Vírus informático faz caixas de multibanco “cuspirem” notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo.

Na Alemanha, está a ser utilizado um malware para fazer com que as caixas de multibanco ejetem todo o dinheiro dentro delas. Numa investigação conjunta, a Motherboard e a Bayerischer Rundfunk desvendaram novos detalhes destes chamados ataques “jackpot”.

O uso deste método começou em 2017, precisamente na Alemanha, onde ladrões conseguiram roubar mais de um milhão de euros de várias caixas de multibanco do país.

A Vice explica que o programa malicioso é instalado nas próprias máquinas ao aceder fisicamente ao painel de controlo e introduzir uma pen drive. O executável tem o nome de “Cutlet Maker” e apesar de ter uma aparência inocente, tem um poder quase inimaginável.

https://twitter.com/CryptoInsane/status/923227901683732481

E se, por um lado, o número destes ataques tem diminuído em terras germânicas, por outro lado tem-se multiplicado noutras partes do mundo. Estados Unidos, América Latina e sudeste asiático têm sido alguns dos alvos destes roubos. Não tarda, o fenómeno pode até chegar a Portugal, dada a proximidade ao epicentro deste método.

Apesar de tudo, malwares como estes não são revolucionários. Em 2010, durante uma conferência anual de cibersegurança, o investigador Barnaby Jack demonstrou no palco como funcionava a sua versão do programa de “limpar” caixas de multibanco — que resultou na perfeição.

“Para executar um ataque jackpot, você precisa de ter acesso aos componentes internos da caixa de multibanco. Portanto, impedir que o primeiro ataque aconteça, é crucial para impedir o ataque de jackpotting”, realçou David Tente, diretor executivo da ATM Industry Association.

A versão que está à solta é tão ou mais eficaz do que a demonstrada e tem feito a delícia de criminosos por todo o mundo. Christoph Hebbecker, advogado do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, diz que entre fevereiro e novembro de 2017 foram roubados cerca de 1,4 milhões de euros.

Em Berlim, foram detetados 36 ataques “jackpot” desde a primavera de 2018, resultando no roubo de centenas de milhares de euros. No geral, na Alemanha, são 82 casos registados pelas autoridades nos últimos anos.

O problema das caixas de multibanco é que muitas delas são basicamente computadores com versões antigas do Windows, tornando-as presas fáceis para os hackers. Apesar das fabricantes estarem a melhorar neste aspeto, nem todas as caixas de multibanco têm o mais recente sistema.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pode ser que chegue depressa a Portugal e assim sempre se evita o rebentamento dos multibancos e dos edifícios onde eles estão. É um método menos invasivo. As novas tecnologias e o conhecimento ao serviço neste caso do roubo como o nosso primeiro-ministro tanto apregoa.

  2. Colocar o mínimo de dinheiro nas caixas Mb e aceitar pagamentos de forma digital em todos os comércios… Já mudava a criminalidade.. Sou a favor de cortar as mãos à quem rouba… O pescoço também serve…

RESPONDER

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …