/

“Bebé milagre” já saiu dos cuidados intensivos

(dr)

Primeira foto de Lourenço, o “bebé-milagre”

O bebé que nasceu com a mãe em morte cerebral já está a ser alimentado exclusivamente com leite humano e deixou os cuidados intensivos, anunciou o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) esta segunda-feira.

Lourenço, que nasceu no passado dia 07 de junho no Hospital de São José com a mãe em morte cerebral há 15 semanas, “está clinicamente estável e a sua evolução prossegue favoravelmente”, não necessitando já de cuidados intensivos, adianta o CHLC em comunicado.

Segundo o comunicado, o bebé está está a alimentar-se sem necessidade de soro e encontra-se “transferível para os Cuidados Intermédios da Unidade de Neonatologia”.

Num comunicado divulgado este domingo, o centro hospitalar informava que o bebé estava com 2,210 quilos, tendo aumentado 50 gramas relativamente ao dia anterior.

O nascimento do bebé no Hospital de São José é um facto inédito na medicina portuguesa, de acordo com a presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Ana Escoval.

As equipas de Obstetrícia e da Unidade de Neurocríticos do Centro Hospitalar de Lisboa Central realizaram uma cesariana programada à mulher, que estava em morte cerebral desde 20 de fevereiro.

O bebé nasceu com 2,350 kg, após uma gestação de 32 semanas, sem complicações durante e após o ato cirúrgico.

Lourenço, o "bebé-milagre"

Lourenço, o “bebé-milagre”

A morte cerebral da mãe, de 37 anos, foi declarada na sequência de uma hemorragia intracerebral.

A Comissão de Ética e Direção Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Central deu o seu parecer e, em conjunto com a decisão da família da mãe e da família paterna da criança, acordaram manter a gravidez até às 32 semanas de maneira a garantir a viabilidade do feto.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.