Tancos. Azeredo Lopes admite encontro com diretor da PJ Militar

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, à chegada ao Tribunal de Monsanto para ser ouvido na fase de instrução do processo de Tancos, em Lisboa, 3 de fevereiro de 2020. O caso do furto das armas em Tancos foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.

Depois de inicialmente ter dito que nunca se tinha encontrado com o diretor da PJM, Azeredo Lopes admitiu que ambos se encontraram antes da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Tancos.

O antigo ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, esteve esta terça-feira presente em tribunal para mais uma sessão do julgamento referente ao caso de Tancos.

Inicialmente, Azeredo Lopes começou por dizer que nunca se tinha encontrado com o diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM). “Nunca tive o telefone do coronel Luís Vieira”, acrescentou o ex-governante.

Azeredo Lopes contou que Luís Vieira mostrou-se desagradado com a decisão da então Procuradora-Geral da República, que passou a investigação do assalto aos paióis para as mãos da PJ civil, escreve o Correio da Manhã. Ainda assim, o diretor da PJM não terá pedido a Azeredo Lopes para o ajudar a reverter a situação.

Apesar de o antigo ministro da Defesa ter dito que nunca se encontrou com Luís Vieira, pouco depois, acabou por admitir um encontro com o coronel no dia 3 de julho de 2017, na véspera da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Tancos.

Azeredo Lopes disse ainda que não foi um encontro secreto, já que o seu chefe de gabinete e o motorista também se encontravam lá. O encontro não foi em casa, mas sim “nas imediações”.

“Sistematicamente a acusação procura pôr-me sozinho com o coronel Luís Vieira”, começou por dizer Azeredo Lopes. “Foi uma conversa testemunhada por motoristas”, acrescentou.

Segundo a acusação do Ministério Público, foi neste encontro que Vieira deu a conhecer a Azeredo todos desenvolvimentos do processo de Tancos e sobretudo o telefonema com a então Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

Em relação à visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Tancos, Azeredo Lopes disse que “até rezava para aquilo acabar rapidamente”, descrevendo um “ambiente confuso” em que houve questões concretas sobre a investigação que o coronel Vieira “travou”, escreve o Observador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …