Barreiras Duarte foi substituído na lista de intervenientes do PSD

PSD / Flickr

Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD

Feliciano Barreiras Duarte não participou no debate plenário desta quarta-feira, sobre as leis laborais, na Assembleia da República.

Barreiras Duarte, que preside à Comissão de Trabalho e Segurança Social, surgia na agenda da reunião plenária que se realizou esta quarta-feira, na Assembleia da República, cujo tema era a legislação laboral.

No entanto, a pedido do primeiro vice-presidente do grupo parlamentar, Adão Silva, uma agenda “devidamente corrigida” foi enviada aos parlamentares do PSD, em substituição da anterior. Nesse documento, a que o jornal i teve acesso, a posição de Barreiras Duarte foi substituída.

O secretário-geral do PSD, envolto em polémica depois de ter sido obrigado a retificar o seu currículo, ainda não foi à Assembleia da República desde que a investigação foi tornada pública. O Ministério Público já abriu inquérito e o DCIAP está a investigar a alegada falsificação do documento.

Esta terça-feira, Barreiras Duarte emitiu um comunicado que foi desmentido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, que afirma que a carta que o deputado do PSD apresenta como “certificado” não pode ser usada para alegar o estatuto de investigador visitante.

Além disso, a professora Deolinda Adão afirma nunca ter escrito o documento apresentado, ainda que esteja presente a sua assinatura digital, acusando Feliciano de falsificar a sua assinatura.

Fernando Negrão justificou a ausência de Barreiras Duarte com “razões pessoais” que lhe haviam sido comunicadas pelo mesmo. O líder parlamentar do PSD cometeu ontem um embraçoso lapso, ao chamar “arguido” a Feliciano Barreiras Duarte.

“Não, no caso não é arguido, mas tendo sido aberto um processo e podendo evoluir para aí, direi que isto faz parte do normal funcionamento das instituições”, respondeu aos jornalistas, frisando que o “Ministério Público está a exercer as suas funções” e que não é por isso que “as pessoas são mais ou menos sérias”.

Luís Montenegro também se pronunciou acerca da polémica, admitindo que este é “um assunto melindroso e que carece de esclarecimento”. Segundo o jornal i, o ex-líder parlamentar do PSD considera que este caso impede o Rui Rio de passar a mensagem política, causado “dificuldade política” ao partido.

Pedro Santana Lopes diz que quer ver este caso resolvido o mais depressa possível. De acordo com o Observador, Santana Lopes diz que a situação de Barreiras Duarte é “embaraçosa“.

Assim, numa entrevista à SIC Notícias, Santana sugeriu que Barreiras Duarte fizesse um pedido de desculpas por se ter apresentado ao longo de anos com um estatuto que nunca exercera. “Nunca percebi porque é que se escreve uma coisa que não se foi. Isso é que me faz muita confusão. Pedir desculpas é bonito na vida“, afirma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …