“Estamos muito preocupados.” De mão dada com a cautela, Bélgica anuncia novas restrições

Francois Lenoir / EPA

Sophie Wilmès, primeira ministra da Bélgica

O aumento do número de novas infeções de covid-19 fez o Governo belga anunciar novas restrições, não afastando a possibilidade de um novo confinamento.

Esta segunda-feira, o Governo belga anunciou um conjunto de novas medidas e restrições, alargadas a todo o território, que tem como principal objetivo reduzir drasticamente o número de contactos, de forma a evitar novos contágios. O Diário de Notícias avança, contudo, que o país não afasta a possibilidade de um novo confinamento geral.

Sophie Wilmès, primeira-ministra belga, não escondeu a preocupação do Executivo. “E, é por isso que agimos hoje, para mantermos a situação sob-controlo”, afirmou a governante, apresentando um conjunto de medidas que estão a ser interpretadas como um confinamento social.

“Até agora a bolha social [de contactos] para cada um, era de 15 pessoas por semana. Depois de amanhã passará a ser de cinco pessoas. Sempre as mesmas, durante as próximas quatro semanas, para todo o lar familiar. Fazemos a contagem por habitação e não por indivíduo”, acrescentou Wilmès.

As idas ao supermercado passam a ter condições idênticas às do período de confinamento: “Fazer as compras sozinho, ou acompanhado de um menor, que viva na mesma habitação, ou por alguém que precise de assistência. E, isto durante um período de apenas 30 minutos.”

Já as empresas deverão privilegiar o teletrabalho, arranjando formas de implementar sistemas de rotação entre trabalhadores.

“O objetivo é muito claro: evitarmos um confinamento generalizado, e evitarmos por em perigo a rentrée de setembro”, disse a primeira-ministra belga, no dia em que o foram confirmados 66.026 infeções, das quais 528 foram registadas nas últimas 24 horas.

O número de vítimas mortais ascende às 9821, com quatro registadas esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …