Rui Rio abre porta de saída a deputados

8

Paulo Novais / Lusa

O novo líder do PSD, Rui Rio

Depois de um almoço com o Presidente da República, o líder do PSD manifestou, esta segunda-feira, vontade de trabalhar com os 89 deputados do grupo, mas avisou que os que “não quiserem” assumem essa responsabilidade.

“Os deputados são 89, à partida contamos com 89. Aqueles que não quiserem colaborar assumem essa responsabilidade de não colaborar, vou trabalhar com todos aqueles que quiserem trabalhar”, afirmou Rui Rio, em resposta aos jornalistas, no final de um almoço de trabalho com o Presidente da República, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Questionado se irá reunir-se ainda esta semana com a bancada do PSD, depois de o líder parlamentar ter sido eleito com menos de 40% dos votos, Rui Rio respondeu: “O grupo parlamentar não tem a direção toda eleita ainda, deixe eleger a direção toda, deixe estabilizar”, disse, referindo-se à eleição dos coordenadores e dos vice-coordenadores da bancada, que ainda não ocorreu.

Relativamente à reapreciação do diploma sobre o financiamento dos partidos, marcada para sexta-feira e cuja versão inicial foi vetada pelo chefe de Estado, o líder do PSD assegurou que mantém as dúvidas que manifestou na campanha interna sobre a isenção total do IVA para as forças políticas.

“Vou ver com o grupo parlamentar, a direção foi eleita há muito pouco tempo – ainda nem sequer foi toda eleita – vamos ver isso com pormenor, sendo certo que o que eu disse na campanha mantenho, precisamente na parte do IVA”, afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a reunir-se hoje com o novo líder do PSD, que já tinha sido recebido pelo chefe de Estado, na última segunda-feira, e pelo primeiro-ministro, na terça.

Durante o almoço, os dois “falaram de tudo um pouco” e “em revista os diversos temas nacionais da atualidade e sem ser da atualidade”, disse Rio aos jornalistas, citado pela TSF.

“Quando falamos em questões de reformas estruturais, naturalmente que ninguém traz as reformas estruturais numa pasta, têm de ser devidamente conversadas, articuladas, debatidas não só dentro do partido, como com os outros partidos”, declarou o social-democrata.

Questionado sobre o papel do Presidente da República nestes entendimentos, Rio adiantou que Marcelopode “ter um papel muito importante na aproximação dos partidos para um diálogo construtivo. Isso é uma coisa que agrada sempre a um Presidente da República”.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Se este calhorda calha de ir parar a Primeiro Ministro coitados de nós. Só de me lembrar o que fez (ou não fez) no Porto e os atritos que causou com tudo e todos. Mal por mal deixem lá estar o Costa. sempre é preferível a esta alimária e o menor de 2 males.

    • Pois… mexeu seguramente com os teus interesses no Porto. Ficaste provavelmente sem mama. O trabalho dele no Porto é reconhecido quase unanimemente como sendo exemplar. Ao contrário do António Costa que a única coisa que diz que fez foi acertar as contas da câmara, esquecendo-se que isso se deveu apenas aos terrenos do aeroporto. Assim… até a minha avó.

  2. Lamentável, o PSD está em frangalhos e atitudes / declarações como esta de Rui Rio não ajudam nada (antes pelo contrário), é só um endeusamento do EGO, que vem acirrar e lhe vai sair cara.
    E ao País, porque a “oposição” se afunda, só talvez vá permitir que o CDS dê mais nas vistas.
    Do “outro lado” as coisas não estão pacíficas, o BE vai esticando a corda, agora com o assunto “PRECÁRIOS”.
    O que “TODOS” querem é eleições e a inerente “festa”das campanhas, que se lixe o PAÍS.

  3. Grande Homem, prova que és do NORTE Carago.
    Já é tempo de limpar a casa, a esses senhores, que só servem para se governarem a eles e aos seus compadrios,

  4. Já que ninguém teve a coragem para se candidatar ao cargo de Presidente do PSD, deixem o Homem em paz e fazer o seu trabalho. Logo à nascença houve quem chama-se de “traidores”, por causa do mapa Judiciário, então e as Freguesias? O PSD até 2012 era o maior Partido do Poder local, após a extinção e agregação das Freguesias entrou em queda livre até às eleições de Outubro-2017! Haver traidores como essa senhora chamou, eu e muitos companheiros em 2013 abandonámos precisamente porque fizeram as coisas à revelia de quem nos elegeu. Mais, o PSD é um Partido do centro e centro esquerda, porque de direita já lá se encontra o CDS!Os senhores Deputados senão querem colaborar com o Presidente do Partido, devem renunciar ao mandato e entrarem outros para os seus lugares

  5. sabem o que é curioso?
    É que Rui Rio foi eleito por mais de 50% dos votantes… do PSD
    Mas os Deputados foram eleitos por mais de 1 milhão de votantes Portugueses e por isso estão no Parlamento.
    Que raio de democrata é este que diz:
    Foram eleitos como Deputados mas eu, QUE NÃO FUI ELEITO PARA O PARLAMENTO, É QUE MANDO EM VOCÊS?!…
    Por acaso oh Rui Rio A COISA POR AÍ ´TÁ PRETA…
    Olhava – se para o grupo Parlamentar do PSD e via – se um MONTE NEGRO, depois clareou mas foram SÓ ARES e, agora, só se vê um NEGRÃO… DEVE SER KARMA!…ALGUMA (FORAM MUITAS…) FIZERAM!…

    • Ó José… está calado que só dizes disparates. Esqueces-te que o artista que temos como PM apunhalou o homem que queria sanear o PS. Decorria o mês de setembro de 2014 quando o gangue se juntou para assassinar o líder do partido e tomar de novo o controlo do país. Saquear é a palavra de ordem. Vejam o atual quadro de apoio, o 2020. Ouve-se por todo o país lindas histórias para amigos do partido e para os presenteadores. O saque continua.

  6. Força Rui Rio, mostre a essa corja de deputados aziados que foi eleito para liderar o PSD e que não cede a lobbies instalados que apenas estão interessados em levar o Luís Montenegro à liderança, não estão preocupados com o PSD nem com Portugal. Força, os portugueses vão levá-lo a primeiro ministro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.