Bancos credores penhoram coleção Berardo, que passa para aos mãos do Estado

António Cotrim / Lusa

O arresto da coleção de obras de arte do empresário Joe Berardo foi decretado judicialmente esta segunda-feira a pedido dos bancos credores, escreve o Público.

De acordo com o diário, que avança a notícia, a providência cautelar decretada sobre a coleção do empresário foi acionada judicialmente a pedido dos bancos credores – a Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco.

Com a penhora, a coleção passa assim para as mãos do Estado, que irá suportar os custos de manutenção da coleção, nomeadamente os seguros, decidiu o tribunal. A coleção em causa está desde 2006 estão no Centro Cultural de Belém (CCB).

Tal como explica o Público, esta foi a solução encontrada para procurar resolver a dívida de quase mil milhões que Berardo contraiu com três bancos, garantindo que o empresário não retirava obras de arte à coleção que está depositada no CCB.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, o ministro-adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, estiveram envolvidos no processo de forma a salvaguardar também os interesses do Estado, que não queria que os quadros fossem vendidos e saíssem do país.

Em declarações ao jornal Observador, fonte oficial da Fundação Berardo diz que nenhuma entidade ligada ao grupo foi notificada pelos tribunais. “Três arrestos anunciados pela comunicação social. Nenhum notificado pelos tribunais”, apontou.

O BCP, que reclama 962 milhões de euros a Joe Berardo, recusou-se a comentar as conversas e negociações entre o Governo e as instituições bancárias, bem como as opções tomadas. “Não comentamos coisa nenhuma”, respondeu o CEO do banco na conferência de imprensa de apresentação dos resultados semestrais, citado pelo semanário Expresso.

“O BCP sabe de muita coisa e acompanhamos de forma muito intensa”, disse Miguel Maya. “Tudo faremos e fazemos para cobrar as dívidas ao BCP (…) Quando digo tudo é tudo dentro dos limites da lei e da ética”, completou.

Nas últimas semanas, recorde-se, os bancos credores têm conseguido aprovações de providências cautelares, que já arrestaram não só a morada de Berardo, em Lisboa, como também o domicílio fiscal, no Funchal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Sr. empresário Joe Berardo que eu saiba não assaltou nenhum banco, alguém autorizou os financiamentos, sem as contra partidas, que eu saiba o genro do Cavaco também comprou o Pavilhão Atlântico?? e outros mais ainda por divulgar, SEGREDO DE ESTADO.

RESPONDER

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …

Manchester United perdeu em casa (e não adiantou faltar às aulas)

Primeira derrota "interna" do United, num jogo que não contou com Cristiano Ronaldo. No duelo entre treinadores portugueses, Nuno venceu Lage. Houve encontro entre treinadores portugueses na terceira ronda da Taça da Liga inglesa. O Tottenham, …

As discotecas vão reabrir a 1 de Outubro - mas 70% devem ir à falência até à Primavera

Apesar da reabertura dos espaços de diversão nocturna estar para breve, as associações que representam o sector queixam-se das burocracias e da falta de apoios e acreditam que muitas discotecas não vão voltar a abrir …

Candidato de Vila do Conde acusado de oferecer 50€ no supermercado por um voto no domingo

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, terá oferecido 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, mas com uma condição: fotografar o boletim de voto com …

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …