Barreiras Duarte foi substituído na lista de intervenientes do PSD

PSD / Flickr

Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD

Feliciano Barreiras Duarte não participou no debate plenário desta quarta-feira, sobre as leis laborais, na Assembleia da República.

Barreiras Duarte, que preside à Comissão de Trabalho e Segurança Social, surgia na agenda da reunião plenária que se realizou esta quarta-feira, na Assembleia da República, cujo tema era a legislação laboral.

No entanto, a pedido do primeiro vice-presidente do grupo parlamentar, Adão Silva, uma agenda “devidamente corrigida” foi enviada aos parlamentares do PSD, em substituição da anterior. Nesse documento, a que o jornal i teve acesso, a posição de Barreiras Duarte foi substituída.

O secretário-geral do PSD, envolto em polémica depois de ter sido obrigado a retificar o seu currículo, ainda não foi à Assembleia da República desde que a investigação foi tornada pública. O Ministério Público já abriu inquérito e o DCIAP está a investigar a alegada falsificação do documento.

Esta terça-feira, Barreiras Duarte emitiu um comunicado que foi desmentido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, que afirma que a carta que o deputado do PSD apresenta como “certificado” não pode ser usada para alegar o estatuto de investigador visitante.

Além disso, a professora Deolinda Adão afirma nunca ter escrito o documento apresentado, ainda que esteja presente a sua assinatura digital, acusando Feliciano de falsificar a sua assinatura.

Fernando Negrão justificou a ausência de Barreiras Duarte com “razões pessoais” que lhe haviam sido comunicadas pelo mesmo. O líder parlamentar do PSD cometeu ontem um embraçoso lapso, ao chamar “arguido” a Feliciano Barreiras Duarte.

“Não, no caso não é arguido, mas tendo sido aberto um processo e podendo evoluir para aí, direi que isto faz parte do normal funcionamento das instituições”, respondeu aos jornalistas, frisando que o “Ministério Público está a exercer as suas funções” e que não é por isso que “as pessoas são mais ou menos sérias”.

Luís Montenegro também se pronunciou acerca da polémica, admitindo que este é “um assunto melindroso e que carece de esclarecimento”. Segundo o jornal i, o ex-líder parlamentar do PSD considera que este caso impede o Rui Rio de passar a mensagem política, causado “dificuldade política” ao partido.

Pedro Santana Lopes diz que quer ver este caso resolvido o mais depressa possível. De acordo com o Observador, Santana Lopes diz que a situação de Barreiras Duarte é “embaraçosa“.

Assim, numa entrevista à SIC Notícias, Santana sugeriu que Barreiras Duarte fizesse um pedido de desculpas por se ter apresentado ao longo de anos com um estatuto que nunca exercera. “Nunca percebi porque é que se escreve uma coisa que não se foi. Isso é que me faz muita confusão. Pedir desculpas é bonito na vida“, afirma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …