Berardo escapou ao boicote. Vinhos da Bacalhôa no top dos mais vendidos em Portugal

António Cotrim / Lusa

Apesar dos boicotes promovidos a Joe Berardo após as suas polémicas declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos, os vinhos da Bacalhôa, empresa de Azeitão de que o empresário é o principal accionista, estão no top três dos mais vendidos em Portugal.

No seguimento da presença na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), surgiram vários apelos ao boicote aos vinhos de Berardo. Algumas garrafeiras e lojas de vinho chegaram a anunciaram que iam deixar de vender os vinhos das marcas do Comendador.

Mas esse boicote não se reflectiu nas vendas segundo dados da consultora Nielsen que são divulgados pelo Jornal de Negócios e que revelam que os vinhos do empresário estão no pódio dos mais vendidos em Portugal nos hipermercados e nos supermercados. Estes espaços concentram mais de metade das vendas de vinho do país.

O índice da Nielsen, com dados até Junho de 2019, aponta que a Bacalhôa vendeu, no último ano, 8 milhões de euros de garrafas de 750 ml, ficando à frente da Quinta da Aveleda (4.º) e do Esporão (5.º) e atirando a Carmin – Cooperativa Agrícola De Reguengos De Monsaraz para a 7.ª posição.

A liderar o pódio continua a Sogrape com 18,8 milhões de euros em vendas, seguindo-se a Adega de Pegões com 13,6 milhões de euros.

O JP Azeitão da Bacalhôa surge como a “marca mais vendida” à frente do Casal Garcia, do Monte Velho e do Porta da Ravessa. Este vinho representa 57% das vendas da empresa de Berardo nos supermercados nacionais, segundo o Negócios.

Berardo é o principal accionista da Bacalhôa desde 1998. Em 2007, a empresa adquiriu uma participação maioritária na Aliança que produz espumantes da Bairrada, aguardentes e vinhos de mesa.

Em 2008, a Bacalhôa comprou a Quinta do Carmo no Alentejo. O grupo de Berardo detém ainda a Quinta dos Loridos, agregando, no total, cerca de 60 marcas de vinho.

O empresário madeirense chegou a ser accionista da Sogrape, com 30% das acções, mas após um longo diferendo judicial, vendeu a sua participação à família Guedes que é a principal proprietária do grupo que mais vinho vende em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem… o vinhos são bons, a empresa dá trabalho a muita gente e, assim o Berardo já fica com mais dinheiro para pagar o que deve!…

        • Pois pensa… e pelos vistos pensa bem, que o digam o sócrates, o salgado e outros lacaios da mesma laia…
          PS:
          O facto de as iniciais dos nomes que mencionei não serem maiúsculas não é por lapso ou erro, é que na minha opinião os nomes de parasitas ñ são nomes próprios

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …