Bancos credores penhoram coleção Berardo, que passa para aos mãos do Estado

António Cotrim / Lusa

O arresto da coleção de obras de arte do empresário Joe Berardo foi decretado judicialmente esta segunda-feira a pedido dos bancos credores, escreve o Público.

De acordo com o diário, que avança a notícia, a providência cautelar decretada sobre a coleção do empresário foi acionada judicialmente a pedido dos bancos credores – a Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco.

Com a penhora, a coleção passa assim para as mãos do Estado, que irá suportar os custos de manutenção da coleção, nomeadamente os seguros, decidiu o tribunal. A coleção em causa está desde 2006 estão no Centro Cultural de Belém (CCB).

Tal como explica o Público, esta foi a solução encontrada para procurar resolver a dívida de quase mil milhões que Berardo contraiu com três bancos, garantindo que o empresário não retirava obras de arte à coleção que está depositada no CCB.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, o ministro-adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, estiveram envolvidos no processo de forma a salvaguardar também os interesses do Estado, que não queria que os quadros fossem vendidos e saíssem do país.

Em declarações ao jornal Observador, fonte oficial da Fundação Berardo diz que nenhuma entidade ligada ao grupo foi notificada pelos tribunais. “Três arrestos anunciados pela comunicação social. Nenhum notificado pelos tribunais”, apontou.

O BCP, que reclama 962 milhões de euros a Joe Berardo, recusou-se a comentar as conversas e negociações entre o Governo e as instituições bancárias, bem como as opções tomadas. “Não comentamos coisa nenhuma”, respondeu o CEO do banco na conferência de imprensa de apresentação dos resultados semestrais, citado pelo semanário Expresso.

“O BCP sabe de muita coisa e acompanhamos de forma muito intensa”, disse Miguel Maya. “Tudo faremos e fazemos para cobrar as dívidas ao BCP (…) Quando digo tudo é tudo dentro dos limites da lei e da ética”, completou.

Nas últimas semanas, recorde-se, os bancos credores têm conseguido aprovações de providências cautelares, que já arrestaram não só a morada de Berardo, em Lisboa, como também o domicílio fiscal, no Funchal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Sr. empresário Joe Berardo que eu saiba não assaltou nenhum banco, alguém autorizou os financiamentos, sem as contra partidas, que eu saiba o genro do Cavaco também comprou o Pavilhão Atlântico?? e outros mais ainda por divulgar, SEGREDO DE ESTADO.

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …