Barreiras Duarte foi substituído na lista de intervenientes do PSD

PSD / Flickr

Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD

Feliciano Barreiras Duarte não participou no debate plenário desta quarta-feira, sobre as leis laborais, na Assembleia da República.

Barreiras Duarte, que preside à Comissão de Trabalho e Segurança Social, surgia na agenda da reunião plenária que se realizou esta quarta-feira, na Assembleia da República, cujo tema era a legislação laboral.

No entanto, a pedido do primeiro vice-presidente do grupo parlamentar, Adão Silva, uma agenda “devidamente corrigida” foi enviada aos parlamentares do PSD, em substituição da anterior. Nesse documento, a que o jornal i teve acesso, a posição de Barreiras Duarte foi substituída.

O secretário-geral do PSD, envolto em polémica depois de ter sido obrigado a retificar o seu currículo, ainda não foi à Assembleia da República desde que a investigação foi tornada pública. O Ministério Público já abriu inquérito e o DCIAP está a investigar a alegada falsificação do documento.

Esta terça-feira, Barreiras Duarte emitiu um comunicado que foi desmentido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, que afirma que a carta que o deputado do PSD apresenta como “certificado” não pode ser usada para alegar o estatuto de investigador visitante.

Além disso, a professora Deolinda Adão afirma nunca ter escrito o documento apresentado, ainda que esteja presente a sua assinatura digital, acusando Feliciano de falsificar a sua assinatura.

Fernando Negrão justificou a ausência de Barreiras Duarte com “razões pessoais” que lhe haviam sido comunicadas pelo mesmo. O líder parlamentar do PSD cometeu ontem um embraçoso lapso, ao chamar “arguido” a Feliciano Barreiras Duarte.

“Não, no caso não é arguido, mas tendo sido aberto um processo e podendo evoluir para aí, direi que isto faz parte do normal funcionamento das instituições”, respondeu aos jornalistas, frisando que o “Ministério Público está a exercer as suas funções” e que não é por isso que “as pessoas são mais ou menos sérias”.

Luís Montenegro também se pronunciou acerca da polémica, admitindo que este é “um assunto melindroso e que carece de esclarecimento”. Segundo o jornal i, o ex-líder parlamentar do PSD considera que este caso impede o Rui Rio de passar a mensagem política, causado “dificuldade política” ao partido.

Pedro Santana Lopes diz que quer ver este caso resolvido o mais depressa possível. De acordo com o Observador, Santana Lopes diz que a situação de Barreiras Duarte é “embaraçosa“.

Assim, numa entrevista à SIC Notícias, Santana sugeriu que Barreiras Duarte fizesse um pedido de desculpas por se ter apresentado ao longo de anos com um estatuto que nunca exercera. “Nunca percebi porque é que se escreve uma coisa que não se foi. Isso é que me faz muita confusão. Pedir desculpas é bonito na vida“, afirma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …