Bancos ganham mais de 5 milhões de euros por dia com comissões dos clientes

-

Os cinco principais Bancos que actuam em Portugal ganharam 1954 milhões de euros em comissões cobradas aos clientes, ao longo do ano de 2016, um valor que dá qualquer coisa como 5,3 milhões de euros por dia.

Estes dados são avançados pelo Correio da Manhã (CM) que teve acesso aos valores das comissões líquidas registadas nos relatórios e contas anuais, relativos a 2016, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), do Santander Totta, do BPI, do BCP e do Novo Banco.

Estes cinco bancos em conjunto amealharam cerca de 1954 milhões de euros em comissões cobradas aos clientes, durante o ano passado. Um valor global que dá uma média de 5,3 milhões de euros por dia, conforme constata o CM.

A verba choruda representa contudo, “uma descida de 88 milhões de euros nas comissões bancárias” face ao mesmo período de 2015, aponta o mesmo jornal.

Os bancos iniciaram este ano de 2017 com aumentos significativos nos preçários dos serviços prestados aos clientes, como foi o caso da CGD com subidas nos preços dos cartões de débito e nas transferências bancárias.

No caso do Novo Banco, os preços cobrados aos clientes pelas contas à ordem duplicaram.

Um estudo da DECO apurou que, em média, os bancos cobram 15,17 euros pela anuidade de um cartão de débito, o que representa um aumento de 28% relativamente há um ano.

O CM repara que até o simples gesto de levantar dinheiro ao balcão é cobrado com valores que podem variar entre os 4,50 euros da CGD e do BCP e os 12 euros do Novo Banco.

Os Bancos alegam que têm que aumentar as comissões bancárias para gerar lucros, mas a DECO apurou que, nalguns casos, cobram valores ilegais aos clientes, sem prestar qualquer serviço.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …