Banco de Portugal recusa entregar avaliação sobre o caso BES

Banco Central Europeu

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

O Banco de Portugal rejeitou um pedido de deputados de PS, Bloco de Esquerda e PCP, que solicitaram ao supervisor o relatório de avaliação sobre a sua actuação no âmbito do caso BES.

O requerimento dos deputados prende-se com a Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso Banif, processo que já levou o Banco de Portugal (BdP) a facultar diversa informação confidencial, e a recusa foi denunciada por Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.

O BdP recusa entregar aos deputados o relatório que a própria entidade supervisora solicitou para avaliar a sua actuação no caso BES, argumentando com o “sigilo bancário”, de acordo com o Diário Económico.

O relatório, elaborado pela Boston Consulting Group (BCG), avalia a actuação do BdP no caso que levou à resolução do BES. As conclusões desta auditoria foram divulgadas, mas o seu conteúdo concreto não, sob a justificação do “dever de confidencialidade”, cita o DE.

Argumentos que não satisfazem os deputados, nomeadamente Mariana Mortágua, entendendo os bloquistas que este relatório é “fundamental” para proceder a uma “avaliação integrada” da actuação do BdP, conforme refere o DE.

Os deputados acreditam que o documento pode conter nota de alguma “falta grave” do BdP, o que abriria o caminho a uma saída legítima do governador Carlos Costa, conforme é pretensão da maioria parlamentar de Esquerda.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Como?!
    Mas esta escumalha faz o que lhes apetece?
    Fora já com esses mafiosos/ladroes/parasitas, cujo excelente trabalho está em à vista de todos!!
    Já ontem era tarde!!

  2. O que o povo agora espera é que de facto tudo isto acabe em bem e como um conto de fadas, por um lado temos um BdP duvidoso e em quem certamente já poucos acreditam, por outro lado temos agora as pessoas no Poder político ou a sustentá-lo que ainda há bem pouco tempo tinham na ponta da língua soluções para tudo.

  3. A recondução deste costa à frente do banco de Portugal. Deve se brincadeira. Então o f. da p. que na véspera da falência do BES dizia que estava tudo bem e que o banco era sólido como chumbo e depois desculpou-se com maus aconselhamentos e a p. que o p. vai agora de novo estar à frente do BdP. Somos masoquistas oh quê? Ponham esse f. da p. a léguas, obriguem-no a emigrar. Que vá gerir o banco de Angola porque aí a cornupção (mistura de cornos mais corruptos) é prática corrente. Agora em Portugal? Quando saímos do terceiro mundo? Salafrário…

RESPONDER

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …

António Mexia investe 25 mil euros no aumento de capital da EDP

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, que se encontra com funções suspensas, subscreveu 7738 ações, num investimento de 24.535 euros, no aumento de capital de mais de mil milhões de euros do …

Liga quer adeptos nas bancadas em setembro. Governo não se compromete

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta quarta-feira, que o organismo está a trabalhar para que a época 2020/21 comece com público nas bancadas. Na conferência "Futebol Profissional e Economia Pós COVID-19", …

ONU teme "catástrofe geracional" e pede medidas para reabertura das escolas

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu na terça-feira a todos países para que seja dada prioridade à reabertura das escolas sempre que haja controlo da transmissão local dos contágios de covid-19, alertando que o …