Berlusconi expulso do Senado italiano

Lorenza e Vincenzo Iaconianni / wikimedia

Silvio Berlusconi (foto: Lorenza e Vincenzo Iaconianni / wikimedia)

Silvio Berlusconi (foto: Lorenza e Vincenzo Iaconianni / wikimedia)

O Senado italiano decidiu hoje retirar o lugar de senador ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi depois de ter sido condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal.

O Senado, a câmara alta do Parlamento italiano, rejeitou nove propostas apresentadas por vários senadores para que não fosse aplicada a Berlusconi a chamada “lei Severino” aprovada pelo anterior Governo liderado por Mario Monti, que estabelece a expulsão do Parlamento dos condenados a penas superiores a dois anos de prisão.

A decisão de afastar Berlusconi foi anunciada pelo presidente do Senado, Pietro Grasso.

A medida contou com o apoio, entre outros, do Partido Democrata do atual primeiro-ministro italiano Enrico Letta, do Movimento 5 Estrelas do comediante Beppe Grillo e do grupo Eleição Cívica do ex-primeiro-ministro Mario Monti.

Votaram contra, entre outros, o Forza Italia, partido do antigo governante, a Liga Norte e os antigos parceiros políticos do ‘Il Cavaliere’, o grupo Novo Centro-Direita, liderado pelo vice-primeiro-ministro italiano e ‘delfim’ político de Berlusconi, Angelino Alfano.

“É um dia amargo, um dia de luto”, afirmou Silvio Berlusconi, com a mão sobre o coração, dirigindo-se aos seus apoiantes concentrados em Roma.

“É um dia de luto para a lei, para o Direito, para a democracia”, repetiu o antigo governante, diante de milhares de apoiantes.

No passado dia 01 de agosto, o Tribunal Supremo de Itália confirmou a condenação de Berlusconi a quatro anos de prisão por fraude fiscal no âmbito do “caso Mediaset”, três dos quais abrangidos por uma amnistia.

O “caso Mediaset” remonta a 2006, quando esta empresa de Berlusconi foi acusada de inflacionar o preço dos direitos de transmissão de filmes norte-americanos, adquiridos através de sociedades também propriedade do político também conhecido como ‘Il Cavaliere’.

Na segunda-feira, Berlusconi, de 77 anos, anunciou que ia pedir a revisão deste processo, afirmando que detinha novos documentos sobre o caso.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …