//

Vírus informático faz caixas de multibanco “cuspirem” notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

5

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo.

Na Alemanha, está a ser utilizado um malware para fazer com que as caixas de multibanco ejetem todo o dinheiro dentro delas. Numa investigação conjunta, a Motherboard e a Bayerischer Rundfunk desvendaram novos detalhes destes chamados ataques “jackpot”.

O uso deste método começou em 2017, precisamente na Alemanha, onde ladrões conseguiram roubar mais de um milhão de euros de várias caixas de multibanco do país.

A Vice explica que o programa malicioso é instalado nas próprias máquinas ao aceder fisicamente ao painel de controlo e introduzir uma pen drive. O executável tem o nome de “Cutlet Maker” e apesar de ter uma aparência inocente, tem um poder quase inimaginável.

https://twitter.com/CryptoInsane/status/923227901683732481

E se, por um lado, o número destes ataques tem diminuído em terras germânicas, por outro lado tem-se multiplicado noutras partes do mundo. Estados Unidos, América Latina e sudeste asiático têm sido alguns dos alvos destes roubos. Não tarda, o fenómeno pode até chegar a Portugal, dada a proximidade ao epicentro deste método.

Apesar de tudo, malwares como estes não são revolucionários. Em 2010, durante uma conferência anual de cibersegurança, o investigador Barnaby Jack demonstrou no palco como funcionava a sua versão do programa de “limpar” caixas de multibanco — que resultou na perfeição.

“Para executar um ataque jackpot, você precisa de ter acesso aos componentes internos da caixa de multibanco. Portanto, impedir que o primeiro ataque aconteça, é crucial para impedir o ataque de jackpotting”, realçou David Tente, diretor executivo da ATM Industry Association.

A versão que está à solta é tão ou mais eficaz do que a demonstrada e tem feito a delícia de criminosos por todo o mundo. Christoph Hebbecker, advogado do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, diz que entre fevereiro e novembro de 2017 foram roubados cerca de 1,4 milhões de euros.

Em Berlim, foram detetados 36 ataques “jackpot” desde a primavera de 2018, resultando no roubo de centenas de milhares de euros. No geral, na Alemanha, são 82 casos registados pelas autoridades nos últimos anos.

O problema das caixas de multibanco é que muitas delas são basicamente computadores com versões antigas do Windows, tornando-as presas fáceis para os hackers. Apesar das fabricantes estarem a melhorar neste aspeto, nem todas as caixas de multibanco têm o mais recente sistema.

ZAP //

5 Comments

  1. Pode ser que chegue depressa a Portugal e assim sempre se evita o rebentamento dos multibancos e dos edifícios onde eles estão. É um método menos invasivo. As novas tecnologias e o conhecimento ao serviço neste caso do roubo como o nosso primeiro-ministro tanto apregoa.

  2. Colocar o mínimo de dinheiro nas caixas Mb e aceitar pagamentos de forma digital em todos os comércios… Já mudava a criminalidade.. Sou a favor de cortar as mãos à quem rouba… O pescoço também serve…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.