“Bebé milagre” já saiu dos cuidados intensivos

(dr)

Primeira foto de Lourenço, o “bebé-milagre”

O bebé que nasceu com a mãe em morte cerebral já está a ser alimentado exclusivamente com leite humano e deixou os cuidados intensivos, anunciou o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) esta segunda-feira.

Lourenço, que nasceu no passado dia 07 de junho no Hospital de São José com a mãe em morte cerebral há 15 semanas, “está clinicamente estável e a sua evolução prossegue favoravelmente”, não necessitando já de cuidados intensivos, adianta o CHLC em comunicado.

Segundo o comunicado, o bebé está está a alimentar-se sem necessidade de soro e encontra-se “transferível para os Cuidados Intermédios da Unidade de Neonatologia”.

Num comunicado divulgado este domingo, o centro hospitalar informava que o bebé estava com 2,210 quilos, tendo aumentado 50 gramas relativamente ao dia anterior.

O nascimento do bebé no Hospital de São José é um facto inédito na medicina portuguesa, de acordo com a presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Ana Escoval.

As equipas de Obstetrícia e da Unidade de Neurocríticos do Centro Hospitalar de Lisboa Central realizaram uma cesariana programada à mulher, que estava em morte cerebral desde 20 de fevereiro.

O bebé nasceu com 2,350 kg, após uma gestação de 32 semanas, sem complicações durante e após o ato cirúrgico.

Lourenço, o "bebé-milagre"

Lourenço, o “bebé-milagre”

A morte cerebral da mãe, de 37 anos, foi declarada na sequência de uma hemorragia intracerebral.

A Comissão de Ética e Direção Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Central deu o seu parecer e, em conjunto com a decisão da família da mãe e da família paterna da criança, acordaram manter a gravidez até às 32 semanas de maneira a garantir a viabilidade do feto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …

Drone bombardeou base paramilitar apoiada pelo Irão. EUA negam envolvimento

Um drone [aparelho aéreo não tripulado] largou esta sexta-feira explosivos sobre uma base das forças paramilitares apoiadas pelo Irão, no norte do Iraque, matando um combatente iraquiano e ferindo dois iranianos, informaram autoridades de segurança …

Só há duas cidades no mundo com mais bilionários do que Moscovo

A cidade de Moscovo, na Rússia, é o terceiro lugar entre as cidades do mundo com mais residentes bilionários, depois de Nova Iorque (Estados Unidos) e Hong Kong (China), de acordo com um estudo recente …

Nova vaga de calor vai assolar a Europa. Temperaturas vão chegar aos 40ºC em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal. “Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da …

Rei da Malásia abdicou do trono por amor. Divorcia-se sete meses depois

Em janeiro, o rei da Malásia Mohammed V abdicou do trono para casar com a ex-modelo russa Rihana Oksana Voevodina. Agora, sete meses depois, o casal divorciou-se. A relação entre Mohammed V e Rihana Oksana Voevodina …

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se. É suspeito de crimes de guerra

O primeiro-ministro do Kosovo, Ramush Haradinaj, antigo comandante dos separatistas armados albaneses (UÇK) durante o conflito (1998-99) demitiu-se esta sexta-feira após ser convocado pelo tribunal especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes …

Hospedeira de bordo pede a mulher para se tapar enquanto amamenta para não ofender outros passageiros

Ainda antes do voo que ligava São Francisco (Estados Unidos) para Amesterdão (Holanda) descolar, Shelby Angel decidiu amamentar a filha de um ano. Era o terceiro voo que faziam juntas e a mãe sabia que …

MP diz que Azeredo sabia desde o início do encobrimento de Tancos e deu aval

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes é suspeito de saber “desde o início” de todo o plano da Polícia Judiciária Militar (PJM) para recuperar o material roubado de Tancos, em junho de 2017, de …

Professores da Venezuela denunciam salários em atraso e despedimentos. "Vamos morrer à fome"

Dezenas de professores do ensino oficial venezuelano manifestaram-se esta quinta-feira em Caracas para pedir a demissão do ministro de Educação, Aristóbulo Istúriz, a quem responsabilizam pelo não pagamento de subsídios em atrasos e por …

A Casa de Papel já estreou. GNR está atenta e vai investigar

A série espanhola A Casa de Papel, distribuída e produzida pela Netflix, estreou a sua terceira parte esta sexta-feira. Em Portugal, os novos episódios estão disponíveis na plataforma de streaming desde as oito da manhã. O …