Banana e abacate previnem enfarte e AVC

jdubfudge / Flickr

Gosta de banana? E de abacate? Então tem mais um motivo para comer estas duas frutas: segundo uma nova pesquisa, ajudam a prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Segundo um estudo realizado por Paul Sanders, investigador da Universidade do Alabama, nos EUA, publicado no Journal of Clinical Investigation Insight, a banana e o abacate previnem enfartes e acidentes vasculares cerebrais.

De acordo com os resultados da pesquisa, o potássio, presente nestas duas frutas, regula os genes que mantêm a flexibilidade das artérias e impedem que elas endureçam e sofram entupimentos.

“Os resultados mostram o benefício de uma adequada suplementação de potássio  na prevenção do endurecimento vascular”, diz Sanders, citado pelo Daily Mail.

Os investigadores estudaram cobaias de laboratório, animais que correm risco de doença cardíaca quando alimentados com uma dieta rica em gordura. As cobaias envolvidas no estudo foram sujeitas a dietas com níveis baixos, normais ou elevados de potássio.

Os resultados revelaram que as artérias das cobaias alimentadas com uma dieta de baixo teor de potássio se tornaram significativamente mais rígidas. AS que receberam alto teor de potássio apresentaram substancialmente menos endurecimento da artéria.

As cobaias alimentadas com alimentos ricos em potássio também reduziram a rigidez na aorta, a principal artéria do corpo.

“Os resultados são de grande importância, pois demonstram o benefício da suplementação de potássio na prevenção da calcificação vascular em animais propensos a aterosclerose – e o efeito adverso da ingestão baixa de potássio”.

Uma só banana por dia, nem sonhava o bem que lhe fazia.

ZAP // Ciberia / Daily Mail

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Antevejo duas possibilidades do ponto de vista comercial (nenhuma delas benéfica para o consumidor):
    – As marcas de suplemento de potássio inundarão ainda mais os horários de publicidade;
    – O preço destas frutas disparará, pela lei da oferta/procura.

    Se calhar mais valia estes estudos ficarem mais no âmbito dos profissionais de saúde, e serem eles a recomendar as alterações de consumo, como era antes.

    É o sinal dos tempos…

RESPONDER

Italianos afastam rumores. Ronaldo de "pedra e cal" na Juventus

A imprensa italiana afasta esta sexta-feira os rumores de que Cristiano Ronaldo estará para deixar a Juventus, frisando que o internacional português de de 35 anos está de "pedra e cal" na Vecchia Signora. Depois …

Seis concelhos da Grande Lisboa vão ter reforço das equipas de combate à covid-19

Seis concelhos da Grande Lisboa vão ver reforçadas as suas equipas multidisciplinares de combate à covid-19, avança o jornal Público.  Em causa estão os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal e Vila Franca de …

Guarda-redes Cláudio Ramos assina pelo FC Porto até 2024

O guarda-redes, que defendia a baliza do Tondela, assinou um contrato válido até 2024 com o FC Porto, anunciou, esta quinta-feira, o campeão português. Cláudio Ramos chega ao Dragão como jogador livre, depois do vínculo com …

"Os russos precipitaram-se". Cientistas preocupados com a Sputnik V

A preocupação tem aumentado por parte da comunidade científica, em torno da vacina russa Sputnik V. Especialistas afirmam que o desenvolvimento pouco transparente e a falta de testes em massa pode ser um problema ainda …

Governo propôs proteção policial a deputadas ameaçadas

O Governo contactou as deputadas bloquistas Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias, bem como a parlamentar não inscrita Joacine Katar Moreira, com uma proposta de proteção policial depois das ameaças de que foram alvo. Em …

Espanhóis elogiam João Félix após eliminação da Champions. "Só se salvou o que não foi titular"

O Leipzig qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Atlético de Madrid, por 2-1, nos quartos de final, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Estreante nas rondas a …

França, Malta e Países Baixos passam para a "lista negra" do Reino Unido

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória, nesta quinta-feira, para aqueles que chegam ao território britânico a partir de França e dos Países Baixos, após um aumento dos casos de covid-19 nesses dois países. Portugal …

Em 100 anos, não foram encontradas grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres

Em mais de 100 anos de estudos, diferentes equipas de investigadores não encontraram grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres. Desde o século XIX, que se procuram diferenças nos cérebros de homens e mulheres. Gustave …

Há uma galáxia semelhante à Via Láctea no Universo primitivo. É uma "arca do tesouro"

Uma equipa de astrónomos observou uma galáxia muito distante e, consequentemente, muito jovem, semelhante à Via Láctea. A galáxia está tão distante que a sua luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a …

O trilionário asteróide Psyche pode ser o resto de um planeta que nunca se formou totalmente

Um novo estudo revela que o trilionário asteróide metálico Psyche se trata do remanescente de um núcleo planetário, que foi destruído durante a fase de acreção, o que fez com que o planeta nunca se …