= pais de corruptos e gatunos. Justiça é para fazer rir.

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …