Banco de Portugal recusa entregar avaliação sobre o caso BES

Banco Central Europeu

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

O Banco de Portugal rejeitou um pedido de deputados de PS, Bloco de Esquerda e PCP, que solicitaram ao supervisor o relatório de avaliação sobre a sua actuação no âmbito do caso BES.

O requerimento dos deputados prende-se com a Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso Banif, processo que já levou o Banco de Portugal (BdP) a facultar diversa informação confidencial, e a recusa foi denunciada por Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.

O BdP recusa entregar aos deputados o relatório que a própria entidade supervisora solicitou para avaliar a sua actuação no caso BES, argumentando com o “sigilo bancário”, de acordo com o Diário Económico.

O relatório, elaborado pela Boston Consulting Group (BCG), avalia a actuação do BdP no caso que levou à resolução do BES. As conclusões desta auditoria foram divulgadas, mas o seu conteúdo concreto não, sob a justificação do “dever de confidencialidade”, cita o DE.

Argumentos que não satisfazem os deputados, nomeadamente Mariana Mortágua, entendendo os bloquistas que este relatório é “fundamental” para proceder a uma “avaliação integrada” da actuação do BdP, conforme refere o DE.

Os deputados acreditam que o documento pode conter nota de alguma “falta grave” do BdP, o que abriria o caminho a uma saída legítima do governador Carlos Costa, conforme é pretensão da maioria parlamentar de Esquerda.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Como?!
    Mas esta escumalha faz o que lhes apetece?
    Fora já com esses mafiosos/ladroes/parasitas, cujo excelente trabalho está em à vista de todos!!
    Já ontem era tarde!!

  2. O que o povo agora espera é que de facto tudo isto acabe em bem e como um conto de fadas, por um lado temos um BdP duvidoso e em quem certamente já poucos acreditam, por outro lado temos agora as pessoas no Poder político ou a sustentá-lo que ainda há bem pouco tempo tinham na ponta da língua soluções para tudo.

  3. A recondução deste costa à frente do banco de Portugal. Deve se brincadeira. Então o f. da p. que na véspera da falência do BES dizia que estava tudo bem e que o banco era sólido como chumbo e depois desculpou-se com maus aconselhamentos e a p. que o p. vai agora de novo estar à frente do BdP. Somos masoquistas oh quê? Ponham esse f. da p. a léguas, obriguem-no a emigrar. Que vá gerir o banco de Angola porque aí a cornupção (mistura de cornos mais corruptos) é prática corrente. Agora em Portugal? Quando saímos do terceiro mundo? Salafrário…

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …