Cartões multibanco estão 28% mais caros

As anuidades dos cartões multibanco têm vindo a aumentar de forma “descontrolada”, segundo apurou a DECO num estudo que concluiu que, em apenas um ano, os bancos aumentaram os preços em 28%.

Os bancos cobram, em média, 15,17 euros pela anuidade de um cartão de débito, o que representa mais 28% do que há um ano.

As contas foram feitas pela DECO, que analisou 17 entidades financeiras, comparando os preços praticados actualmente com aqueles que eram cobrados há sete anos.

Entre 2015 e 2016, fala-se de um “aumento que ultrapassa em 56 vezes a subida da inflação“, sublinha a DECO, reforçando que o aumento é superior a 120% em relação a 2009.

Segundo a DECO, o banco “recordista” nos preços dos cartões multibanco é o Deutsche Bank, que tem a anuidade mais cara.

O banco alemão passou o valor de 10,4 euros, em 2015, para 26 euros, o que representa “um aumento de 150%“, frisa a Associação de Defesa do Consumidor. Em 2009, o Deutsche Bank cobrava apenas sete euros.

Maiores bancos dentro da média

“Considerando apenas os cinco bancos com maior quota de mercado (BPI, Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP e Santander Totta), a média das anuidades atinge os 16,94 euros, tendo os consumidores despendido mais 10% do que no ano passado”, sublinha a DECO.

No Banco Popular, no BBVA e no Crédito Agrícola o aumento foi de 50%, destaca a associação.

Na CGD,  a anuidade ronda os 18,72 euros, enquanto no Millennium BCP e no Novo Banco é de 17,68 euros.

O Banco BiG cobra a comissão mais baixa, de 7,80 euros, o mesmo valor que era cobrado há sete anos.

No extremo oposto, o ActivoBank e o Banco CTT fornecem aos seus clientes o cartão de débito de forma gratuita.

Bancos à procura de receitas

O economista da DECO Proteste, Nuno Rico, explica ao Diário de Notícias que “a única justificação” para o aumento de preços nas anuidades dos bancos “é a procura de receita” para compensar a quebra nos dividendos verificada por causa da “descida acentuada das taxas de juro“.

A DECO considera que estes “aumentos sucessivos” ocorrem “de forma descontrolada”, o que entende ser um alerta que “comprova e reforça a necessidade de impor limites ao custo das anuidades dos cartões de débito”.

Assim, a associação apela à intervenção do Banco de Portugal e dos partidos com assento no Parlamento.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …

Michael Jackson era "doente mental" e uma pessoa "perturbadora", diz Elton John

Elton John defende na sua autobiografia que Michael Jackson era "verdadeiramente doente mental" e uma pessoa "perturbadora", recordando os encontros que teve com o rei da pop, falecido em junho de 2009. O músico britânico escreveu …