Bangladesh quer enviar 23 mil refugiados para ilha desabitada

O Bangladesh arrisca-se a criar uma “nova crise” para os refugiados rohingya se em abril avançar com os planos para transferir 23 mil refugiados para Bhashan Char, uma ilha desabitada propensa a ciclones.

O alerta foi dado esta segunda-feira pela relatora especial das Nações Unidas sobre Myanmar, Yanghee Lee, no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

Lee afirmou não ter a certeza se a ilha do Golfo de Bengala é “verdadeiramente habitável”, advertindo, citada pela Al Jazeera, que as deslocalizações “mal planeadas” e sem o consentimento dos refugiados “têm o potencial de criar uma nova crise”.

Cerca de dez mil civis fugiram das suas casas no estado de Rakhine, em Myanmar, desde novembro do ano passado, devido à violência e à falta de ajuda humanitária, contabilizou a relatora da ONU.

Embora a atenção global se concentre na situação dos rohingya em Myanmar, muitos grupos étnicos de Rakhine têm sido afetados pelos confrontos entre os militares e os insurgentes Arakan. Os confrontos já levaram à morte de “vários civis, incluindo crianças”, sublinhou Lee.

Os rohingya são uma minoria muçulmana alvo de uma campanha de repressão em Myanmar. Organizações de defesa dos direitos humanos dizem que, se forem deslocados, os refugiados ficarão presos em Bhashan Char, uma ilha lamacenta e de baixa altitude que inunda durante a estação das monções e oferece poucas oportunidades de subsistência.

No final de fevereiro, o Bangladesh afirmou, no Conselho de Segurança da ONU, que iria deixar de aceitar refugiados rohingya. A posição do Bangladesh foi transmitida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Shahidul Haque, que declarou que “não é possível” acomodar mais refugiados rohingya no território.

Os problemas colocados no processo de regresso de centenas de milhares de rohingya a Myanmar “vão de mal a pior”, alertou o governante, apelando ao Conselho de Segurança para tomar medidas “concretas”.

Shahidul Haque acusou ainda as autoridades de Myanmar de “promessas vazias” durante as negociações entre os dois países para o repatriamento gradual dos vários milhares de rohingya atualmente refugiados em campos no Bangladesh.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …