Avião russo poderá ter sido sequestrado, satélite militar detetou foco de calor

Maxim Grigoriev / EPA

-

Alguém poderá ter conseguido ganhar controle do avião Airbus A321 da companhia russa Metrojet, para o fazer despenhar intencionalmente, disse na terça-feira à Sputnik News o ex-presidente do Comité de Análise de Acidentes da Federação Internacional de Pilotos de Linhas Aéreas, Dale Leppard.

“O relatório do acidente, que revela que a aeronave subia e descia alternadamente de forma rápida, parece indicar que havia problemas graves de controle do avião, ou que alguém que não o piloto tomou o controle e fazia tentativas de despenhar o avião”, disse Dale Leppard à Sputnik News.

Leppard está envolvido na investigação de acidentes aéreos há mais de 45 anos e trabalhou como consultor na área há mais de 4 décadas.

“A aeronave desfez-se em pedaços bastante antes de chocar com o solo, porque se encontram corpos e destroços a distâncias de quase 5 km do local do acidente”, disse Leppard.

“Encontrámos uma menina de três anos de idade a 8 km de distância do local” dos destroços principais, disse no domingo um porta-voz das autoridades egípcias.

Tal significa que a hipótese de um engenho explosivo ter sido instalado a bordo do avião não deve ser descartada.

O relatório, com base nos dados das caixas pretas do A321 russo, estará pronto dentro de uma a quatro semanas, disse terça-feira o porta-voz do governo egípcio, Hossam Kawish.

Satélite militar detetou foco de calor no momento do acidente

Um satélite militar dos Estados Unidos detetou um foco de calor proveniente do Airbus A321 russo que no sábado se despenhou no deserto do Sinai, no Egito, noticiou a televisão norte-americana CNN.

Os serviços de informações, tanto norte-americanos como egípcios, descartaram a hipótese de o aparelho ter sido atingido por um míssil disparado do solo, como reivindicou um grupo com ligações aos extremistas do Estado Islâmico.

Mas responsáveis da administração norte-americana disseram esta terça-feira à CNN que um satélite militar detetou um foco de calor no momento do acidente, o que “sugere um acontecimento catastrófico” durante o voo.

Entre as causas possíveis, segundo os analistas, estão a explosão de uma bomba no interior do aparelho, a explosão de um motor, um foco de incêndio provocado por um problema estrutural do avião ou o embate de destroços no solo.

Sergey Korovkin 84 / Wikimedia

Airbus A321-231 da MetroJet / Kogalimavia

No passado sábado, 31, um Airbus A321 pertencente à empresa russa Metrojet, marca da companhia mãe Kogalymavia, saiu do aeroporto da cidade balneária de Sharm el-Sheikh, no Egito, rumo ao aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, na Rússia.

Quando atravessava o céu sobre a península do Sinai, a aeronave desapareceu dos radares e deixou de responder aos controladores de voo.

23 minutos depois, confirmou-se a queda do avião, que foi encontrada espalhada em pedaços no solo.

Todos os 217 passageiros e 7 membros da tripulação morreram.

 

ZAP / SN / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …