Bancos têm 90 dias para adotar medidas de segurança nas caixas multibanco

2

Mário Cruz / Lusa

O Ministério da Administração Interna dá 90 dias à banca para adotar mais medidas de segurança nas caixas multibanco. Entre elas, está a instalação do sistema de tintagem que mancha as notas em caso de ataque.

O Governo quer que a banca aplique novas medidas de proteção de caixas multibanco. O despacho do ministro da Administração Interna é essencialmente dirigido às ATM cujo equipamento apresenta vulnerabilidades de segurança.

Segundo o Diário de Notícias, Eduardo Cabrita assinou um despacho no passado dia 12 de dezembro no qual ordena as entidades bancárias a implementar um conjunto de medidas de segurança extra nas caixas multibanco tidas como sendo de alto risco.

O ministro dá 90 dias aos bancos para instalarem um sistema de tintagem que mancha as notas em caso de ataque, uma medida de prevenção que as forças de segurança entendem ser fundamental.

Até ao final de 2018, quer essas máquinas multibanco – cerca de duas mil – substituídas em todo o país, sob pena de aplicação de multas até 30 mil euros.

Segundo fontes do setor, citadas pelo DN, entre as medidas exigidas está também o estabelecimento de um limite reduzido para o valor máximo que pode estar disponível nas caixas multibanco e a proibição de carregamentos durante a noite.

Esta decisão surge na sequência de reuniões entre o ministro, representantes do setor bancário e as polícias, a última das quais há cerca de um mês no seu ministério, com a presença da Associação Portuguesa de Bancos, a SIBS (que faz a gestão da rede multibanco), a GNR, a Polícia Judiciária e a PSP.

Em meados de Janeiro, Eduardo Cabrita quer realizar uma nova reunião, segundo o jornal, tendo pedido à banca que apresentasse um plano de execução das medidas determinadas no despacho.

Este ano, até ao final de novembro, 175 caixas multibanco foram destruídas por explosão. Foram roubados cerca de dois milhões de euros, de acordo com fontes policiais.

ZAP //

2 Comments

  1. E porque não fazer isto, muito especialmente nos ATMs que o Sr. Eduardo Cabrita e demais ministros mais utilizam pois o dinheiro que estes (des)governantes roubam aos portugueses têm sido de tal monta que se as notas que eles usam nas traficâncias estivessem tingidas, quiçá tivessem mais vergonha de as utilizar. Bem, claro está que isto não resolveria o “gamanço”, pois estes “chicos espertos” utilizam mais o cartão de crédito e débito (este menos) para pagar as suas mordomias.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.