Vírus informático faz caixas de multibanco “cuspirem” notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo.

Na Alemanha, está a ser utilizado um malware para fazer com que as caixas de multibanco ejetem todo o dinheiro dentro delas. Numa investigação conjunta, a Motherboard e a Bayerischer Rundfunk desvendaram novos detalhes destes chamados ataques “jackpot”.

O uso deste método começou em 2017, precisamente na Alemanha, onde ladrões conseguiram roubar mais de um milhão de euros de várias caixas de multibanco do país.

A Vice explica que o programa malicioso é instalado nas próprias máquinas ao aceder fisicamente ao painel de controlo e introduzir uma pen drive. O executável tem o nome de “Cutlet Maker” e apesar de ter uma aparência inocente, tem um poder quase inimaginável.

https://twitter.com/CryptoInsane/status/923227901683732481

E se, por um lado, o número destes ataques tem diminuído em terras germânicas, por outro lado tem-se multiplicado noutras partes do mundo. Estados Unidos, América Latina e sudeste asiático têm sido alguns dos alvos destes roubos. Não tarda, o fenómeno pode até chegar a Portugal, dada a proximidade ao epicentro deste método.

Apesar de tudo, malwares como estes não são revolucionários. Em 2010, durante uma conferência anual de cibersegurança, o investigador Barnaby Jack demonstrou no palco como funcionava a sua versão do programa de “limpar” caixas de multibanco — que resultou na perfeição.

“Para executar um ataque jackpot, você precisa de ter acesso aos componentes internos da caixa de multibanco. Portanto, impedir que o primeiro ataque aconteça, é crucial para impedir o ataque de jackpotting”, realçou David Tente, diretor executivo da ATM Industry Association.

A versão que está à solta é tão ou mais eficaz do que a demonstrada e tem feito a delícia de criminosos por todo o mundo. Christoph Hebbecker, advogado do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, diz que entre fevereiro e novembro de 2017 foram roubados cerca de 1,4 milhões de euros.

Em Berlim, foram detetados 36 ataques “jackpot” desde a primavera de 2018, resultando no roubo de centenas de milhares de euros. No geral, na Alemanha, são 82 casos registados pelas autoridades nos últimos anos.

O problema das caixas de multibanco é que muitas delas são basicamente computadores com versões antigas do Windows, tornando-as presas fáceis para os hackers. Apesar das fabricantes estarem a melhorar neste aspeto, nem todas as caixas de multibanco têm o mais recente sistema.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pode ser que chegue depressa a Portugal e assim sempre se evita o rebentamento dos multibancos e dos edifícios onde eles estão. É um método menos invasivo. As novas tecnologias e o conhecimento ao serviço neste caso do roubo como o nosso primeiro-ministro tanto apregoa.

  2. Colocar o mínimo de dinheiro nas caixas Mb e aceitar pagamentos de forma digital em todos os comércios… Já mudava a criminalidade.. Sou a favor de cortar as mãos à quem rouba… O pescoço também serve…

RESPONDER

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo, depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto, não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …