Bancada exige vitória de Negrão contra Costa (e “não se pode apaixonar”)

Miguel A. Lopes / Lusa

Fernando Negrão é o novo líder parlamentar do PSD

Fernando Negrão enfrenta nesta quarta-feira o seu primeiro debate quinzenal à frente da bancada parlamentar do PSD. Uma “primeira prova de fogo” diante de António Costa em que precisa de provas aos deputados do seu partido que merece liderá-los.

Numa altura em que Rui Rio, o recém-empossado presidente do PSD, e António Costa têm mantido um “namoro” público, com o intuito de firmar entendimentos políticos futuros, espera-se alguma “condescendência” da parte do primeiro-ministro, como referem deputados sociais-democratas ao Observador.

Mas “no meio de tanto namorico, o PSD não se pode apaixonar“, avisa um deputado na mesma publicação, deixando a dica a Fernando Negrão.

Eleito com apenas 35 votos favoráveis, num universo de 89 deputados, o novo líder da bancada parlamentar do PSD tem que dar provas de que merece estar no lugar, no debate que começa às 15 horas desta quarta-feira. Até se quiser acabar com os sinais evidentes de divisão no grupo parlamentar.

“Uma coisa foi a eleição e as circunstâncias em que aconteceu. Mas tenho a esperança e a certeza de que vencerá o debate“, considera no Expresso o deputado social-democrata Sérgio Azevedo.

“É experiente, tem conhecimentos e é capaz de enfrentar o primeiro-ministro“, diz também o deputado António Topa, vogal da Comissão Política Nacional do PSD, em declarações ao semanário.

O PSD será o segundo partido a intervir no debate quinzenal, depois do PCP, devendo apostar em temas como a saúde, a justiça, a descentralização e a reforma da Segurança Social.

À RTP, Negrão já disse que não quer fazer destes duelos parlamentares uma “guerra” com o primeiro-ministro. “Tenciono ter sessões de trabalho com António Costa nos debates quinzenais”, apontou.

O dia da estreia de Fernando Negrão coincide com o último dia no parlamento do ex-líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que deixa a Assembleia da República.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Está negra a vida deste Negrão…
    Sendo a democracia o regime da maioria, começa mal. Pelo menos, começa pouco democraticamente, já que obteve apenas o apoio de uma minoria do grupo parlamentar que é suposto ir chefiar. Imagine-se um comandante militar sem o respeito das suas tropas!
    Já não lhe bastava ter de enfrentar a experiência e a habilidade de Costa nestes debates…

  2. Belo comentário.
    No entanto, o traqueijo político de homens destemidos, cientes da sua argúcia, em nada impede de exibir os seus dotes. “Le style c’est l’homme”, dizia Bossuet. Poratanto, a retórica e a oratória serão as armas deste ilustre deputado. Força NEGRÃO.

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …