Vírus informático faz caixas de multibanco “cuspirem” notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo.

Na Alemanha, está a ser utilizado um malware para fazer com que as caixas de multibanco ejetem todo o dinheiro dentro delas. Numa investigação conjunta, a Motherboard e a Bayerischer Rundfunk desvendaram novos detalhes destes chamados ataques “jackpot”.

O uso deste método começou em 2017, precisamente na Alemanha, onde ladrões conseguiram roubar mais de um milhão de euros de várias caixas de multibanco do país.

A Vice explica que o programa malicioso é instalado nas próprias máquinas ao aceder fisicamente ao painel de controlo e introduzir uma pen drive. O executável tem o nome de “Cutlet Maker” e apesar de ter uma aparência inocente, tem um poder quase inimaginável.

https://twitter.com/CryptoInsane/status/923227901683732481

E se, por um lado, o número destes ataques tem diminuído em terras germânicas, por outro lado tem-se multiplicado noutras partes do mundo. Estados Unidos, América Latina e sudeste asiático têm sido alguns dos alvos destes roubos. Não tarda, o fenómeno pode até chegar a Portugal, dada a proximidade ao epicentro deste método.

Apesar de tudo, malwares como estes não são revolucionários. Em 2010, durante uma conferência anual de cibersegurança, o investigador Barnaby Jack demonstrou no palco como funcionava a sua versão do programa de “limpar” caixas de multibanco — que resultou na perfeição.

“Para executar um ataque jackpot, você precisa de ter acesso aos componentes internos da caixa de multibanco. Portanto, impedir que o primeiro ataque aconteça, é crucial para impedir o ataque de jackpotting”, realçou David Tente, diretor executivo da ATM Industry Association.

A versão que está à solta é tão ou mais eficaz do que a demonstrada e tem feito a delícia de criminosos por todo o mundo. Christoph Hebbecker, advogado do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, diz que entre fevereiro e novembro de 2017 foram roubados cerca de 1,4 milhões de euros.

Em Berlim, foram detetados 36 ataques “jackpot” desde a primavera de 2018, resultando no roubo de centenas de milhares de euros. No geral, na Alemanha, são 82 casos registados pelas autoridades nos últimos anos.

O problema das caixas de multibanco é que muitas delas são basicamente computadores com versões antigas do Windows, tornando-as presas fáceis para os hackers. Apesar das fabricantes estarem a melhorar neste aspeto, nem todas as caixas de multibanco têm o mais recente sistema.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pode ser que chegue depressa a Portugal e assim sempre se evita o rebentamento dos multibancos e dos edifícios onde eles estão. É um método menos invasivo. As novas tecnologias e o conhecimento ao serviço neste caso do roubo como o nosso primeiro-ministro tanto apregoa.

  2. Colocar o mínimo de dinheiro nas caixas Mb e aceitar pagamentos de forma digital em todos os comércios… Já mudava a criminalidade.. Sou a favor de cortar as mãos à quem rouba… O pescoço também serve…

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …