Azeredo Lopes deve sair ou ser convidado a sair, defende Marques Mendes

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes defendeu que o ministro da Defesa deve colocar o seu lugar à disposição porque mais tarde ou mais cedo vai acabar por ser chamado à investigação de Tancos, como arguido ou como testemunha.

“Azeredo devia sair ou ser convidado a sair. Pode acontecer que Azeredo Lopes venha a ser, mais semana menos semana, mais mês menos mês, constituído arguido”, defendeu neste domingo o antigo líder do PSD no seu habitual espaço de comentário na SIC.

O conselheiro de Estado considerou que Azeredo Lopes é um “ministro sob suspeita” e, “um ministro sob suspeita é um ministro diminuído na sua autoridade, condicionado no seu poder e altamente fragilizado” – exemplo disso mesmo, notou, foi a sua ausência nas cerimónias militares do 5 de outubro.

“A confirmarem-se os dados vindos a público, o ministro vai ter de ser ouvido. Pode ser como testemunha, mas também pode ser constituído arguido. Se for constituído arguido, tem de sair do Governo”, defendeu o antigo líder do PSD.

Portanto, considerou, “é sempre melhor sair antes, pelo seu pé, com liberdade e dignidade, do que sair mais tarde, empurrado e já sem ponta de dignidade”.

Contudo, frisou, sair não significa assumir culpa no caso. Para Marques Mendes, uma eventual saída significaria “saber colocar o interesse público acima do interesse pessoal., político ou partidário”, rematou.

Centeno não continua num próximo Governo

Fazendo uma leitura à mais recente entrevista de António Costa, o comentador político reiterou uma vez mais que o ministro das Finanças, Mário Centeno, não vai continuar num futuro Governo socialista.

Para Marques Mendes, uma das certezas com que se fica das declarações do primeiro-ministro “é a de que Mário Centeno vai sair e não ficará no próximo Governo”, disse.

Segundo o comentador, Mário Centeno aspira a cargos políticos na Europa e, por isso, poderá assumir dois cargos internacionais: Presidente Fundo Monetário Europeu (organismo que vai ser criado na União Europeia) ou Comissário Europeu, podendo eventualmente assumir a vice-presidência da Comissão.

Face à possibilidade de Centeno sair, Marques Mendes aponta nomes óbvios para o cargo: “Eu acho que será uma de duas pessoas, ou Mourinho Félix ou Vieira da Silva”.

“O primeiro parece a solução óbvia, pois é o principal secretário de Estado de Mário Centeno. O segundo, por uma razão que pouquíssima gente conhece, e que é Vieira da Silva foi a primeira escolha de António Costa para Ministro das Finanças do Governo, quando há três anos formou esta solução do Governo”, apontou o comentador político.

“O Plano A de Costa era Vieira da Silva nas Finanças e Mário Centeno no Trabalho. Depois, houve uma troca. Podemos assistir ao regresso desse Plano A”, revelou o comentador.

Orçamento histórico (e muito popular)

O conselheiro de Estado abordou ainda o próximo Orçamento de Estado (OE), adivinhando um orçamento com “uma marca histórica, um OE com défice zero”, apontou, revelando que esta é a primeira vez que se atinge este valor em democracia.

No entanto, sublinhou, este vai ser também um OE muito popular: “Os pensionistas, os funcionários públicos, os utilizadores de transportes públicos da Grande Lisboa e do Grande Porto vão gostar do OE”, vaticinou Marques Mendes.

“Do ponto de vista político é um bónus eleitoral para o PS. É um dos orçamentos mais eleitoralistas de sempre”, esclarecendo, porém, que este OE “pode não ser sustentável no futuro quando a economia começar a arrefecer”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E novidades?!
    Claro que esse tótó deve sair, mas este meio-metro mafioso também já há muito que devia ter saído da televisão!!

RESPONDER

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …