Tancos. Azeredo Lopes admite encontro com diretor da PJ Militar

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, à chegada ao Tribunal de Monsanto para ser ouvido na fase de instrução do processo de Tancos, em Lisboa, 3 de fevereiro de 2020. O caso do furto das armas em Tancos foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.

Depois de inicialmente ter dito que nunca se tinha encontrado com o diretor da PJM, Azeredo Lopes admitiu que ambos se encontraram antes da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Tancos.

O antigo ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, esteve esta terça-feira presente em tribunal para mais uma sessão do julgamento referente ao caso de Tancos.

Inicialmente, Azeredo Lopes começou por dizer que nunca se tinha encontrado com o diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM). “Nunca tive o telefone do coronel Luís Vieira”, acrescentou o ex-governante.

Azeredo Lopes contou que Luís Vieira mostrou-se desagradado com a decisão da então Procuradora-Geral da República, que passou a investigação do assalto aos paióis para as mãos da PJ civil, escreve o Correio da Manhã. Ainda assim, o diretor da PJM não terá pedido a Azeredo Lopes para o ajudar a reverter a situação.

Apesar de o antigo ministro da Defesa ter dito que nunca se encontrou com Luís Vieira, pouco depois, acabou por admitir um encontro com o coronel no dia 3 de julho de 2017, na véspera da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Tancos.

Azeredo Lopes disse ainda que não foi um encontro secreto, já que o seu chefe de gabinete e o motorista também se encontravam lá. O encontro não foi em casa, mas sim “nas imediações”.

“Sistematicamente a acusação procura pôr-me sozinho com o coronel Luís Vieira”, começou por dizer Azeredo Lopes. “Foi uma conversa testemunhada por motoristas”, acrescentou.

Segundo a acusação do Ministério Público, foi neste encontro que Vieira deu a conhecer a Azeredo todos desenvolvimentos do processo de Tancos e sobretudo o telefonema com a então Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

Em relação à visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Tancos, Azeredo Lopes disse que “até rezava para aquilo acabar rapidamente”, descrevendo um “ambiente confuso” em que houve questões concretas sobre a investigação que o coronel Vieira “travou”, escreve o Observador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …

Um pouco por todo o mundo, protesta-se contra o "passaporte da escravidão" às vacinas

O fim-de-semana foi marcado por manifestações em Itália, na Grécia, na França, no Reino Unido e na Austrália contra as proibições a quem não tem certificados de vacinação ou testes PCR. Vários governos têm apertado as …