Bancada exige vitória de Negrão contra Costa (e “não se pode apaixonar”)

Miguel A. Lopes / Lusa

Fernando Negrão é o novo líder parlamentar do PSD

Fernando Negrão enfrenta nesta quarta-feira o seu primeiro debate quinzenal à frente da bancada parlamentar do PSD. Uma “primeira prova de fogo” diante de António Costa em que precisa de provas aos deputados do seu partido que merece liderá-los.

Numa altura em que Rui Rio, o recém-empossado presidente do PSD, e António Costa têm mantido um “namoro” público, com o intuito de firmar entendimentos políticos futuros, espera-se alguma “condescendência” da parte do primeiro-ministro, como referem deputados sociais-democratas ao Observador.

Mas “no meio de tanto namorico, o PSD não se pode apaixonar“, avisa um deputado na mesma publicação, deixando a dica a Fernando Negrão.

Eleito com apenas 35 votos favoráveis, num universo de 89 deputados, o novo líder da bancada parlamentar do PSD tem que dar provas de que merece estar no lugar, no debate que começa às 15 horas desta quarta-feira. Até se quiser acabar com os sinais evidentes de divisão no grupo parlamentar.

“Uma coisa foi a eleição e as circunstâncias em que aconteceu. Mas tenho a esperança e a certeza de que vencerá o debate“, considera no Expresso o deputado social-democrata Sérgio Azevedo.

“É experiente, tem conhecimentos e é capaz de enfrentar o primeiro-ministro“, diz também o deputado António Topa, vogal da Comissão Política Nacional do PSD, em declarações ao semanário.

O PSD será o segundo partido a intervir no debate quinzenal, depois do PCP, devendo apostar em temas como a saúde, a justiça, a descentralização e a reforma da Segurança Social.

À RTP, Negrão já disse que não quer fazer destes duelos parlamentares uma “guerra” com o primeiro-ministro. “Tenciono ter sessões de trabalho com António Costa nos debates quinzenais”, apontou.

O dia da estreia de Fernando Negrão coincide com o último dia no parlamento do ex-líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que deixa a Assembleia da República.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está negra a vida deste Negrão…
    Sendo a democracia o regime da maioria, começa mal. Pelo menos, começa pouco democraticamente, já que obteve apenas o apoio de uma minoria do grupo parlamentar que é suposto ir chefiar. Imagine-se um comandante militar sem o respeito das suas tropas!
    Já não lhe bastava ter de enfrentar a experiência e a habilidade de Costa nestes debates…

  2. Belo comentário.
    No entanto, o traqueijo político de homens destemidos, cientes da sua argúcia, em nada impede de exibir os seus dotes. “Le style c’est l’homme”, dizia Bossuet. Poratanto, a retórica e a oratória serão as armas deste ilustre deputado. Força NEGRÃO.

RESPONDER

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …