/

Banco do Grupo Amorim lucra mais 46% do que o previsto

Maria Pimentel / Wikimedia

Paula Amorim, presidente do CA do Grupo Amorim

O Banco Luso-Brasileiro, o grande activo do Grupo Amorim no sector da banca, teve lucros líquidos que se situaram “46% acima do planeado”, segundo o último relatório de gestão da instituição que tem sede em São Paulo.

“Em comparação com o orçamento, o lucro líquido ficou 46% acima do planeado“, aponta o documento que é citado pelo Jornal de Negócios.

Estes resultados têm como “principal responsável o desempenho positivo das provisões contra devedores duvidosos“, salienta ainda o relatório.

O Banco Luso-Brasileiro (BLB) é, actualmente, o “único activo estratégico do Grupo Américo Amorim na banca”, como evidencia o Negócios.

A instituição financeira foi criado em 1989, pelo grupo de origem portuguesa Tavares de Almeida, tendo sede em São Paulo no Brasil.

O Grupo Amorim entrou no capital do BLB em Janeiro de 2012, detendo, actualmente, 43% das acções. Um grupo brasileiro que actua nas áreas do fabrico de carroçarias para autocarros e da mobilidade detém também 43% do capital.

Após essa entrada do Grupo Amorim na estrutura accionista, o BLB ainda acumulou prejuízos de 106,2 milhões de reais (cerca de 18,7 milhões de euros). Mas, nos últimos oito anos, juntou lucros de 175,4 milhões de reais (à roda de 31,2 milhões de euros), segundo números do Negócios.

O Grupo Amorim também detém uma participação de 7,94% no Banco Carregosa, mas depois da morte do fundador, Américo Amorim, em 2017, colocou-a à venda.

Antes disso, o grupo português tinha tido participações no BPI e no Banco BIC, entre outros bancos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.