Barreiras Duarte foi substituído na lista de intervenientes do PSD

PSD / Flickr

Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD

Feliciano Barreiras Duarte não participou no debate plenário desta quarta-feira, sobre as leis laborais, na Assembleia da República.

Barreiras Duarte, que preside à Comissão de Trabalho e Segurança Social, surgia na agenda da reunião plenária que se realizou esta quarta-feira, na Assembleia da República, cujo tema era a legislação laboral.

No entanto, a pedido do primeiro vice-presidente do grupo parlamentar, Adão Silva, uma agenda “devidamente corrigida” foi enviada aos parlamentares do PSD, em substituição da anterior. Nesse documento, a que o jornal i teve acesso, a posição de Barreiras Duarte foi substituída.

O secretário-geral do PSD, envolto em polémica depois de ter sido obrigado a retificar o seu currículo, ainda não foi à Assembleia da República desde que a investigação foi tornada pública. O Ministério Público já abriu inquérito e o DCIAP está a investigar a alegada falsificação do documento.

Esta terça-feira, Barreiras Duarte emitiu um comunicado que foi desmentido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, que afirma que a carta que o deputado do PSD apresenta como “certificado” não pode ser usada para alegar o estatuto de investigador visitante.

Além disso, a professora Deolinda Adão afirma nunca ter escrito o documento apresentado, ainda que esteja presente a sua assinatura digital, acusando Feliciano de falsificar a sua assinatura.

Fernando Negrão justificou a ausência de Barreiras Duarte com “razões pessoais” que lhe haviam sido comunicadas pelo mesmo. O líder parlamentar do PSD cometeu ontem um embraçoso lapso, ao chamar “arguido” a Feliciano Barreiras Duarte.

“Não, no caso não é arguido, mas tendo sido aberto um processo e podendo evoluir para aí, direi que isto faz parte do normal funcionamento das instituições”, respondeu aos jornalistas, frisando que o “Ministério Público está a exercer as suas funções” e que não é por isso que “as pessoas são mais ou menos sérias”.

Luís Montenegro também se pronunciou acerca da polémica, admitindo que este é “um assunto melindroso e que carece de esclarecimento”. Segundo o jornal i, o ex-líder parlamentar do PSD considera que este caso impede o Rui Rio de passar a mensagem política, causado “dificuldade política” ao partido.

Pedro Santana Lopes diz que quer ver este caso resolvido o mais depressa possível. De acordo com o Observador, Santana Lopes diz que a situação de Barreiras Duarte é “embaraçosa“.

Assim, numa entrevista à SIC Notícias, Santana sugeriu que Barreiras Duarte fizesse um pedido de desculpas por se ter apresentado ao longo de anos com um estatuto que nunca exercera. “Nunca percebi porque é que se escreve uma coisa que não se foi. Isso é que me faz muita confusão. Pedir desculpas é bonito na vida“, afirma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …