Banksy financia navio que faz resgates de refugiados no Mediterrâneo

Louise Michel / Twitter

O navio “Louise Michel” resgata refugiados no Mediterrâneo

O artista britânico financiou o navio “Louise Michel” para resgatar migrantes no Mediterrâneo, que já está na zona e resgatou 89 pessoas esta quinta-feira.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o navio “Louise Michel”, batizado em homenagem a uma anarquista francesa do século XIX, pintado com uma versão de uma das obras de Banksy, partiu, a 18 de agosto, do porto espanhol de Borriana, perto de Valência.

Esta quinta-feira, a embarcação resgatou 89 pessoas, incluindo 14 mulheres e quatro crianças, no Mediterrâneo Central. O navio está agora à procura de um porto seguro para desembarcar passageiros ou transferi-los para um navio das guardas costeiras europeias.

Segundo o diário inglês, a tripulação do barco é composta por 10 elementos, ativistas europeus com longa experiência em procura e salvamento, que já tinham prestado o seu auxílio noutras duas operações de resgate que envolveram um total de 105 pessoas.

A capitã do navio é Pia Klemp, uma ativista de direitos humanos alemã conhecida por ter conduzido vários outros navios de resgate, incluindo o Sea-Watch 3. O jornal diz que o artista não está a bordo, acrescentando que toda a operação foi montada entre Londres, Berlim e Borriana.

O The Guardian conta que Klemp foi contactada por Banksy por e-mail, em setembro de 2019, sendo que, na altura, a jovem considerou tratar-se de uma brincadeira.

“Olá, Pia. Li a tua história nos jornais. Pareces-me brutal. Sou um artista do Reino Unido e fiz alguns trabalhos sobre a crise dos migrantes. Obviamente não posso ficar com o dinheiro. Poderias usá-lo para comprar um novo barco ou alguma coisa do género? Por favor dá-me notícias. Bom trabalho. Banksy”, escreveu o artista inglês.

A capitã do navio acredita que Banksy a contactou pelo seu compromisso político: “Não vejo o resgate no mar como uma ação humanitária, mas como parte de uma luta antifascista”, disse ao jornal.

Klemp deixou claro que o envolvimento do famoso artista nas operações se limita a dar apoio financeiro. “Banksy não vai fingir que sabe melhor do que nós como dirigir um navio, e nós não vamos fingir que somos artistas”, clarificou.

Muitos barcos pequenos com migrantes, principalmente tunisinos, atracaram durante todo o verão na ilha italiana de Lampedusa, no sul da Sicília.

O Sea-Watch 4, navio das ONG Médicos sem Fronteiras e Sea-Watch, está presente na área desde meados de agosto. Já realizou diversos resgates, recuperando mais de 200 pessoas.

O último navio a regressar do Mediterrâneo central, o Ocean Viking, fretado pela SOS Méditerranée, desembarcou na Sicília, no início de julho, com 180 migrantes, antes de ser imobilizado pelas autoridades italianas por “motivos técnicos”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Espero que o britâniuco leve os imigrantes lá para a terra dele,
    só acho estranho e como e que ele vai fazer isso, se o proprio pais dele, tem uma tolerancia zero,

    isto é, ja nao deixa entrar nem mais um unico imigrante!

  2. Esse Banksy aproveita bem a “moda” para se projetar pois é o herói que resgata para o cidadão comum depois ficar a sustentar… Só não vê quem não quer ou a quem não interessa, comunicação social incluída. Depois vai dar no que se está a passar na Suécia e Noruega, que é apenas o ínicio. Mais uma vez um tipo que tem jeito para a pintura passa a supremo guia do pensamento cultural e da justiça… esperem pela volta do pau!!! só é pena para quem tem a cabeça no sítio ter de levar com isto.

RESPONDER

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …