/

Bernie Sanders é candidato às presidenciais de 2020

O senador do Vermont, Bernie Sanders, anunciou a sua candidatura à corrida democrata à Casa Branca na rádio pública do Vermont.

“Começámos a revolução política na campanha de 2016 e agora é tempo de avançar com essa revolução”, disse à VPR. Ainda hoje, deverá ser divulgado um vídeo oficial com o anúncio.

Sanders, que é independente, perdeu em 2016 as primárias democratas para Hillary Clinton, que viria a perder as presidenciais para Donald Trump.

“Quis que as pessoas do estado do Vermont fossem as primeiras a saber”, indicou Sanders à VPR. “E o que prometo fazer é, quando viajar pelo país, levar os valores de que todos no Vermont temos orgulho – uma crença na justiça, na comunidade, na política de bases, nas reuniões dos cidadãos – isso é o que vou levar por todo o país“, acrescentou.

O senador não poupou críticas ao atual presidente dos EUA, Donald Trump. “Acho que o atual ocupante da Casa Branca é um embaraço para o nosso país“, indicou. “Acho que é um mentiroso patológico. Também acho que é racista, sexista, homofóbico, xenófobo, alguém que está a ganhar pontos políticos ao atacar as minorias, muitas vezes imigrantes ilegais”, acrescentou.

Sanders define-se como um “socialista democrático”. A sua campanha em 2016 abriu espaço para o surgimento de novas figuras políticas mais progressistas. Com repetidas críticas a Wall Street, termo usado para se referir ao mercado financeiro americano, um de seus slogans dizia: “uma revolução política está a caminho”.

Entre as suas defesas estão o ensino superior gratuito, o aumento do salário mínimo e um programa de saúde pública gratuita para todos os americanos.

Uma sondagem de outubro de 2017 apontou Sanders como o político mais popular dos Estados Unidos, com 53% de aprovação – o único político de alcance nacional visto de maneira favorável por uma maioria de americanos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.