BE “não vai ficar na selfie de Marcelo”, mas também “não será arrastado por polémicas do PS”

Luís Fazenda, dirigente do Bloco de Esquerda, considera que o PS deve ter um candidato próprio, mas que isso não condiciona a esquerda.

O Bloco de Esquerda não gostou das sugestões de quem defendia que o partido deveria apoiar Ana Gomes, na eventualidade de avançar com uma candidatura à Presidência da República.

“O Bloco de Esquerda não vai ficar na selfie de Marcelo, mas também não será arrastado para as legítimas polémicas internas do PS”, avisou Luís Fazenda, num artigo de opinião publicado no esquerda.net, no qual defende que o Bloco, se se juntasse à lista de apoios de Ana Gomes, estaria a “alienar a confiança de quem quer dar expressão a um programa próprio da esquerda que é uma alternativa na democracia”.

O dirigente bloquista considera que apoiar Ana Gomes seria transmitir a ideia de que a esquerda poderia deixar cair a ideia de avançar com candidaturas próprias. Este é, segundo Fazenda, um problema de “falta de comparência do PS” que não pode ter na esquerda “o confinamento numa guerrilha a olhar para a IL, o CDS e o Chega”.

Segundo o Expresso, o bloquista considera que existem pontos comuns, como o combate à corrupção e a opinião sobre a “cleptocracia angolana”, mas considera que há muitos pontos que os separam. “Visões muito diferenciadas sobre a política europeia e os condicionamentos de Bruxelas à Constituição da República”, por exemplo.

Se, por um lado, considera “lamentável” o PS voltar a não patrocinar qualquer candidato, por outro, acredita que isso é um assunto do PS.

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes afirmou, no domingo, que vai refletir sobre as presidenciais, por considerar que “mudou muita coisa” com o primeiro-ministro a antecipar um segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.

No seu espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes anunciou que estaria “a refletir” numa candidatura. “Acho que todos os democratas têm de refletir. Isto tem consequências. Haver um candidato do regime [Marcelo Rebelo de Sousa] que polariza a sociedade, faz o jogo da extrema-direita. É muito perigoso para a democracia. Todos temos de refletir e eu também vou refletir.”

Na quarta-feira, no final de uma visita à Autoeuropa, António Costa fez alusão à eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes não gostou: “Acho que neste momento todos temos todos de refletir na implicações do que se passou, nas implicações que vai ter na democracia”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hungria proíbe "promoção" da homossexualidade junto de menores

A lei húngara proíbe a "representação" da homossexualidade e da transexualidade em espaços públicos, e foi aprovada por 157 deputados. A Hungria aprovou, esta terça-feira, uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade junto dos menores …

Portugueses poupam, em média, 161 euros por mês em teletrabalho

Os portugueses conseguem poupar, em média, cerca de 161 euros por mês em teletrabalho, segundo estudo da Fixando sobre "O Futuro do Trabalho em Portugal". As conclusões deste estudo da Fixando, realizado junto de 6500 pessoas …

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Começa o jogo em Budapeste

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …