Bancos ganham mais de 5 milhões de euros por dia com comissões dos clientes

-

Os cinco principais Bancos que actuam em Portugal ganharam 1954 milhões de euros em comissões cobradas aos clientes, ao longo do ano de 2016, um valor que dá qualquer coisa como 5,3 milhões de euros por dia.

Estes dados são avançados pelo Correio da Manhã (CM) que teve acesso aos valores das comissões líquidas registadas nos relatórios e contas anuais, relativos a 2016, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), do Santander Totta, do BPI, do BCP e do Novo Banco.

Estes cinco bancos em conjunto amealharam cerca de 1954 milhões de euros em comissões cobradas aos clientes, durante o ano passado. Um valor global que dá uma média de 5,3 milhões de euros por dia, conforme constata o CM.

A verba choruda representa contudo, “uma descida de 88 milhões de euros nas comissões bancárias” face ao mesmo período de 2015, aponta o mesmo jornal.

Os bancos iniciaram este ano de 2017 com aumentos significativos nos preçários dos serviços prestados aos clientes, como foi o caso da CGD com subidas nos preços dos cartões de débito e nas transferências bancárias.

No caso do Novo Banco, os preços cobrados aos clientes pelas contas à ordem duplicaram.

Um estudo da DECO apurou que, em média, os bancos cobram 15,17 euros pela anuidade de um cartão de débito, o que representa um aumento de 28% relativamente há um ano.

O CM repara que até o simples gesto de levantar dinheiro ao balcão é cobrado com valores que podem variar entre os 4,50 euros da CGD e do BCP e os 12 euros do Novo Banco.

Os Bancos alegam que têm que aumentar as comissões bancárias para gerar lucros, mas a DECO apurou que, nalguns casos, cobram valores ilegais aos clientes, sem prestar qualquer serviço.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …