Barreiras Duarte não se demite e diz-se “alvo de campanha ignominiosa”

Miguel A. Lopes / Lusa

Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD

Feliciano Barreiras Duarte vai continuar a ser secretário-geral do PSD. “Vou esperar, serenamente e em silêncio absoluto, mas, confesso, magoado, pelos resultados do inquérito da PGR. Sofri muito nos últimos dias, por causa deste vilipêndio”, afirma.

A Procuradoria-Geral da República remeteu para inquérito no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa os elementos que recolheu sobre o caso do currículo do secretário-geral do PSD, Feliciano Barreiras Duarte.

“Na sequência de notícias vindas a público, a Procuradoria-Geral da República procedeu à recolha de elementos. Esses elementos foram encaminhados para o DIAP de Lisboa com vista a inquérito”, revelou a PGR, em resposta à Lusa, sem adiantar mais pormenores.

Apesar da investigação, por ter incluído uma informação falsa no seu currículo, Barreiras Duarte não tenciona demitir-se, considerando “normal” a abertura do inquérito. No entanto, não deixa de notar que neste caso o Ministério Público atuou “depressa“, tendo em conta que a notícia que desencadeou este caso foi publicada no sábado.

Em declarações ao Expresso, Barreiras Duarte mostrou-se “totalmente disponível para colaborar com o DIAP, explicar todo o meu trajeto académico e apresentar todo trabalho de investigação que fiz ao longo destes anos”.

Contudo, nada do que possa apresentar irá validar a alegação de que seria professor visitante na Universidade da Califórnia, em Berkeley, com a qual planeou há dez anos fazer trabalho académico que nunca se chegou a concretizar. Barreiras Duarte já eliminou esse ponto do seu currículo.

Em comunicado, citado pelo Público, Feliciano Barreiras Duarte escreveu que a decisão da PGR de abrir um inquérito “vai ao encontro” dos seus “mais profundos desejos de ver” a atual polémica “cabal e completamente esclarecida”.

“Vou esperar, serenamente e em silêncio absoluto, mas, confesso, magoado, pelos resultados do inquérito da PGR. Sofri muito nos últimos dias, por causa deste vilipêndio”, reage Barreiras Duarte.

“Nada fiz de errado no chamado processo de Berkeley; todos os movimentos e ações relacionados com esse caso estão devidamente documentados e são inequívocos quanto à minha inocência; fui convidado para visiting scholar (estatuto que não confere qualquer grau académico) e não me fiz convidado; não tirei qualquer proveito da Universidade de Berkely – nem financeiro, nem académico, nem profissional, nem político”, garante.

O atual secretário-geral diz-se alvo de uma campanha com motivações políticas. “Tenho nos últimos dias desmentindo o que eu naturalmente sabia ser falso e sido alvo de uma campanha ignominiosa, que me afta e à minha família de forma tão grave quanto só as pessoas de bem podem avaliar”, sublinha.

Barreiras Darte destaca, porém, que o principal objetivo desta “campanha ignominiosa” é “atacar a direcção do PSD e em particular o seu líder, Rui Rio”.

O secretário-geral do PSD falou com Rui Rio sobre o assunto. O líder do partido entendeu e aceitou as explicações do seu secretário-geral e desvalorizou o caso quando foi confrontado pelos jornalistas, no encerramento do congresso do CDS.

“É inequívoco que Barreiras Duarte fez referência a um aspeto do seu currículo que não era preciso e corrigiu, é esta informação que eu tenho e ele deu essa informação à comunicação social”, disse Rio aos jornalistas. “Há um aspeto do seu currículo que estava a mais, não estava preciso, e ele corrigiu“.

Além disso, afirma ainda que “a principal e mais grave acusação” de que é alvo, relativa a falsificação de documentos, “caiu por terra“, já que uma professora da Universidade de Berkeley dá agora como verdadeiro, em declarações ao Observador, um documento que antes tinha garantido que era falso, e que atestará a sua passagem pela instituição californiana como visiting scholar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …