Azeredo Lopes deve sair ou ser convidado a sair, defende Marques Mendes

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes defendeu que o ministro da Defesa deve colocar o seu lugar à disposição porque mais tarde ou mais cedo vai acabar por ser chamado à investigação de Tancos, como arguido ou como testemunha.

“Azeredo devia sair ou ser convidado a sair. Pode acontecer que Azeredo Lopes venha a ser, mais semana menos semana, mais mês menos mês, constituído arguido”, defendeu neste domingo o antigo líder do PSD no seu habitual espaço de comentário na SIC.

O conselheiro de Estado considerou que Azeredo Lopes é um “ministro sob suspeita” e, “um ministro sob suspeita é um ministro diminuído na sua autoridade, condicionado no seu poder e altamente fragilizado” – exemplo disso mesmo, notou, foi a sua ausência nas cerimónias militares do 5 de outubro.

“A confirmarem-se os dados vindos a público, o ministro vai ter de ser ouvido. Pode ser como testemunha, mas também pode ser constituído arguido. Se for constituído arguido, tem de sair do Governo”, defendeu o antigo líder do PSD.

Portanto, considerou, “é sempre melhor sair antes, pelo seu pé, com liberdade e dignidade, do que sair mais tarde, empurrado e já sem ponta de dignidade”.

Contudo, frisou, sair não significa assumir culpa no caso. Para Marques Mendes, uma eventual saída significaria “saber colocar o interesse público acima do interesse pessoal., político ou partidário”, rematou.

Centeno não continua num próximo Governo

Fazendo uma leitura à mais recente entrevista de António Costa, o comentador político reiterou uma vez mais que o ministro das Finanças, Mário Centeno, não vai continuar num futuro Governo socialista.

Para Marques Mendes, uma das certezas com que se fica das declarações do primeiro-ministro “é a de que Mário Centeno vai sair e não ficará no próximo Governo”, disse.

Segundo o comentador, Mário Centeno aspira a cargos políticos na Europa e, por isso, poderá assumir dois cargos internacionais: Presidente Fundo Monetário Europeu (organismo que vai ser criado na União Europeia) ou Comissário Europeu, podendo eventualmente assumir a vice-presidência da Comissão.

Face à possibilidade de Centeno sair, Marques Mendes aponta nomes óbvios para o cargo: “Eu acho que será uma de duas pessoas, ou Mourinho Félix ou Vieira da Silva”.

“O primeiro parece a solução óbvia, pois é o principal secretário de Estado de Mário Centeno. O segundo, por uma razão que pouquíssima gente conhece, e que é Vieira da Silva foi a primeira escolha de António Costa para Ministro das Finanças do Governo, quando há três anos formou esta solução do Governo”, apontou o comentador político.

“O Plano A de Costa era Vieira da Silva nas Finanças e Mário Centeno no Trabalho. Depois, houve uma troca. Podemos assistir ao regresso desse Plano A”, revelou o comentador.

Orçamento histórico (e muito popular)

O conselheiro de Estado abordou ainda o próximo Orçamento de Estado (OE), adivinhando um orçamento com “uma marca histórica, um OE com défice zero”, apontou, revelando que esta é a primeira vez que se atinge este valor em democracia.

No entanto, sublinhou, este vai ser também um OE muito popular: “Os pensionistas, os funcionários públicos, os utilizadores de transportes públicos da Grande Lisboa e do Grande Porto vão gostar do OE”, vaticinou Marques Mendes.

“Do ponto de vista político é um bónus eleitoral para o PS. É um dos orçamentos mais eleitoralistas de sempre”, esclarecendo, porém, que este OE “pode não ser sustentável no futuro quando a economia começar a arrefecer”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E novidades?!
    Claro que esse tótó deve sair, mas este meio-metro mafioso também já há muito que devia ter saído da televisão!!

RESPONDER

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Mais 67 mil eleitores votaram até ao meio-dia, mas a percentagem de afluência caiu

Até ao meio-dia deste domingo, votaram quase mais 67.000 eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias. As …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …