/

Banco de Portugal investiga papel de Teixeira dos Santos no Eurobic

6

Miguel A. Lopes / Lusa

O Banco de Portugal (BdP) está a investigar o papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do escândalo Luanda Leaks, que revelou alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal Público, que dá conta que esta investigação surge depois de o antigo ministro das Finanças ter dado explicações sobre movimentações nas contas da Sonangol no EuroBic.

O órgão regulador, liderado por Carlos Costa, quer agora certificar-se de que as informações dadas por Teixeira dos Santos sobre o tema são verdadeiras e que os critérios exigidos em situações do género foram cumpridos, precisa o matutino.

Na base da investigação estão movimentações bancárias que remontam a novembro de 2017, quando Isabel dos Santos estava de saída da presidência da Sonangol.

Na época, saíram da conta da petrolífera angolana no EuroBic 135 milhões de dólares (110 milhões de euros) para uma sociedade no Dubai, a Matter Business Solution, associada à filha do antigo Presidente de Angola José Eduardo dos Santos.

O BdP quer agora confirmar “se as ordens em causa partiram de quem tinha mandato, se o Eurobic teve ou deveria ter tido conhecimento da destituição de Isabel dos Santos antes da sua divulgação e se dispunha, ou não, de indícios sobre a sua ligação à sociedade no Dubai”, pode ler-se na notícia do jornal Público.

Operações “legítimas”

Em entrevista à RTP, o presidente do Eurobic defendeu que as ordem e as movimentações em causa foram legítimas. “Foram ordens legítimas, dadas por quem estava legitimado para as dar, no tempo em que podia dá-las e por isso foram executadas”

O presidente do EuroBic garantiu também que as ordens recebidas pelo banco para fazer as transferências “foram dadas antes de vir a público a notícia da exoneração da engenheira Isabel dos Santos” de presidente da Sonangol, em 15 de novembro de 2017.

A Sonangol nunca interpelou o banco, nunca nos questionou, nunca pôs em causa os movimentos que constam desse extrato que têm a ver com as referidas transferências”.

O governador BdP, Carlos Costa, vai ser ouvido no Parlamento a 4 de março no âmbito do caso Luanda Leaks. Segundo o Jornal de Negócios, objetivo da iniciativa será prestar mais esclarecimentos sobre o processo de venda do EuroBic.

ZAP //

6 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.