Banco de Portugal recusa entregar avaliação sobre o caso BES

Banco Central Europeu

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

O Banco de Portugal rejeitou um pedido de deputados de PS, Bloco de Esquerda e PCP, que solicitaram ao supervisor o relatório de avaliação sobre a sua actuação no âmbito do caso BES.

O requerimento dos deputados prende-se com a Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso Banif, processo que já levou o Banco de Portugal (BdP) a facultar diversa informação confidencial, e a recusa foi denunciada por Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.

O BdP recusa entregar aos deputados o relatório que a própria entidade supervisora solicitou para avaliar a sua actuação no caso BES, argumentando com o “sigilo bancário”, de acordo com o Diário Económico.

O relatório, elaborado pela Boston Consulting Group (BCG), avalia a actuação do BdP no caso que levou à resolução do BES. As conclusões desta auditoria foram divulgadas, mas o seu conteúdo concreto não, sob a justificação do “dever de confidencialidade”, cita o DE.

Argumentos que não satisfazem os deputados, nomeadamente Mariana Mortágua, entendendo os bloquistas que este relatório é “fundamental” para proceder a uma “avaliação integrada” da actuação do BdP, conforme refere o DE.

Os deputados acreditam que o documento pode conter nota de alguma “falta grave” do BdP, o que abriria o caminho a uma saída legítima do governador Carlos Costa, conforme é pretensão da maioria parlamentar de Esquerda.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Como?!
    Mas esta escumalha faz o que lhes apetece?
    Fora já com esses mafiosos/ladroes/parasitas, cujo excelente trabalho está em à vista de todos!!
    Já ontem era tarde!!

  2. O que o povo agora espera é que de facto tudo isto acabe em bem e como um conto de fadas, por um lado temos um BdP duvidoso e em quem certamente já poucos acreditam, por outro lado temos agora as pessoas no Poder político ou a sustentá-lo que ainda há bem pouco tempo tinham na ponta da língua soluções para tudo.

  3. A recondução deste costa à frente do banco de Portugal. Deve se brincadeira. Então o f. da p. que na véspera da falência do BES dizia que estava tudo bem e que o banco era sólido como chumbo e depois desculpou-se com maus aconselhamentos e a p. que o p. vai agora de novo estar à frente do BdP. Somos masoquistas oh quê? Ponham esse f. da p. a léguas, obriguem-no a emigrar. Que vá gerir o banco de Angola porque aí a cornupção (mistura de cornos mais corruptos) é prática corrente. Agora em Portugal? Quando saímos do terceiro mundo? Salafrário…

RESPONDER

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …

Administrador nomeado pelo Estado demitiu-se da Fundação Coleção Berardo. Já há substituto

João Neves apresentou à tutela a sua demissão de administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC) na passada quinta-feira, devido ao processo de guarda do arresto das cerca das mil …