Berardo escapou ao boicote. Vinhos da Bacalhôa no top dos mais vendidos em Portugal

António Cotrim / Lusa

Apesar dos boicotes promovidos a Joe Berardo após as suas polémicas declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos, os vinhos da Bacalhôa, empresa de Azeitão de que o empresário é o principal accionista, estão no top três dos mais vendidos em Portugal.

No seguimento da presença na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), surgiram vários apelos ao boicote aos vinhos de Berardo. Algumas garrafeiras e lojas de vinho chegaram a anunciaram que iam deixar de vender os vinhos das marcas do Comendador.

Mas esse boicote não se reflectiu nas vendas segundo dados da consultora Nielsen que são divulgados pelo Jornal de Negócios e que revelam que os vinhos do empresário estão no pódio dos mais vendidos em Portugal nos hipermercados e nos supermercados. Estes espaços concentram mais de metade das vendas de vinho do país.

O índice da Nielsen, com dados até Junho de 2019, aponta que a Bacalhôa vendeu, no último ano, 8 milhões de euros de garrafas de 750 ml, ficando à frente da Quinta da Aveleda (4.º) e do Esporão (5.º) e atirando a Carmin – Cooperativa Agrícola De Reguengos De Monsaraz para a 7.ª posição.

A liderar o pódio continua a Sogrape com 18,8 milhões de euros em vendas, seguindo-se a Adega de Pegões com 13,6 milhões de euros.

O JP Azeitão da Bacalhôa surge como a “marca mais vendida” à frente do Casal Garcia, do Monte Velho e do Porta da Ravessa. Este vinho representa 57% das vendas da empresa de Berardo nos supermercados nacionais, segundo o Negócios.

Berardo é o principal accionista da Bacalhôa desde 1998. Em 2007, a empresa adquiriu uma participação maioritária na Aliança que produz espumantes da Bairrada, aguardentes e vinhos de mesa.

Em 2008, a Bacalhôa comprou a Quinta do Carmo no Alentejo. O grupo de Berardo detém ainda a Quinta dos Loridos, agregando, no total, cerca de 60 marcas de vinho.

O empresário madeirense chegou a ser accionista da Sogrape, com 30% das acções, mas após um longo diferendo judicial, vendeu a sua participação à família Guedes que é a principal proprietária do grupo que mais vinho vende em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem… o vinhos são bons, a empresa dá trabalho a muita gente e, assim o Berardo já fica com mais dinheiro para pagar o que deve!…

        • Pois pensa… e pelos vistos pensa bem, que o digam o sócrates, o salgado e outros lacaios da mesma laia…
          PS:
          O facto de as iniciais dos nomes que mencionei não serem maiúsculas não é por lapso ou erro, é que na minha opinião os nomes de parasitas ñ são nomes próprios

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …