Hugo Soares entrega bancada do PSD a Rui Rio e convoca eleições

Manuel de Almeida / Lusa

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, anunciou que irá “devolver a palavra aos deputados para eleger uma nova direção parlamentar”, depois de Rui Rio lhe ter manifestado o desejo de trabalhar com outra liderança de bancada.

Hugo soares confirmou que irá “devolver a palavra aos deputados para eleger uma nova direção parlamentar”.

A decisão do líder parlamentar está a ser anunciada aos deputados numa reunião da bancada do PSD e foi tomada depois de um encontro que decorreu no passado sábado com Rui Rio, no qual o líder eleito do PSD lhe terá manifestado “o desejo de trabalhar com outra direção parlamentar”.

O líder parlamentar do PSD referiu que falaria com o novo presidente do PSD, fosse ele quem fosse, e “embora o Grupo Parlamentar do PSD seja um órgão autónomo não há presidente do Grupo Parlamentar contra a vontade determinada do presidente do Partido”.

“É evidente que não sou candidato”, afirmou Hugo Soares, no final da reunião da bancada do PSD, questionado pelos jornalistas. Sobre os motivos que o presidente eleito do PSD lhe terá dado para não querer continuar a trabalhar consigo, Hugo Soares frisou que Rui Rio “não tem de explicar motivos nenhuns“.

“A decisão é minha e eu é que tenho de perceber se da parte do doutor Rui Rio há ou não confiança política e vontade de continuar a trabalhar com a atual direção parlamentar. O doutor Rui Rio transmitiu-me o desejo de trabalhar com uma direção de grupo parlamentar diferente, cabe ao presidente do grupo parlamentar interpretar os sinais e a decisão é minha de devolver a palavra aos colegas deputados para eleger nova direção”, explicou.

Para Hugo Soares, a conversa com Rui Rio “era a condição que faltava” para tomar a decisão de convocar eleições para a próxima semana, no dia 22. O ainda líder da bancada agradeceu aos colegas que o elegeram “há cerca de seis meses com 85% dos votos” e assegurou que se manterá “na primeira linha de combate político ao PS”.

“Foram seis meses muito difíceis: praticamente tomámos posse com o anúncio da não recandidatura do doutor Passos Coelho, com uma campanha interna do partido, com uma moção de censura, com um debate orçamental e vários debates quinzenais”, recordou, dizendo não estar desiludido com este desfecho, apenas “orgulhoso do trabalho” feito nos últimos seis meses.

Questionado se ficou em causa a autonomia do grupo parlamentar, Hugo Soares não respondeu diretamente: “Não tenho dúvida nenhuma que o grupo parlamentar do PSD continuará a ser fortíssima oposição ao PS, é isso que nos deve mobilizar”.

Quanto ao lugar que ocupará no futuro no parlamento, Hugo Soares não esclareceu se irá para a última fila do plenário, mas garantiu que estará “sempre na linha da frente no combate ao PS e a ajudar o doutor Rui Rio na construção de uma alternativa”.

O líder parlamentar escusou-se também a “interpretar” se esta posição de Rui Rio será a melhor para unir o partido, dizendo que “a interpretação dos sinais é dos comentadores, dos articulistas”.

Sobre o seu sucessor, Hugo Soares manifestou-se convicto que na bancada do PSD, “a maior do parlamento”, “há várias e vários colegas com capacidade de protagonizar o combate a António Costa e de serem excelentes líderes parlamentares” e aproveitou para deixar um elogio ao ainda presidente do partido.

“Qualquer líder que desperdice o legado de Pedro Passos Coelho está a cometer um erro crasso, não me parece que o doutor Rui Rio o vá fazer”, disse, considerando Passos “um dos melhores primeiros-ministros da história de Portugal”.

Hugo Soares disse ainda esperar que o facto de a decisão de deixar a liderança da bancada ter sido articulada e comunicada com antecedência não traga qualquer “intranquilidade” ao Congresso do PSD do próximo fim de semana, que espera que decorra com “grande moderação”.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não sou militante de qualquer partido, daí a minha opinião não ser válida para as decisões que qualquer dos partidos ou que os seus militantes por direito tomam, é sómente uma opinião, mas no minimo que se possa dizer, é que este Senhor é de invulgar descaramento,… de oportunismo atroz.

  2. E preciso estar mesmo afastado da realidade Portuguesa, qunado diz o que diz de passos coelho, este traste deve ter sido a pior coisa que apareceu em seculos em Portugal.

  3. PSD em quebra. Quando não se conseguem entender quanto a uma direção de bancada temporária ( até ao congresso ), está tudo dito.
    Quem se lixa é o zé povo que tem de comer geringonça até enjoar…

  4. ESTOU TRISTE…
    A Assembleia da República, perdeu um grande animador, pela habilidade com que fazia rir ou corar de vergonha com os seus disparates oratórios.
    Da minha parte estou sem sentimentos para bater palmas, mas as crianças vão sentir a sgua falta-

  5. Este parasita das jotinhas de Braga, além ser um pseudo-advogado rasca, tem a mania que já é um politico a “sério” – quando no seu currículo tem apenas “mama”, hipocrisia e retórica!
    Claro que tinha que gabar o Passos, pois só um tontinho apalermado como o Passos (com um currículo quase semelhante ao deste!!) é que daria um tacho tão importante a um “aventureiro” destes…
    Ainda bem que o Rio lhe disse frontalmente que não o queria como líder parlamentar – é precisamente de lixo oportunista/incompetente como este que o PSD precisa de ser limpo…
    Mas, com mafiosos profissionais como Marco António Costa, o Relvas, etc (todos apoiantes do Santana, claro!) a minar o PSD, não vai ser nada fácil!…

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …