Bancada exige vitória de Negrão contra Costa (e “não se pode apaixonar”)

Miguel A. Lopes / Lusa

Fernando Negrão é o novo líder parlamentar do PSD

Fernando Negrão enfrenta nesta quarta-feira o seu primeiro debate quinzenal à frente da bancada parlamentar do PSD. Uma “primeira prova de fogo” diante de António Costa em que precisa de provas aos deputados do seu partido que merece liderá-los.

Numa altura em que Rui Rio, o recém-empossado presidente do PSD, e António Costa têm mantido um “namoro” público, com o intuito de firmar entendimentos políticos futuros, espera-se alguma “condescendência” da parte do primeiro-ministro, como referem deputados sociais-democratas ao Observador.

Mas “no meio de tanto namorico, o PSD não se pode apaixonar“, avisa um deputado na mesma publicação, deixando a dica a Fernando Negrão.

Eleito com apenas 35 votos favoráveis, num universo de 89 deputados, o novo líder da bancada parlamentar do PSD tem que dar provas de que merece estar no lugar, no debate que começa às 15 horas desta quarta-feira. Até se quiser acabar com os sinais evidentes de divisão no grupo parlamentar.

“Uma coisa foi a eleição e as circunstâncias em que aconteceu. Mas tenho a esperança e a certeza de que vencerá o debate“, considera no Expresso o deputado social-democrata Sérgio Azevedo.

“É experiente, tem conhecimentos e é capaz de enfrentar o primeiro-ministro“, diz também o deputado António Topa, vogal da Comissão Política Nacional do PSD, em declarações ao semanário.

O PSD será o segundo partido a intervir no debate quinzenal, depois do PCP, devendo apostar em temas como a saúde, a justiça, a descentralização e a reforma da Segurança Social.

À RTP, Negrão já disse que não quer fazer destes duelos parlamentares uma “guerra” com o primeiro-ministro. “Tenciono ter sessões de trabalho com António Costa nos debates quinzenais”, apontou.

O dia da estreia de Fernando Negrão coincide com o último dia no parlamento do ex-líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que deixa a Assembleia da República.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está negra a vida deste Negrão…
    Sendo a democracia o regime da maioria, começa mal. Pelo menos, começa pouco democraticamente, já que obteve apenas o apoio de uma minoria do grupo parlamentar que é suposto ir chefiar. Imagine-se um comandante militar sem o respeito das suas tropas!
    Já não lhe bastava ter de enfrentar a experiência e a habilidade de Costa nestes debates…

  2. Belo comentário.
    No entanto, o traqueijo político de homens destemidos, cientes da sua argúcia, em nada impede de exibir os seus dotes. “Le style c’est l’homme”, dizia Bossuet. Poratanto, a retórica e a oratória serão as armas deste ilustre deputado. Força NEGRÃO.

RESPONDER

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …