Banco de Portugal recusa entregar avaliação sobre o caso BES

Banco Central Europeu

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

O Banco de Portugal rejeitou um pedido de deputados de PS, Bloco de Esquerda e PCP, que solicitaram ao supervisor o relatório de avaliação sobre a sua actuação no âmbito do caso BES.

O requerimento dos deputados prende-se com a Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso Banif, processo que já levou o Banco de Portugal (BdP) a facultar diversa informação confidencial, e a recusa foi denunciada por Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.

O BdP recusa entregar aos deputados o relatório que a própria entidade supervisora solicitou para avaliar a sua actuação no caso BES, argumentando com o “sigilo bancário”, de acordo com o Diário Económico.

O relatório, elaborado pela Boston Consulting Group (BCG), avalia a actuação do BdP no caso que levou à resolução do BES. As conclusões desta auditoria foram divulgadas, mas o seu conteúdo concreto não, sob a justificação do “dever de confidencialidade”, cita o DE.

Argumentos que não satisfazem os deputados, nomeadamente Mariana Mortágua, entendendo os bloquistas que este relatório é “fundamental” para proceder a uma “avaliação integrada” da actuação do BdP, conforme refere o DE.

Os deputados acreditam que o documento pode conter nota de alguma “falta grave” do BdP, o que abriria o caminho a uma saída legítima do governador Carlos Costa, conforme é pretensão da maioria parlamentar de Esquerda.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Como?!
    Mas esta escumalha faz o que lhes apetece?
    Fora já com esses mafiosos/ladroes/parasitas, cujo excelente trabalho está em à vista de todos!!
    Já ontem era tarde!!

  2. O que o povo agora espera é que de facto tudo isto acabe em bem e como um conto de fadas, por um lado temos um BdP duvidoso e em quem certamente já poucos acreditam, por outro lado temos agora as pessoas no Poder político ou a sustentá-lo que ainda há bem pouco tempo tinham na ponta da língua soluções para tudo.

  3. A recondução deste costa à frente do banco de Portugal. Deve se brincadeira. Então o f. da p. que na véspera da falência do BES dizia que estava tudo bem e que o banco era sólido como chumbo e depois desculpou-se com maus aconselhamentos e a p. que o p. vai agora de novo estar à frente do BdP. Somos masoquistas oh quê? Ponham esse f. da p. a léguas, obriguem-no a emigrar. Que vá gerir o banco de Angola porque aí a cornupção (mistura de cornos mais corruptos) é prática corrente. Agora em Portugal? Quando saímos do terceiro mundo? Salafrário…

RESPONDER

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …