BE “fez uma avaliação estratégica do seu afastamento”, diz Duarte Cordeiro

André Kosters / Lusa

Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, responsável pelas negociações do Governo com os partidos, considera que o Bloco de Esquerda (BE) “fez uma avaliação estratégica do seu afastamento” durante a discussão sobre o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

“Quando alguém apresenta exclusivamente matérias que sabe que correspondem a pontos de divergência, não valoriza as aproximações feitas noutras matérias e é natural que isso signifique a opção estratégica de se afastar”, apontou Duarte Cordeiro em entrevista ao Jornal Económico, referindo-se às 12 propostas de alteração do OE2021 do BE.

Quanto ao Partido Comunista Português (PCP), referiu que este “procurou fazer um número muito significativo de alterações”, permitindo que se trabalhasse “num conjunto de avanços”. “Isso também significa uma opção estratégica do PCP, que leu bem a circunstância política”, acrescentou.

Duarte Cordeiro acredita, contudo, que há “capacidade de entendimento” com o BE no futuro. “Da mesma maneira que quando o PCP votou contra o Orçamento Suplementar muita gente vaticinou que era o fim da capacidade de diálogo com o PS e o Governo, e foi possível demonstrar que não era, também não acredito que assim seja necessariamente com o Bloco”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.