Azeredo Lopes deve sair ou ser convidado a sair, defende Marques Mendes

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes defendeu que o ministro da Defesa deve colocar o seu lugar à disposição porque mais tarde ou mais cedo vai acabar por ser chamado à investigação de Tancos, como arguido ou como testemunha.

“Azeredo devia sair ou ser convidado a sair. Pode acontecer que Azeredo Lopes venha a ser, mais semana menos semana, mais mês menos mês, constituído arguido”, defendeu neste domingo o antigo líder do PSD no seu habitual espaço de comentário na SIC.

O conselheiro de Estado considerou que Azeredo Lopes é um “ministro sob suspeita” e, “um ministro sob suspeita é um ministro diminuído na sua autoridade, condicionado no seu poder e altamente fragilizado” – exemplo disso mesmo, notou, foi a sua ausência nas cerimónias militares do 5 de outubro.

“A confirmarem-se os dados vindos a público, o ministro vai ter de ser ouvido. Pode ser como testemunha, mas também pode ser constituído arguido. Se for constituído arguido, tem de sair do Governo”, defendeu o antigo líder do PSD.

Portanto, considerou, “é sempre melhor sair antes, pelo seu pé, com liberdade e dignidade, do que sair mais tarde, empurrado e já sem ponta de dignidade”.

Contudo, frisou, sair não significa assumir culpa no caso. Para Marques Mendes, uma eventual saída significaria “saber colocar o interesse público acima do interesse pessoal., político ou partidário”, rematou.

Centeno não continua num próximo Governo

Fazendo uma leitura à mais recente entrevista de António Costa, o comentador político reiterou uma vez mais que o ministro das Finanças, Mário Centeno, não vai continuar num futuro Governo socialista.

Para Marques Mendes, uma das certezas com que se fica das declarações do primeiro-ministro “é a de que Mário Centeno vai sair e não ficará no próximo Governo”, disse.

Segundo o comentador, Mário Centeno aspira a cargos políticos na Europa e, por isso, poderá assumir dois cargos internacionais: Presidente Fundo Monetário Europeu (organismo que vai ser criado na União Europeia) ou Comissário Europeu, podendo eventualmente assumir a vice-presidência da Comissão.

Face à possibilidade de Centeno sair, Marques Mendes aponta nomes óbvios para o cargo: “Eu acho que será uma de duas pessoas, ou Mourinho Félix ou Vieira da Silva”.

“O primeiro parece a solução óbvia, pois é o principal secretário de Estado de Mário Centeno. O segundo, por uma razão que pouquíssima gente conhece, e que é Vieira da Silva foi a primeira escolha de António Costa para Ministro das Finanças do Governo, quando há três anos formou esta solução do Governo”, apontou o comentador político.

“O Plano A de Costa era Vieira da Silva nas Finanças e Mário Centeno no Trabalho. Depois, houve uma troca. Podemos assistir ao regresso desse Plano A”, revelou o comentador.

Orçamento histórico (e muito popular)

O conselheiro de Estado abordou ainda o próximo Orçamento de Estado (OE), adivinhando um orçamento com “uma marca histórica, um OE com défice zero”, apontou, revelando que esta é a primeira vez que se atinge este valor em democracia.

No entanto, sublinhou, este vai ser também um OE muito popular: “Os pensionistas, os funcionários públicos, os utilizadores de transportes públicos da Grande Lisboa e do Grande Porto vão gostar do OE”, vaticinou Marques Mendes.

“Do ponto de vista político é um bónus eleitoral para o PS. É um dos orçamentos mais eleitoralistas de sempre”, esclarecendo, porém, que este OE “pode não ser sustentável no futuro quando a economia começar a arrefecer”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E novidades?!
    Claro que esse tótó deve sair, mas este meio-metro mafioso também já há muito que devia ter saído da televisão!!

RESPONDER

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …