O primeiro teste feito ao bebé filho de uma mulher infetada com o novo coronavírus deu negativo. Será feito um segundo teste e só aí se poderá saber se a criança está ou não infetada.
“O primeiro teste deu negativo. Será feito outro e só aí se poderá saber se a criança está ou não infetada”, explicou à Lusa fonte oficial daquela unidade hospitalar. O primeiro bebé filho da mulher infetada nasceu na terça-feira de madrugada, no Hospital de São João, no Porto.
“Este caso prova que os serviços estão organizados de forma a dar as melhores respostas, uma vez que aqui está envolvido não só a mãe, como o pai e agora uma criança”, disse Graça Freitas na conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, onde esteve também o secretário de Estado da Saúde, António Sales.
Segundo Graça Freitas, tudo correu de acordo com o que estava programado: “a assistência ao parto foi a ideal, nas condições ideais de isolamento”.
Em Portugal, o número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS) esta quarta-feira ao final da manhã. Segundo o organismo, há ainda 351 casos a aguardar resultados laboratoriais e 6656 pessoas em vigilância.
Lisboa vai ter 2 centros de rastreio já esta semana
Depois do Porto, é a vez de Lisboa criar centros de rastreio e diagnóstico ao novo coronavírus. Segundo apurou o Observador, a autarquia, em conjunto com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), prevê que as duas unidades dedicadas à colheita de amostras já estejam a funcionar no final desta semana.
Os testes de despistagem, a cargo dos laboratórios Germano de Sousa e Unilabs, serão feitos a “cidadãos que tenham prescrição médica passada unidades de saúde do SNS”. De acordo com o da Câmara Municipal, todos os testes serão gratuitos e as duas unidades vão estar abertas ao fim de semana.
Um dos centros de rastreio vai estar localizado na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar, e terá capacidade para realizar entre 300 a 400 testes, funcionando com dois médicos e seis técnicos laboratoriais. O segundo será no Centro de Rastreio Móvel (drive-thru) no Parque das Nações, e a unidade vai ficar instalada no parque de estacionamento. O diário adianta que terá capacidade para 150 análises diárias.
Estes dois centros inserem-se numa rede de 10 unidades a serem instaladas nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Uma boa notícia no meio de todo este caos.
Há que manter essa criança em segurança máxima.