Bancada exige vitória de Negrão contra Costa (e “não se pode apaixonar”)

Miguel A. Lopes / Lusa

Fernando Negrão é o novo líder parlamentar do PSD

Fernando Negrão enfrenta nesta quarta-feira o seu primeiro debate quinzenal à frente da bancada parlamentar do PSD. Uma “primeira prova de fogo” diante de António Costa em que precisa de provas aos deputados do seu partido que merece liderá-los.

Numa altura em que Rui Rio, o recém-empossado presidente do PSD, e António Costa têm mantido um “namoro” público, com o intuito de firmar entendimentos políticos futuros, espera-se alguma “condescendência” da parte do primeiro-ministro, como referem deputados sociais-democratas ao Observador.

Mas “no meio de tanto namorico, o PSD não se pode apaixonar“, avisa um deputado na mesma publicação, deixando a dica a Fernando Negrão.

Eleito com apenas 35 votos favoráveis, num universo de 89 deputados, o novo líder da bancada parlamentar do PSD tem que dar provas de que merece estar no lugar, no debate que começa às 15 horas desta quarta-feira. Até se quiser acabar com os sinais evidentes de divisão no grupo parlamentar.

“Uma coisa foi a eleição e as circunstâncias em que aconteceu. Mas tenho a esperança e a certeza de que vencerá o debate“, considera no Expresso o deputado social-democrata Sérgio Azevedo.

“É experiente, tem conhecimentos e é capaz de enfrentar o primeiro-ministro“, diz também o deputado António Topa, vogal da Comissão Política Nacional do PSD, em declarações ao semanário.

O PSD será o segundo partido a intervir no debate quinzenal, depois do PCP, devendo apostar em temas como a saúde, a justiça, a descentralização e a reforma da Segurança Social.

À RTP, Negrão já disse que não quer fazer destes duelos parlamentares uma “guerra” com o primeiro-ministro. “Tenciono ter sessões de trabalho com António Costa nos debates quinzenais”, apontou.

O dia da estreia de Fernando Negrão coincide com o último dia no parlamento do ex-líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que deixa a Assembleia da República.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está negra a vida deste Negrão…
    Sendo a democracia o regime da maioria, começa mal. Pelo menos, começa pouco democraticamente, já que obteve apenas o apoio de uma minoria do grupo parlamentar que é suposto ir chefiar. Imagine-se um comandante militar sem o respeito das suas tropas!
    Já não lhe bastava ter de enfrentar a experiência e a habilidade de Costa nestes debates…

  2. Belo comentário.
    No entanto, o traqueijo político de homens destemidos, cientes da sua argúcia, em nada impede de exibir os seus dotes. “Le style c’est l’homme”, dizia Bossuet. Poratanto, a retórica e a oratória serão as armas deste ilustre deputado. Força NEGRÃO.

RESPONDER

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …

Há novas regras para subir ao Everest. E é preciso apresentar currículo

O Nepal acaba de anunciar novas regras para escalar o Evereste. Com 8848 metros de altitude, é a montanha mais alta do mundo e verdadeira obsessão para alguns alpinistas, colecionadores de cumes, e cujo número …

"Não há comida, nem dinheiro". Bolsonaro reduz horário do exército

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país "está sem dinheiro", o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas. "O Exército …

“Vacinada contra o socialismo”, Zita Seabra troca PSD pelo Iniciativa Liberal

A ex-dirigente comunista Zita Seabra, que até há poucos meses era militante do PSD, deixou os sociais-democratas para os trocar pela recém-criada Iniciativa Liberal. Zita Seabra disse ao Expresso que acredita que “os caminhos para refazer …

O bom gigante que quis voltar agora não quer sair

O Sporting ainda está a preparar o plantel para a época que acaba de arrancar, e a cada vez mais provável permanência de Bruno Fernandes obriga a SAD a vender alguns dos seus ativos. Bas …

"Lá vai o 'experto' dos pneumáticos". Ana Gomes volta a provocar Luís Filipe Vieira

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, utilizou um artigo publicado na revista económica norte-americana Forbes para voltar ao tema do financiamento de clubes de futebol. Nas redes sociais, Ana Gomes provocou o "experto dos pneumáticos" com a …

Fenprof acusa Governo de eleitoralismo com antecipação de colocação de docentes

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou o Ministério da Educação de ter mais interesse nas eleições do que nas escolas e nos professores, comentando desta forma a antecipação da divulgação das listas de colocação …

Guimarães vê perigo em pedreiras e fecha estrada. Ministério do Ambiente não

A freguesia de Airão Santa Maria tem uma estrada encerrada entre duas pedreiras desde março. A Câmara Municipal de Guimarães entendeu que estava em causa a segurança da população e mandou cortar o caminho com …

Água do mar está mais fria no Algarve do que no Minho (e já se sabe porquê)

Nas regiões mais a sul do país, em especial na costa ocidental mas mesmo em algumas zonas do Algarve, a água do mar está mais fria do que no norte do país. A culpa, escreve o …

A despesa pública nunca foi tão pouco produtiva

Apenas um em cada seis euros gastos pelo Estado português tem hoje impacto direto positivo no crescimento da economia a longo prazo. Os dados atualmente disponíveis só vão até 2017, mas os mínimos agora atingidos prenunciam …