Bancos não levam a sério as ameaças cibernéticas

elhombredenegro / Flickr

-

O Banco de Inglaterra revelou esta semana que os grandes banqueiros britânicos e outros executivos de topo de entidades prestadoras de serviços financeiros não estão ainda devidamente cientes das ameaças cibernéticas a que estão expostos.

Todos os anos as atividades cibercriminosas custam à economia global cerca de de 445 mil milhões de dólares, valor este que tendencialmente continuará a subir, de acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Os bancos continuam a padecer de uma particular vulnerabilidade a ciberataques, apesar das centenas de milhões de dólares despendidos na fortificação das suas defesas digitais.

Na maioria dos incidentes as motivações dos criminosos passam pelo roubo de dinheiro ou de informação dos clientes e pelo desequilíbrio dos mercados financeiros.

O Comité de Políticas Financeiras do Banco de Inglaterra afirmou que as entidades bancárias tendem a incorrer no erro de arremessar as ameaças cibernéticas para a dimensão das simples complicações técnicas, ao invés de as considerarem problemas que devem ser atendidos pelos mais elevados estratos hierárquicos das organizações.

Há um ano, por exemplo, um ataque informático à JPMorgan Chase levou a que dados de 83 milhões de clientes seus tivessem caído nas mãos de criminosos cibernéticos.

Num outro ataque, em fevereiro, cerca de 27 mil ficheiros com dados pessoais de clientes do Barclays foram desviados do Banco e vendidos a agentes financeiros, que os usaram para retirar dinheiro às pessoas.

O Comité avançou que é imperativo que as firmas financeiras testem as suas próprias defesas – em ambientes controlados – contra eventuais ataques informáticos, acrescentando que os bancos britânicos tendem a fechar os olhos às falhas que tornam permeáveis as suas defesas cibernéticas.

B!T

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …