Bancos europeus quebraram compromissos com Grécia

Eric Chan / Wikimedia

O Euro em frente ao edifício do BCE - Banco Central Europeu em Frankfurt

O Euro em frente ao edifício do BCE – Banco Central Europeu em Frankfurt

Os bancos alemães, franceses holandeses desfizeram-se de dívida grega em plena crise do euro, contrariando os compromissos assumidos pelos respetivos governos, noticia hoje o El Pais.

Citando “atas confidenciais do FMI [Fundo Monetário Internacional] de maio 2010” a que diz ter tido acesso, o jornal espanhol revela que a “Alemanha, França e Holanda, num dos piores momentos da crise do euro, assumiram o compromisso que os seus bancos apoiariam a Grécia e não venderiam dívida helénica”.

Contudo, refere, os bancos destes três países tinham, no primeiro trimestre de 2010 (antes do resgate à Grécia), mais de 122.000 milhões de dólares em dívida helénica, mas em finais do ano passado este valor havia caído 72%, para menos de 34.000 milhões de dólares.

Tendo por base as atas “estritamente confidenciais” do FMI, o El Pais avança que o apoio da respetiva banca foi um dos argumentos a que recorreram os governos alemão, francês e holandês “para vencer as fortes resistências do FMI na concessão [à Grécia] do maior pacote de ajuda financeira da sua história”.

“Os representantes holandês, francês e alemão transmitiram o compromisso de que os seus bancos comerciais continuaram a apoiar a Grécia, mantendo a sua exposição”, refere.

Contudo, continua, “os dados demonstram precisamente o contrário”, comprovando que os três sócios europeus não cumpriram a sua palavra e agravaram a crise”, com as respetivas “entidades financeiras a desfazerem-se dos títulos [de dívida pública grega], que ‘queimavam’ nas mãos”.

Segundo o El Pais, as mesmas atas revelam que as “divergências e dúvidas relativamente ao êxito do plano” de ajuda financeira surgiram desde o dia em que foi decidido o resgate à Grécia.

“O documento revela claramente as críticas que países como a China, Austrália, Argentina ou Brasil fizeram desde o início”, refere o jornal, notando que, entretanto, “muitas das reservas levantadas pelos membros do Fundo acabaram por confirmar-se”.

“Alguns representantes (China, Egito e Suíça) insistem no risco de que as análises conjuntas acabam por revelar diferenças de critério entre as três instituições representadas [na ‘troika’ – Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu], lê-se na ata citada pelo El Pais e assinada pelo assessor do diretor executivo do FMI, Francesco Spadafora.

“Com o tempo, esses choques tornaram-se evidentes”, sustenta o jornal, recordando que, “quando o FMI admitiu que se equivocou ao menosprezar os efeitos dos cortes na economia grega, a Comissão Europeia mostrou-se indignada e negou qualquer erro”.

Entre as críticas vertidas nas atas do FMI constam ainda alertas da China e da Suíça para a “possibilidade de os prognósticos de crescimento para a Grécia serem demasiado otimistas”, o que poderia “por em risco a sustentabilidade da dívida grega”, assim como advertências da Argentina, Austrália, Canadá, Brasil e Rússia relativamente aos “imensos riscos” do programa de ajuda, não só para a Grécia, mas também para o prestígio do FMI.

Já outros países apontaram um risco que acabou por se confirmar: a necessidade de recorrer a um perdão parcial face à impossibilidade grega de pagar todas as suas dívidas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …