Companhias aéreas convertem aviões de passageiros para transportar carga médica no combate à pandemia

Devido à pandemia de covid-19, houve uma queda acentuada no transporte de passageiros e algumas companhias aéreas estão a alterar as suas frotas para o transporte de medicamentos e material médico.

De acordo com o Expresso, a Emirates SkyCargo começou a utilizar o Airbus A380 – o maior avião de passageiros de sempre, com mais de 500 lugares – para operações de carga especialmente orientadas para o transporte de material médico.

A transportadora dos Emirados Árabes Unidos, que é uma das maiores à escala mundial, anunciou que essas operações surgiram em resposta ao aumento da procura de capacidade de carga aérea no mercado internacional, para transportar mercadorias essenciais, como material médico de apoio ao combate à pandemia da covid-19.

O primeiro voo de carga dedicado operado pela Emirates SkyCargo com o A380 transportou esta semana suprimentos médicos entre Seul, na Coreia do Sul, e Amesterdão, na Holanda.

Mas o anúncio da Emirates SkyCargo é apenas o exemplo mais recente de um avião de passageiros a ser readaptado para o serviço de carga devido à pandemia, segundo adianta o site Airline Geeks.

Além da Emirates, outras companhias aéreas recorreram aos seus aviões de passageiros para transportar mercadorias, principalmente em resposta à pandemia.

Depois de mais de 30 anos sem operar o serviço de carga, a American Airlines começou a usar os seus aviões de passageiros para transportar cargas em março, com a operação de um Boeing 777-300 de Dallas para Frankfurt, na Alemanha.

A United Airlines também tem utilizado aviões de passageiros de fuselagem larga – dois corredores entre as cadeiras -, para serviços de carga, usando os modelos Boeing 777 e 787 Dreamliner.

A transportadora portuguesa Hi Fly também chegou a utilizar o seu A380 para viagens de longo curso no transporte de carga médica entre continentes e, em maio, a TAP readaptou dois dos seus novíssimos Airbus A 330 neo para transporte de carga médica, em pleno confinamento, a partir das cidades chinesas de Pequim e Xiamen.

Vão ser precisos 8 mil aviões para transportar vacina

Por outro lado, o sector da aviação – que enfrenta a pior crise da sua história, com muitas companhias e aeroportos à beira da falência – irá ter um papel crucial quando a vacina anti-covid começar a ser distribuída.

Estimativas da Agência Internacional de Transporte Aéreo apontam para a necessidade de oito mil aviões transportarem a vacina até às 7,8 mil milhões de pessoas.

Aquela entidade garante também que já está a trabalhar com companhias aéreas, aeroportos, organizações internacionais de saúde e empresas farmacêuticas na montagem de um plano para criar uma ponte aérea mundial.

Até ao momento ainda não há nenhuma vacina contra a covid-19 aprovada, mas já existem vacinas – como o caso da Pfizer e, mais recentemente, da Moderna – com uma eficácia superior a 90% nos testes experimentais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

A participação da comitiva brasileira na Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorre atualmente em Nova Iorque, esteve envolta em polémica desde o início. Primeiramente, Jair Bolsonaro, chefe de Estado brasileiro, afirmou que não iria …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. Médico legista fala em homicídio

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. A autópsia confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …