Negrão quer resolver tudo com um “tête-à-tête”

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Rio com Fernando Negrão (e) e David Justino (d)

Rui Rio abre as portas do Parlamento à saída dos deputados do PSD que não queiram colaborar com a sua direcção. Um aviso que surge quando Fernando Negrão, o recém-eleito líder da bancada parlamentar, com menos de 40% dos votos, diz que espera resolver o conflito interno com um “tête-à-tête”.

A primeira reunião da bancada parlamentar do PSD sob a liderança de Fernando Negrão, eleito na semana passada com menos de 40% dos votos, o pior resultado em 16 anos, foi convocada para quinta-feira de manhã, como disseram à Lusa fontes sociais-democratas.

Nesse encontro, Fernando Negrão espera colocar um ponto final no desconforto interno, como deixa antever ao Expresso.

Eleito líder do grupo parlamentar do PSD com apenas 35 votos favoráveis, 32 brancos e 21 nulos, Fernando Negrão diz ao semanário que não quer Rui Rio presente na primeira reunião entre os 89 deputados sociais-democratas.

“Face ao que aconteceu na votação para a liderança da bancada, acho que a primeira reunião não deve ser com o presidente do partido”, frisa Negrão. “Isto é entre mim e os deputados”, acrescenta, salientando o interesse em ter um “tête-à-tête” frontal com os elementos da bancada.

O incómodo no grupo parlamentar é tanto maior porque deputados que integram as listas de Negrão, para serem vice-presidentes de bancada ou coordenadores, não terão votado nele.

“Há um problema, não de natureza política, mas de natureza ética, há um problema neste grupo parlamentar, porque houve pessoas – eventualmente duas, podem ser mais – que aceitaram integrar a lista e depois terão votado em branco“, assumiu Negrão, depois da eleição.

O semanário apurou que “terão sido “dez ou mais” os deputados que tiveram essa atitude dúplice”.

Rio avisa quem não quer colaborar

E perante esta tensão interna, Rui Rio lança um aviso à navegação, abrindo a porta de saída a quem não quiser trabalhar com a sua direcção.

“À partida contamos com 89 deputados. Aqueles que não quiserem colaborar assumem a responsabilidade de não colaborar, vou trabalhar com todos aqueles que quiserem trabalhar”, afirmou depois do almoço com o Presidente da República em Belém.

Rui Rio só deverá encontrar-se com os deputados do PSD na próxima semana, ou seja, quase três semanas depois de ter sido eleito. Até lá, conta com Negrão para “estabilizar” os ânimos entre os deputados.

A reunião do grupo parlamentar social-democrata está marcada para esta quinta-feira, às 11 horas, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Fernando Negrão foi o único candidato à sucessão de Hugo Soares, que convocou eleições antecipadas para a liderança parlamentar depois de Rui Rio lhe ter transmitido a vontade de trabalhar com outra direcção de bancada.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.