Bancos ganham mais de 5 milhões de euros por dia com comissões dos clientes

-

Os cinco principais Bancos que actuam em Portugal ganharam 1954 milhões de euros em comissões cobradas aos clientes, ao longo do ano de 2016, um valor que dá qualquer coisa como 5,3 milhões de euros por dia.

Estes dados são avançados pelo Correio da Manhã (CM) que teve acesso aos valores das comissões líquidas registadas nos relatórios e contas anuais, relativos a 2016, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), do Santander Totta, do BPI, do BCP e do Novo Banco.

Estes cinco bancos em conjunto amealharam cerca de 1954 milhões de euros em comissões cobradas aos clientes, durante o ano passado. Um valor global que dá uma média de 5,3 milhões de euros por dia, conforme constata o CM.

A verba choruda representa contudo, “uma descida de 88 milhões de euros nas comissões bancárias” face ao mesmo período de 2015, aponta o mesmo jornal.

Os bancos iniciaram este ano de 2017 com aumentos significativos nos preçários dos serviços prestados aos clientes, como foi o caso da CGD com subidas nos preços dos cartões de débito e nas transferências bancárias.

No caso do Novo Banco, os preços cobrados aos clientes pelas contas à ordem duplicaram.

Um estudo da DECO apurou que, em média, os bancos cobram 15,17 euros pela anuidade de um cartão de débito, o que representa um aumento de 28% relativamente há um ano.

O CM repara que até o simples gesto de levantar dinheiro ao balcão é cobrado com valores que podem variar entre os 4,50 euros da CGD e do BCP e os 12 euros do Novo Banco.

Os Bancos alegam que têm que aumentar as comissões bancárias para gerar lucros, mas a DECO apurou que, nalguns casos, cobram valores ilegais aos clientes, sem prestar qualquer serviço.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Raquel Varela

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. Médico legista fala em homicídio

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. A autópsia confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …